Discurso durante a 51ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do Sr. Macieira, cunhado do presidente José Sarney e pela morte do ex-governador de Alagoas, o Sr. Luís Abílio de Souza Neto.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do Sr. Macieira, cunhado do presidente José Sarney e pela morte do ex-governador de Alagoas, o Sr. Luís Abílio de Souza Neto.
Publicação
Publicação no DSF de 15/04/2010 - Página 14529
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ECONOMISTA, ESTADO DO MARANHÃO (MA), IRMÃO, CONJUGE, PRESIDENTE, SENADO.
  • HOMENAGEM POSTUMA, EX GOVERNADOR, ESTADO DE ALAGOAS (AL), ENGENHEIRO, PROFESSOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

            O SR. RENAN CALHEIROS (PMDB - AL. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, também quero me associar aos votos de pesar que aqui foram apresentados pelo Senador Cafeteira e pela Senadora Lúcia Vânia, na sequência, pela morte do Dr. Fernando Macieira.

            Quero também, Sr. Presidente, com muita tristeza e pesar, retornar hoje a esta tribuna para informar ao Senado Federal e ao País o precoce falecimento do ex-Governador de Alagoas Luís Abílio de Souza Neto, ocorrido no Hospital Arthur Ramos, em Maceió, durante esta madrugada, em função de uma diverticulite aguda.

            Luís Abílio, Sr. Presidente, como era popularmente conhecido, foi um extraordinário profissional, um engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Alagoas - de onde veio a ser professor posteriormente - e também um devotado servidor público de carreira em nosso Estado. Filho do desembargador Luís Souza, também já falecido, Luís Abílio fez uma competente e sólida carreira na política alagoana, galgando vários postos da administração pública, todos por méritos profissionais inquestionáveis. Ele foi secretário de governo, presidente do Instituto Municipal de Planejamento e Articulação Regional e superintendente municipal de transportes e trânsito.

            Já no Estado, Luís Abílio, Sr. Presidente, tocou com muita habilidade, com habilidade incomum, o comando do Gabinete Civil e da Secretaria de Planejamento do Governo do Estado. De lá, esse ilustre alagoano se afastou em 2002 para integrar, como candidato a vice-governador, a chapa vitoriosa do então Governador Ronaldo Lessa. Luís Abílio assumiu o governo entre março e dezembro de 2006, onde deixou registrada sua competência, zelo com a administração pública e absoluta correção e transparência.

            Fora da administração pública, Luís Abílio ainda foi presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura por dois mandatos seguidos e também vice-presidente do Conselho de Engenharia e Arquitetura.

            As múltiplas atividades de Luís Abílio, Sr. Presidente, conformavam uma personalidade excepcional e um espírito desafiador e corajoso. Afável, respeitoso e, sobretudo, responsável, Luís Abílio, talvez, seja o técnico mais político e o mais político dos técnicos da história política de Alagoas, uma simbiose recomendável e desejável para os bons administradores públicos.

            Portanto, Sr. Presidente, Alagoas, pela segunda vez nesta semana, está de luto, e, desta vez, isso se dá pelo falecimento do nosso amigo e Governador Luís Abílio, que tinha apenas 60 anos de idade e que, certamente, ainda teria valiosas contribuições a dar para Alagoas e para nosso povo.

            Em nome desse perfil, do perfil que ele representou e que irá representar para a história político-administrativa de Alagoas é que, peço, Sr. Presidente, um voto de pesar pelo falecimento desse honrado alagoano que soube respeitar todos, em todos os cargos pelos quais passou.

            Agradeço a V. Exª, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/04/2010 - Página 14529