Pronunciamento de Geraldo Mesquita Júnior em 14/04/2010
Discurso durante a 51ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro de aprovação pelo Parlasul, de realização de um seminário reunindo os principais Jardins Botânicos dos países membros e associados. Importância de realização do evento em Brasília, em razão da comemoração de seu cinquentenário.
- Autor
- Geraldo Mesquita Júnior (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AC)
- Nome completo: Geraldo Gurgel de Mesquita Júnior
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.
MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).:
- Registro de aprovação pelo Parlasul, de realização de um seminário reunindo os principais Jardins Botânicos dos países membros e associados. Importância de realização do evento em Brasília, em razão da comemoração de seu cinquentenário.
- Publicação
- Publicação no DSF de 15/04/2010 - Página 14541
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM. MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, ECONOMISTA, ESTADO DO MARANHÃO (MA), IRMÃO, CONJUGE, JOSE SARNEY, PRESIDENTE, SENADO, MANIFESTAÇÃO, SOLIDARIEDADE, FAMILIA.
- REGISTRO, APROVAÇÃO, PARLAMENTO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), PROPOSIÇÃO, AUTORIA, ORADOR, DEPUTADO FEDERAL, REALIZAÇÃO, SEMINARIO, PARTICIPAÇÃO, DIVERSIDADE, JARDIM BOTANICO, ESTADOS MEMBROS, ASSOCIADO, DISCUSSÃO, PROPOSTA, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE.
- REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, REPRESENTAÇÃO, BRASIL, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), REUNIÃO, EMBAIXADOR, ESTADOS MEMBROS, PEDIDO, REALIZAÇÃO, SEMINARIO, CAPITAL FEDERAL, IMPORTANCIA, COMEMORAÇÃO, CINQUENTENARIO, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF).
O SR. GERALDO MESQUITA JÚNIOR (PMDB - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Antes de mais nada, eu queria expressar a V. Exª e à D. Marly os meus pêsames pelo falecimento de seu cunhado. É sempre lamentável a gente perder entes queridos.
O SR. PRESIDENTE (José Sarney. PMDB - AP) - Muito obrigado a V. Exª.
O SR. GERALDO MESQUITA JÚNIOR (PMDB - AC) - Em seguida, enquanto aguardamos a complementação da votação, Presidente, eu queria dar ciência à Casa de que, numa das últimas sessões do Parlamento do Mercosul, ocorrida no ano passado, aquela importante instituição aprovou uma disposição - e o Senador Inácio dele faz parte - para a realização, ainda no primeiro semestre de 2010, de um seminário que reunirá os principais jardins botânicos dos Estados-partes e associados do Mercosul.
A tarefa cabe à Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável, ordenamento territorial, habitação, saúde, meio ambiente e turismo do Parlamento do Mercosul, que delegou ao Jardim Botânico a atribuição de organizar e sediar o evento.
Em razão dessa decisão do Parlamento do Mercosul, gestões vêm sendo adotadas no sentido de realizarmos esse importante evento aqui em Brasília. Esse projeto é de minha autoria e de autoria do Deputado Paulo Tóffano, Presidente da nossa representação brasileira no Parlamento do Mercosul.
Em razão dessa decisão, Presidente, na segunda-feira, eu tive o privilégio de participar de um almoço de trabalho de suma importância em Montevidéu, na residência do Embaixador Regis, que é o nosso representante permanente junto à Aladi e ao Mercosul. Junto com ele e sua digníssima esposa, Eliane, estiveram presentes nesse almoço a Embaixadora Maria Cristina Boldorini, igualmente representante da Argentina junto à Aladi e ao Mercosul; o Embaixador Emilio Lorenzo Giménez Franco, que tem a mesma representação em relação ao Paraguai; o Embaixador Gonzalo Rodríguez Gigena, representante permanente do Uruguai junto à Aladi e ao Mercosul; o meu querido companheiro Deputado José Paulo Tóffano, que preside a nossa representação brasileira no Parlamento do Mercosul. Estiveram presentes ainda o Ministro José Humberto de Brito, da representação brasileira no Mercosul; o Secretário André Sabóia, que atua na mesma organização; o Rafael Reis, Secretário de Comunicação Social do Parlamento do Mercosul; o Sr. Jeanitto Gentilini, Diretor do Jardim Botânico de Brasília; o Dr. Agustin Colombo Sierra, Diretor da Secretaria do Mercosul; e o companheiro que nos atende na Secretaria da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, Humberto Licursi.
O objetivo desse almoço de trabalho, Sr. Presidente, foi sensibilizar essas altas autoridades para a necessidade de realizarmos esse evento em Brasília.
Na semana passada, a representação brasileira, reunida aqui, nas instalações do Senado Federal, onde sempre se dão as nossas reuniões, aprovou uma data para a realização desse evento. Esse evento ocorrerá no período de 5 a 9 de julho de 2010 e compreenderá, na verdade, três eventos reunidos: o Encontro dos Jardins Botânicos dos Países do Mercosul e dos Países Associados; o I Fórum de Biodiversidade das Américas, que reunirá, além desses países, países que fazem parte do Caribe e do restante das Américas; e o XIX Encontro da Rede de Jardins Botânicos Brasileiros.
Trataremos, obviamente, de questões afetas à temática ambiental e de intercâmbios que poderão e deverão surgir entre os jardins botânicos dos países que fazem parte do Mercosul.
Temos já uma proposta de programação que compreende a discussão de temas como preservação e conservação dos biomas, pesquisa na área ambiental e outros temas de capital e fundamental importância para a questão ambiental.
Lembro aos Senadores e às Senadoras a importância desse evento - repito -, que ocorrerá em Brasília. A motivação da nossa proposição, à época, no início do ano passado, foi realizarmos esse evento em Brasília, porque isso significaria a participação do próprio Parlamento do Mercosul nos festejos dos 50 anos de Brasília e dos 25 anos do Jardim Botânico de Brasília, que se comemoram também igualmente este ano.
Portanto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu trago uma importante informação a esta Casa. Ao longo do tempo, vou trazendo novas informações concernentes à organização do evento, aos seus participantes e aos demais temas que neles serão tratados nesse período de 5 a 9 de julho.
O Senado inclusive disponibilizará algumas das suas instalações, a Esaf participará também, oferecendo instalações, e o próprio Jardim Botânico sediará discussões e debates que poderão ocorrer por ocasião desse evento.
Era a comunicação que eu gostaria de fazer, Sr. Presidente.
Muito obrigado.