Pronunciamento de Arthur Virgílio em 19/04/2010
Discurso durante a 54ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Informa a gravidade de um grande incêndio no centro de Manaus, no Amazonas.
- Autor
- Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
- Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
CALAMIDADE PUBLICA.
POLITICA SALARIAL.:
- Informa a gravidade de um grande incêndio no centro de Manaus, no Amazonas.
- Publicação
- Publicação no DSF de 20/04/2010 - Página 15101
- Assunto
- Outros > CALAMIDADE PUBLICA. POLITICA SALARIAL.
- Indexação
-
- GRAVIDADE, PROPAGAÇÃO, INCENDIO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), DESTRUIÇÃO, LOJA, IMPOSSIBILIDADE, CONTENÇÃO, BOMBEIRO, APREENSÃO, EXPANSÃO, MANIFESTAÇÃO, SOLIDARIEDADE, VITIMA.
- DENUNCIA, FALTA, CONDIÇÕES DE TRABALHO, EQUIPAMENTOS, CORPO DE BOMBEIROS, CAPITAL DE ESTADO, INTERIOR, ESTADO DO AMAZONAS (AM), INEXISTENCIA, BRIGADA, MUNICIPIOS, ELOGIO, BRAVURA, BOMBEIRO, COBRANÇA, GOVERNADOR, PRIORIDADE, DEFESA CIVIL, PROVIDENCIA, APARELHAMENTO, ESPECIFICAÇÃO, AUMENTO, RISCOS, HABITAÇÃO, MADEIRA.
- DECLARAÇÃO DE VOTO, APOIO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, GARANTIA, MELHORIA, REMUNERAÇÃO, POLICIAL CIVIL, POLICIAL MILITAR, BOMBEIRO MILITAR.
O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, acabo de receber uma notícia bastante triste. Até o momento - e a possibilidade de se alastrar esse incêndio é grande, segundo me informou o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Amazonas, Dr. Ralph Assayag - quatro lojas, Esplanada e outras, e vários amazonenses da esquina da avenida Sete de Setembro com a Marechal Deodoro estão em incêndio. E a informação que me passou o Dr. Ralph Assayag foi que a batalha não está sendo vencida pelos bombeiros.
Há tempos que eu digo, desta tribuna, que no interior nós não temos brigadas anti-incêndio, não temos Corpo de Bombeiros em praticamente nenhum Município. Quatro ou cinco Municípios contam com isso e de maneira precária. E há tempos eu digo que Manaus não está preparada para enfrentar um grande incêndio. Fazem muito mise en scène ali, mas o trabalho operoso, aquele trabalho que não aparece, aquele trabalho infraestrutural de bombeiros, esse eu não vi.
As escadas Magirus, segundo me disse Ralph Assayag, não estão chegando ao terceiro andar. As mangueiras estão deficientes. O que tem valido ali é o denodo, a coragem dos bombeiros.
Portanto, eu quero me solidarizar com as vítimas, as que estão perdendo emprego e investimentos nessas lojas. Estou aqui procurando, através de um assessor, no G1, notícias sobre o sinistro. E faço aqui a clara denúncia de que é fundamental que o novo Governador - que não tem culpa nenhuma disso, acabou de assumir -, Dr. Omar Abdel Aziz, dê prioridade a isso. Seria uma obra de seu Governo ter uma brigada anti-incêndio em cada Município do interior.
No Município de Benjamin Constant, outro dia, 13 casas com comércio na frente pegaram fogo. As pessoas acordaram sem nada. Tudo porque são casas de madeira, e falta de brigada anti-incêndio dá nisso mesmo, quando uma dessas casas pega fogo.
Uma obrigação do Governo seria esta: equipar o Corpo de Bombeiros do Amazonas, equipá-lo para valer, porque eles não estão preparados. As pessoas dizem para mim, em off, dizem para mim quando me procuram, oficiais graduados do Corpo de Bombeiros dizem: torça para que não aconteça nada, porque Manaus não está preparada para debelar um grande incêndio.
Então, devo dizer que, em tudo e por tudo, está na hora de acabar o chove-não-molha na Câmara. O Deputado Átila Lins coordena uma bela frente de Deputados que querem a votação da PEC 300. E aqui no Senado não há força humana que me faça deixar de votar a favor da PEC 300, aquela que passa a remunerar com decência os Policiais Civis, Militares e Bombeiros. Não há força humana, não existiria pedido de quem quer que fosse que me fizesse recuar daquilo que já estou declarando que vai ser uma luta para nós: em um mês, aprovarmos e devolvermos aprovada essa PEC.
É preciso acabar o chove-não-molha por parte de certos líderes da Câmara. Se não querem aprovar, digam logo. Agora, se querem aprovar, aprovem logo de uma vez, para que nós comecemos a dar respostas tanto à Segurança Pública quanto ao problema dos Bombeiros, que ganham salário de fome e estão, neste momento, em Manaus arriscando suas vidas.
Estou aqui torcendo, querendo saber de mais notícias, mas minha solidariedade é completa para quem está perdendo seus pertences, arriscando suas vidas e para os Bombeiros, que, sem equipamentos, estão enfrentando uma luta muito dura.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
Era o que tinha a dizer.