Discurso durante a 51ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do lançamento da candidatura do Sr. Messias de Souza, pelo PCdoB, para o cargo de Governador do Distrito Federal, na eleição indireta a realizar-se no próximo sábado.

Autor
Inácio Arruda (PC DO B - Partido Comunista do Brasil/CE)
Nome completo: Inácio Francisco de Assis Nunes Arruda
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
FORÇAS ARMADAS. GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF).:
  • Registro do lançamento da candidatura do Sr. Messias de Souza, pelo PCdoB, para o cargo de Governador do Distrito Federal, na eleição indireta a realizar-se no próximo sábado.
Publicação
Publicação no DSF de 15/04/2010 - Página 14538
Assunto
Outros > FORÇAS ARMADAS. GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF).
Indexação
  • SAUDAÇÃO, ESCOLHA, CIVIL, EXERCICIO, FUNÇÃO, MINISTRO, SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR (STM).
  • REGISTRO, LANÇAMENTO, CANDIDATURA, ADVOGADO, FILIAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL (PC DO B), DISPUTA, CARGO PUBLICO, GOVERNADOR, DISTRITO FEDERAL (DF), RESSALVA, REALIZAÇÃO, ELEIÇÃO INDIRETA, ESCOLHA, CAMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL (CLDF), EFEITO, CRISE, GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF).
  • ELOGIO, CANDIDATO, LEGENDA, ORADOR, ATUAÇÃO, DIVERSIDADE, TRIBUNAIS, DISTRITO FEDERAL (DF), SAUDAÇÃO, CONDUTA, SECRETARIA, NATUREZA SOCIAL, ANTERIORIDADE, GESTÃO, GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. INÁCIO ARRUDA (Bloco/PCdoB - CE. Sem revisão do orador.) - Eu quero registrar, primeiro, que é mais um civil que vai para o STM. Isso tem muito significado porque fortalece esse Poder da República.

            Mas quero fazer um registro nesta oportunidade. O Sr. Messias de Souza, advogado, uma figura destacada da política do Distrito Federal, foi Secretário de Ação Social do Governo de Cristovam Buarque, membro do Conselho da Ordem dos Advogados de Brasília, atuou, praticamente, em todos os tribunais do nosso Distrito Federal - STM, TSE, Supremo Tribunal Federal -, um advogado respeitado e um militante do nosso partido, do Partido Comunista do Brasil, destacado desde o movimento estudantil, em Alagoas, até sua vinda para o Distrito Federal, onde iniciou a sua atividade junto à nossa bancada, na Câmara, que ainda era uma Bancada do PMDB. E ali estava o Messias até o nosso partido conquistar a liberdade e poder se expressar no Governo de V. Exª. Messias tem sido uma dessas figuras destacadas do nosso partido do Distrito Federal.

            E, nesta dificuldade por que passa o Distrito Federal, Brasília, no ano do seu cinquentenário, nós vamos ter, em face dos acontecimentos que todos nós conhecemos e vivenciamos, porque é do nosso dia a dia, uma eleição indireta. No próximo sábado, irá se reunir uma espécie de colégio eleitoral distrital para escolher um governador para cumprir o restante desse mandato de abril até 31 de dezembro de 2010. E nós decidimos, no nosso partido, que não deveríamos ficar fora da disputa e que deveríamos discutir Brasília, no seu cinquentenário. E a melhor oportunidade era a disputa eleitoral no colégio eleitoral distrital da Câmara Distrital de Brasília.

            E lançamos o nome de Messias. Messias é uma figura que respeitará a ordem, a legislação, fará um grande mandato neste curto período e saberá conduzir Brasília neste momento especialíssimo de dificuldades que ela vive. É um nome tão destacado que nós queríamos registrar. Na disputa eleitoral, neste colégio eleitoral, temos o nome do PCdoB. Claro que nós estamos em discussão. O nosso partido discute com os demais candidatos, para ver se é possível uma coligação para enfrentar a eleição no Distrito Federal. Mas, ao mesmo tempo, colocamos ali o nosso nome, o nome de Messias para a redenção, digamos assim, de Brasília.

            Não é uma brincadeira, mas talvez Brasília precise de um Messias, precisa de um homem com essas qualidades a que eu me referi, um destacado jurista, um advogado dedicado, que assumiu funções importantíssimas no Distrito Federal. A Secretaria de Ação Social, no Governo de Cristovam, teve muito significado na sua trajetória.

            Assumiu a assessoria junto ao Ministério do Desenvolvimento Econômico, Ministério da Fazenda do nosso País, agora, na gestão de Guido Mantega, e saiu exatamente para participar do debate político. E é exatamente nessa condição que ele se apresenta ao povo de Brasília, evidentemente que através do Colégio Eleitoral, porque as circunstâncias obrigaram Brasília a ir a um colégio eleitoral para escolher um Governador tampão.

            Então, Sr. Presidente, eu gostaria de aproveitar esta oportunidade para fazer este importante registro da candidatura de Messias de Souza a Governador do Distrito Federal.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 8/17/2412:59



Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/04/2010 - Página 14538