Pronunciamento de Mão Santa em 15/04/2010
Fala da Presidência durante a 52ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Resposta à questão de ordem relativa à votação de indicação de um dirigente para a Agência Nacional de Àguas.
- Autor
- Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
- Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
REGIMENTO INTERNO.:
- Resposta à questão de ordem relativa à votação de indicação de um dirigente para a Agência Nacional de Àguas.
- Publicação
- Publicação no DSF de 16/04/2010 - Página 14842
- Assunto
- Outros > REGIMENTO INTERNO.
- Indexação
-
- DEFESA, VALORIZAÇÃO, SENADO, EQUIDADE, PODERES CONSTITUCIONAIS, EXPECTATIVA, DECISÃO, PRESIDENTE, QUESTÃO DE ORDEM, SUSTAÇÃO, PROCEDIMENTO, VOTAÇÃO, DIRIGENTE, AGENCIA NACIONAL DE AGUAS (ANA), ELOGIO, LIDER, VIGILANCIA, BENEFICIO, DEMOCRACIA.
O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Eu sou muito otimista. Juscelino disse: “É melhor ser otimista. O otimista pode errar; mas o pessimista já nasce errado.” Acho que vamos salvaguardar essas instituições. Atentai bem: o Senado tem 184 anos, mas a República tem muito menos. São instituições novas os Três Poderes. A nossa é muito mais nova. O Senado existe desde o Império. Nossa República é muito nova, nos a importamos da Europa. Rui Barbosa trouxe o modelo - você sabe - bicameral da monarquia, cujo filhote são os Estados Unidos. Nós entendemos. V. Exª está salvaguardando e eu estou aqui. Tanto é verdade que, neste instante, como Presidente, sou também o Líder do PSC e quero assinar o documento de V. Exª.
Nós entendemos que os Poderes têm de ser equipotentes, iguais. Agora, de vez enquanto, há esses confrontos porque nós somos novos, a república é nova no Brasil. Cem anos depois lá da França é que surgiu isso. Então, nós temos de, quando em quando, esse confronto. Realmente, V. Exª fez o correto. O Poder Judiciário serve para dirimir as dúvidas. Mas essa aqui pode ser resolvida por nós mesmos. Não poderia ser criado por nós, enfraquecendo este Poder que nós representamos, que deve ser igual aos outros em potência e não se curvar, permitindo que o Poder Executivo faça pelo menos um gol, um gol de impedimento, um gol que não foi legítimo, foi um off side, foi um gol de mão.
Então, nós mandamos sustar todos os procedimentos e vamos ao entendimento, porque isso corre o risco na boa harmonia entre os líderes desta Casa, que estavam fazendo andar o Legislativo. E V. Exª aumentou, diante do conceito que tinha de V. Exª, porque no momento difícil de fazer renascer as liberdades democráticas, um líder, que foi militar, disse: “O preço da liberdade democrática é a eterna vigilância”. E V. Exª foi vigilante pela grandeza do Legislativo.