Pronunciamento de Renan Calheiros em 13/04/2010
Discurso durante a 50ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Homenagem póstuma a Geraldo Sampaio, ex-Governador de Alagoas.
- Autor
- Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
- Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem póstuma a Geraldo Sampaio, ex-Governador de Alagoas.
- Publicação
- Publicação no DSF de 14/04/2010 - Página 13909
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, GERALDO SAMPAIO, POLITICO, ESTADO DE ALAGOAS (AL), ELOGIO, VIDA PUBLICA, ATUAÇÃO, DEPUTADO ESTADUAL, DEPUTADO FEDERAL, PRESIDENTE, TRIBUNAL DE CONTAS, VICE-GOVERNADOR, EMPRESARIO, EMPRESA DE RADIO E TELEVISÃO, CONTRIBUIÇÃO, DEMOCRACIA, INFORMAÇÃO, MEIOS DE COMUNICAÇÃO.
O SR. RENAN CALHEIROS (PMDB - AL. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, poucas atribuições na vida pública marcam tão profundamente quanto a de homenagear o amigo ausente. Consumimos boa parte de nossa rotina administrando contratempos, buscando soluções engenhosas para nossos Estados e nosso País, superando obstáculos, atarefados e cheios de compromisso.
Mas, Sr. Presidente, nada é tão pesado e triste quanto a perda de um amigo, de um honrado companheiro, de uma referência política de Alagoas e do trabalhismo no Brasil.
Alagoas, Presidente Mão Santa, em profunda comoção, acaba de perder uma figura histórica. O Estado ainda se ressentirá por muitos e muitos anos da ausência do Governador Geraldo Sampaio. Alagoas perde um homem público honrado, dedicado à causa pública; o empresariado perde um executivo dinâmico, futurista e eu, Sr. Presidente, perco um amigo pessoal, um conselheiro próximo pelo qual minha estima só aumentava.
Quem perde mais, entretanto, é a família, que sentirá a falta do pai carinhoso, dedicado e do companheiro inestimável. Daqui, Sr. Presidente, Srs. Senadores, presto minhas homenagens e solidariedade aos cinco filhos que tão honrosamente trilham os ensinamentos do pai: Patrícia Sampaio, Cacilda Sampaio, Juca Sampaio, George Sampaio e Eugênio Sampaio.
É desnecessário recapitular e frisar a importância insubstituível de Geraldo Sampaio para as últimas décadas da vida pública de Alagoas. Geraldo Costa Sampaio ocupou com distinção a cadeira de Deputado Estadual, em 1954, o mandato de Deputado Federal, em 1963, ambos pela extinta UDN.
Depois de conselheiro, Presidente Mão Santa, Geraldo Sampaio também ocupou a Presidência do Tribunal de Contas do Estado e foi Vice-Governador em 1998, na chapa do então Governador Ronaldo Lessa, após aposentadoria no Tribunal de Contas do Estado.
Além de todos os cargos públicos, Geraldo Sampaio foi também um dos mais ousados empresários do Estado de Alagoas. Com sua disposição incansável, criou o Grupo Sampaio de Comunicação, formado pelas Rádios Sampaio AM e FM, em Palmeira dos Índios, e pela TV Alagoas, em Maceió. Como empresário de comunicação, é uma referência pela democratização da informação no Estado.
Mesmo afastado dos mandatos, sua liderança política é inquestionável e foi decisiva pela renovação dos quadros políticos de Alagoas. O maior exemplo recente é o Prefeito de Maceió, Cícero Almeida, talento revelado e projetado por Geraldo Sampaio em sua emissora de TV e que hoje tem perto de 90% de aprovação de sua administração à frente da capital alagoana.
O nome de Geraldo Sampaio marcou a história alagoana de maneira única. Seus filhos e sucessores, tenho absoluta certeza, têm o talento, o discernimento e a sensibilidade de Geraldo Sampaio e saberão elevar ainda mais o nome deste memorável homem público.
Nos últimos tempos, Geraldo Sampaio, como é de seu temperamento firme, vinha lutando bravamente contra a doença. Foram duas semanas de apreensão e orações por todo o Estado de Alagoas, mas infelizmente, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Geraldo Sampaio veio a falecer no último domingo e foi sepultado ontem, segunda-feira, no jazigo da família em sua cidade natal, Palmeira dos Índios.
Para além da morte, ficam os ensinamentos da vida caudalosa de Geraldo Sampaio, sua fibra, disposição, lucidez de sempre iniciar novos desafios em prol da sociedade alagoana.
O luto pelo falecimento do Governador Geraldo Sampaio extrapola o luto protocolar e todas as honras às quais ele faz jus. Para mim o luto é íntimo, pesa no fundo da alma. O que nos conforta é saber que o exemplo dele tem seguidores, ou melhor, continuadores; o que nos consola é saber que lá de cima ele ainda estará olhando por nós, torcendo por nós, por Alagoas e pelo Brasil.
Muito obrigado, Sr. Presidente.