Discurso durante a 60ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de seminário realizado na Bahia, promovido pelo empresário João Dória Jr., com a participação de lideranças políticas e empresariais, para debate de problemas brasileiros e desafios para o país.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA NACIONAL. SENADO. ELEIÇÕES.:
  • Registro de seminário realizado na Bahia, promovido pelo empresário João Dória Jr., com a participação de lideranças políticas e empresariais, para debate de problemas brasileiros e desafios para o país.
Publicação
Publicação no DSF de 28/04/2010 - Página 16578
Assunto
Outros > POLITICA NACIONAL. SENADO. ELEIÇÕES.
Indexação
  • BALANÇO, PARTICIPAÇÃO, ENCONTRO, LIDERANÇA, POLITICO, CONGRESSISTA, PRESIDENTE, CAMARA DOS DEPUTADOS, EMPRESARIO, CONGRATULAÇÕES, INICIATIVA, JORNALISTA, DEBATE, PROBLEMAS BRASILEIROS, CONFERENCIA, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), POLEMICA, PREVISÃO, INDICE, CRESCIMENTO, PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB), BRASIL.
  • REGISTRO, DECLARAÇÃO, LIDER, EMPRESARIO, DEFESA, RACIONALIZAÇÃO, GESTÃO, SETOR PUBLICO, SETOR PRIVADO, CONFERENCIA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO ESPORTE, DEBATE, REALIZAÇÃO, CAMPEONATO MUNDIAL, FUTEBOL, OLIMPIADAS, NECESSIDADE, ESTADOS, CUMPRIMENTO, PRAZO.
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, SENADO, EXPEDITO JUNIOR, EX SENADOR, PREVISÃO, CANDIDATURA, GOVERNADOR, ESTADO DE RONDONIA (RO).
  • PREVISÃO, QUALIDADE, NIVEL, CAMPANHA ELEITORAL, DEBATE, JOSE SERRA, DILMA ROUSSEFF, CANDIDATO, SUCESSÃO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu quero fazer aqui um registro do encontro que recentemente ocorreu na Bahia, exatamente na praia de Comandatuba, quando ali se reuniram líderes políticos, empresariais, líderes do terceiro setor. Foram dois dias de intenso debate a respeito dos problemas brasileiros. Tudo isso coordenado com eficiência, com o máximo de organização pelo jornalista João Dória, bastante conhecido pelas suas iniciativas dessa natureza.

            Compareceram ao encontro de Comandatuba - o Senador Romeu Tuma lá esteve - o Presidente do Banco Central, o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, o empresário Jorge Gerdau, e todos eles foram responsáveis por exposições que terminaram por gerar debates durante a realização daquele seminário de Comandatuba.

            O Presidente do Banco Central, o Ministro Henrique Meirelles, foi bastante enfático ao dizer que o Brasil estava realmente caminhando para um crescimento do PIB no valor de 6% e que isso representava, após a crise, um cenário em que muito pouca gente acreditou, o de que o Brasil pudesse desfrutar da possibilidade de crescer 6%.

            É verdade que hoje mesmo o Copom está reunido no Banco Central e deveremos ter novidades com relação à taxa de juros. E isso significa que nós não estamos caminhando assim no melhor dos mundos porque teremos que enfrentar agora um aperto de natureza monetária.

            Mas os próprios empresários se encarregaram de dizer que concordavam no todo com aquilo que estava sendo dito pelo Presidente do Banco Central, do desafogo que os negócios estavam tendo com a criação de empregos formais na indústria, sobretudo na indústria e no comércio.

            Tivemos a palavra do empresário Jorge Gerdau, que é um empresário muito admirado pela liderança que tem junto às classes produtoras, e ele novamente falou da preocupação que tem com a racionalização da gestão, ora do setor público como do setor privado, e mostrou todo um trabalho que já está sendo realizado sob a orientação dele, sobretudo junto ao setor privado, inclusive dizendo a todos nós que parte do trabalho que está sendo realizado em Minas Gerais pelo governo do Estado se deve ao instituto que ele criou, no sentido de oferecer essas perspectivas novas ao setor privado. E o Ministro Orlando Silva foi responsável por uma exposição a respeito tanto da realização da Copa do Mundo, como da realização das Olimpíadas, a Copa do Mundo que vai ser realizada no Brasil, em 2014, e as Olimpíadas que vão ser realizadas em 2010.

            Com relação a 2014, o Ministro alertou para os Estados que estão sediando a Copa do Mundo, as Capitais que vão sediar jogos da Copa do Mundo, que são doze, no sentido de cumprirem prazos estabelecidos.

            Portanto, não venho aqui, Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, tecer comentários a respeito do mérito daquelas discussões e me aprofundar a respeito dos assuntos que foram tratados. Eu venho apenas fazer um registro e me congratular com o jornalista João Dória pela realização de mais esse evento, prestigiado pelo Presidente da Câmara dos Deputados, o Deputado Michel Temer, que também ali esteve, prestigiado por muitos políticos, Senadores e Deputados. Como eu já disse, foram lá o Senador Romeu Tuma, o Senador Heráclito Fortes, o Senador Romero Jucá. Muitos Deputados, tendo à frente o Deputado Michel Temer, compareceram àquele seminário. O importante é que um seminário como esse possa continuar a ser realizado e que possamos ter o debate que se processou ali sobre os desafios que ainda se oferecem à economia do nosso País. O Senador Aloizio Mercadante também compareceu, assim como o ex-Governador Geraldo Alckmin, todos os dois hoje pré-candidatos ao Governo de São Paulo.

            Portanto, tivemos, na verdade, um seminário - não foi esse o primeiro do qual eu participei - que nos deixou a mais profunda impressão e quero, neste instante, deixar esse registro aqui, fazendo uma saudação que não tem nada a ver com o seminário, da presença aqui do nosso colega e amigo Expedito Júnior, que é pré-candidato, porque agora todo mundo é pré-candidato, não tem ninguém candidato ainda. Todo mundo é pré-candidato, e o Senador Expedito Júnior é pré-candidato ao Governo de Rondônia.

            A respeito disso, Sr. Presidente, eu quero dizer que acredito que possamos ter, principalmente em nível federal, uma campanha de um bom nível para que os brasileiros possam discutir os dois projetos que estão sendo apresentados pelo Governador José Serra e pela Ministra Dilma Rousseff.

            Agradeço, Presidente em exercício, Senador João Vicente Claudino.


Modelo1 5/7/247:13



Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/04/2010 - Página 16578