Fala da Presidência durante a 45ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem aos jornalistas piauiense, pelo Dia do Jornalista.

Autor
Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem aos jornalistas piauiense, pelo Dia do Jornalista.
Publicação
Publicação no DSF de 08/04/2010 - Página 12859
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA NACIONAL, JORNALISTA, ELOGIO, ATUAÇÃO, CATEGORIA PROFISSIONAL, CONTRIBUIÇÃO, DEMOCRACIA, ESPECIFICAÇÃO, HISTORIA, CRIAÇÃO, JORNAL, MUNICIPIO, TERESINA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), CRITICA, FORMA DE GOVERNO, MONARQUIA.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Hoje, comemora-se o Dia do Jornalista. Então, representando a grandeza do Estado do Piauí, quero aproveitar esta oportunidade para dizer ao Brasil que me orgulho do Piauí e dos seus jornalistas.

            Dezessete anos antes da Proclamação da República, tinha um jornal em Teresina, A Ordem. E um idealista, um jornalista de Barras, nascido em Barras, Davi Caldas, mudou o nome do jornal de A Ordem para O Oitenta e Nove, isso 17 anos antes da Proclamação da República para sensibilizar e acordar o País para a necessidade de instalarmos a República. O governo do povo, pelo povo e para o povo.

            Então, ele colocou o nome do jornal de O Oitenta e Nove, lembrando que, em 1789, o povo foi às ruas e gritou: liberdade, igualdade e fraternidade.

            Na França, com esses gritos, caíram todos os reis do mundo. Foram cem anos para a queda dos reis do Brasil. O profeta dessa República foi o jornalista do Piauí Davi Caldas.

            Outrossim, orgulhosos que somos de sermos a melhor gente brasileira, queremos dizer que, sem dúvida, o mais laureado, o mais encantador e o mais bravo jornalista da História do Brasil foi Carlos Castello Branco, com a coluna do Castello, o Castelinho. No momento da ditadura militar que sofremos, ele teve a coragem de usar a sua pena e a sua inteligência, levantando os anseios do povo pela redemocratização do Brasil.

            Então, neste instante, queremos render homenagem àqueles que passaram e mostraram sua grandeza, que serviram de fonte de inspiração para os jornalistas piauienses de hoje que fazem um jornal de alto nível: Zózimo Tavares, Arimatéia Azevedo, Nelito Marques, Cíntia Lages, Amadeu Campos, Elivaldo Barbosa, Silas Freire, Elisabeth Sá, Elvira Raulino, Pedro Alcântara, Alisson Paixão, João Carvalho, Romulo Rocha, Raimundo Cazé, Mara Beatriz, Francisco Magalhães, Claudia Brandão, Elida Sá, Nadja Rodrigues, Arimatéia Carvalho, Beto Loyola, Durvalino Leal, Efrem Ribeiro, Mauro Júnior, Rivanildo Feitosa, Walteres Arraes, Ieltson Mendes, da TVMN. E há mais alguns outros como da TV Costa Norte, Carol Porto; da Rádio Igaraçu, João Cancio, Raimundo Neto e o Sombra; TV Delta, Bernardo Silva; e do Portal - Blog do Pessoa, Carlson Pessoa. E mais outros jornalistas piauienses que queremos prestar homenagem. E quis Deus, hoje, que recebêssemos a visita do apresentador, comunicador e jornalista Ratinho, acompanhado do seu filho, Deputado Ratinho.

            E para encerrar esta homenagem ao Dia do Jornalista, quero lembrar o nosso Patrono Rui Barbosa, que disse: “A imprensa é a vista de uma Nação”. E diria eu, como Senador da República do Piauí: “Um jornal vale pela verdade que diz”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/04/2010 - Página 12859