Pronunciamento de Flexa Ribeiro em 27/04/2010
Discurso durante a 60ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Relato da visita feita por S.Exa. ao Município de Anajás, constatando o aumento dos casos de malária, sem que o governo estadual tenha adotado medidas para controlar a doença.
- Autor
- Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
- Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA MINERAL.
ESTADO DO PARA (PA), GOVERNO ESTADUAL.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
- Relato da visita feita por S.Exa. ao Município de Anajás, constatando o aumento dos casos de malária, sem que o governo estadual tenha adotado medidas para controlar a doença.
- Aparteantes
- Kátia Abreu.
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/04/2010 - Página 16595
- Assunto
- Outros > POLITICA MINERAL. ESTADO DO PARA (PA), GOVERNO ESTADUAL. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
- Indexação
-
- SAUDAÇÃO, PRESENÇA, SENADO, PREFEITO, MUNICIPIO, CURIONOPOLIS (PA), ESTADO DO PARA (PA), PRESIDENTE, ENTIDADE, MUNICIPIOS, MICRORREGIÃO, ANUNCIO, PROXIMIDADE, LIBERAÇÃO, RETORNO, GARIMPAGEM, SERRA PELADA, EXIGENCIA, MECANIZAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, COOPERATIVA, GARIMPEIRO, RESULTADO, EMPRESA, EXPLORAÇÃO, OURO.
- ANUNCIO, PROJETO, COMPANHIA VALE DO RIO DOCE (CVRD), REGIÃO, EXPLORAÇÃO, FERRO, COBRE, PREVISÃO, DESENVOLVIMENTO, EMPREGO, RENDA, MUNICIPIO, CURIONOPOLIS (PA), ESTADO DO PARA (PA).
- DEPOIMENTO, VISITA, INTERIOR, ACOMPANHAMENTO, DEPUTADOS, SIMÃO JATENE, EX GOVERNADOR, PREVISÃO, CANDIDATURA, COMPROVAÇÃO, OMISSÃO, ESTADO, ABANDONO, POPULAÇÃO, ESPECIFICAÇÃO, MUNICIPIO, ANAJAS (PA), ESTADO DO PARA (PA), ILHA DE MARAJO, DENUNCIA, AUSENCIA, APOIO, DESENVOLVIMENTO, FALTA, CONTROLE, MALARIA, INUNDAÇÃO, ELOGIO, MOBILIZAÇÃO, FILIAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), REGISTRO, REUNIÃO, COMUNIDADE, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, IGREJA EVANGELICA, RECEBIMENTO, RECLAMAÇÃO, PASTOR, SACERDOTE, AUTORIDADE, PEQUENO PRODUTOR RURAL.
- ELOGIO, VEREADOR, REGIÃO, MUNICIPIO, SALINAS (MG), ESTADO DO PARA (PA), SUPERIORIDADE, MOBILIZAÇÃO, CRIAÇÃO, ENTIDADE, UNIÃO, CAMARA MUNICIPAL, MICRORREGIÃO, REFORÇO, LUTA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Nobre Senador Jefferson Praia, que preside, neste momento, a sessão do Senado Federal, e Srs. Senadores, eu tenho vindo, todas as terças-feiras, à tribuna do Senado prestar conta, aos nossos amigos do Estado do Pará, das viagens que temos feito pelos Municípios do nosso Estado nos finais de semana. A cada viagem que faço, volto mais preocupado com a situação de caos total, de desgoverno no Estado do Pará.
Prefeito Chamon, quero dizer da alegria de ter, na Tribuna de Honra do Senado Federal, a presença de V. Exª, que é nosso amigo, Prefeito, pelo PMDB, da cidade de Curionópolis, que vai ter, com certeza absoluta, um desenvolvimento muito grande.
Está chegando aqui o nosso nobre Senador Ministro Edison Lobão, que é um defensor dos garimpeiros.
Aqui, Ministro Lobão, está o nosso Prefeito Chamon, lá de Curionópolis, que, no início do mês, vai receber a ordem de liberação para que o garimpo de Serra Pelada possa retornar à atividade, não mais de forma manual, mas mecanizada, e a cooperativa dos garimpeiros vai usufruir de parte dos resultados que a empresa que irá explorar Serra Pelada vai produzir.
Mais do que isso, Senador Edison Lobão, em Curionópolis, a Vale do Rio Doce vai implantar um projeto, que é o Projeto Serra Leste, de exploração de minério de ferro, e também o Salobo Cristalino, para explorar cobre.
Então, o Município de Curionópolis vai ter ouro, cobre e ferro sendo explorados ao mesmo tempo, trazendo, com certeza absoluta, o desenvolvimento, a geração de emprego e renda para aquela população.
Seja bem-vindo, Prefeito Chamon!
O Prefeito Chamon é Presidente da Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins - Amat, que reúne os Municípios da região sul do nosso Estado do Pará.
Como eu dizia, Chamon, V. Exª também deve sofrer no seu Município a ausência do Estado, porque, por onde nós temos caminhado, como eu disse, a cada semana, eu volto mais preocupado com a situação em que os Municípios, em que os paraenses se encontram, pelo desgoverno, pelo caos, pela falta de gestão, pela falta de atenção do Governo petista no meu Estado do Pará.
Nós fomos, no sábado, ao Município de Anajás.
Senador Arthur Virgílio, V. Exª já esteve no Arquipélago de Marajó, no Município de Soure. Pois nós estivemos agora no Município de Anajás, que sofre, como todos os Municípios daquele arquipélago, com um projeto de desenvolvimento definido para aquela região e sofre, agora, com a falta, Senadora Kátia Abreu, de Estado para atender às necessidades da população. Nós estivemos naquele Município, administrado pelo Prefeito Edson Barros, nosso amigo.
Acompanharam a nossa visita o ex-Governador do Estado do Pará e pré-candidato ao Governo Simão Jatene, os Deputados Estaduais Bira Barbosa e José Megale, este último Líder do PSDB na Assembléia Legislativa, e também os ex-Deputados Federais Nicias Ribeiro, que, inclusive, é filho de Anajás, e Pastor Josué Bengston. Mas ambos, pelos trabalhos desenvolvidos pelo nosso Estado, são tratados como se Deputados ainda fossem, e voltarão a ser, porque são candidatos no processo eleitoral que se avizinha.
Tivemos também a companhia da amiga Cilene Couto, filha do Senador Mário Couto. Como não pode ir o Senador Mário Couto, que é filho do Marajó, filho de Salvaterra, a Cilene Couto, sua filha, que também é pré-candidata a Deputada Estadual, nos acompanhou.
Em Anajás, fizemos uma caminhada pela cidade. No Município, Senador Jefferson Praia, existem apenas dois carros. As ruas existentes são todas feitas com cimento, porque o solo é muito frágil, muito úmido. Então, fora das ruas, todas as casas são praticamente suspensas, porque o Marajó, lamentavelmente, não tem o controle das águas. Então, você tem o tempo da seca e o tempo das enchentes. Então, como eu disse, falta esse projeto.
Lá, encontramos os Vereadores Sebastião Gomes; Elter Bahia, Roselini Pinheiro, o Luiz Mendes, o Zuruó, e a Vereadora de Breves, Sinoé. Também estavam lá o Presidente do PSDB de Anajás, o amigo Silas, e a esposa do Prefeito Edson, a amiga Jaci.
Tivemos, como eu disse, a caminhada lá pela cidade, revendo os amigos; e, depois, fizemos uma reunião de filiação de dezenas de novos companheiros no PSDB de Anajás.
É importante, Senador Jefferson Praia, que, num momento em que o PSDB está fora do Governo, tanto em nível estadual, quanto em nível federal, nós possamos fazer reuniões como essas, em que dezenas de lideranças dos Municípios vêm se filiar ao PSDB, e com um detalhe: entre os filiados, havia um suplente de vereador do PT. Ele abriu mão, Senador Valdir Raupp, da suplência de vereador do PT para assinar a ficha de filiação ao PSDB, tal o desencanto, tal a amargura que ele, como membro e suplente à Câmara de Vereadores de Anajás, sente com o desgoverno que assola o Estado do Pará. Lá, nós ouvimos algo que nos deixou muito preocupado. Lamentavelmente, o Brasil ainda não conseguiu eliminar, extinguir a malária, principalmente na nossa região, Senador Jefferson Praia, a região amazônica. Mas os governos do Estado sempre atendiam os Municípios, fazendo prevenção quando vinham as cheias, o inverno em que a malária volta a aumentar. Neste Governo, nos disse o Prefeito Edison, que simplesmente o Prefeito encaminhou ofício à Secretaria de Saúde, encaminhou ofício à Governadora, e não foi dada nenhuma importância aos ofícios. E lá voltou a grassar a malária, e pessoas estão perdendo a vida desnecessariamente.
Depois dessa reunião, nós fomos à Vila Luciana. A Vila Luciana é uma comunidade - porque fazemos questão de não só ir à sede dos Municípios como também às comunidades - que fica a cinco horas de barco da sede do Município. Nós fomos lá participar do aniversário do 78º aniversário de fundação da Igreja Assembleia de Deus lá na Vila Luciana. É uma comunidade de, mais ou menos, 1,5 mil pessoas. Nós fomos no barco, como eu disse, e levamos bastante gente de Anajás lá para acompanhar aquela festividade.
Antes, fizemos uma reunião com os pastores. Chegamos lá umas cinco horas da tarde, e o culto em homenagem ao aniversário da Igreja só ocorreria à noite.
Fizemos uma reunião, como eu disse, e ouvimos o Pastor Moisés, que é um líder na comunidade, além dos pastores Luiz, de Boa Vista do Anajás; Ediel, de Boas Novas do Rio Cururu; o pastor Emerson, de Anajás; o pastor Cláudio Miranda, de Bela Vista do Anajás; o pastor José Benedito, da Comunidade do Rio Guatará, no Baixo Anajás; e o supervisor da igreja no Município, que é o pastor Cláudio. E lá a reclamação também de todos eles é a falta de apoio do Governo para as ações sociais da Igreja Evangélica lá no Município.
A Srª Kátia Abreu (DEM - TO) - Senador Flexa...
O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Pois não.
A Srª Kátia Abreu (DEM - TO) - Gostaria de fazer-lhe um aparte, se me permitir.
O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - É uma honra, uma alegria e um prazer conceder um aparte à Senadora Kátia Abreu.
A Srª Kátia Abreu (DEM - TO) - Perdoe-me interromper um pronunciamento tão maravilhoso, tão coerente que V. Exª faz. Quero parabenizá-lo por isso. Mas, como também V. Exª tem sido um defensor do Estado do Pará no que diz respeito à insegurança jurídica do seu Estado, como nós, de todo o Brasil, eu gostaria de aproveitar esta oportunidade, no final da noite, para convidar todos os Senadores e Senadoras, todos os servidores do Senado, todos os nossos colaboradores para amanhã, às nove horas da manhã, aqui em frente ao Congresso Nacional, participarem da nossa missa campal em favor da paz no campo. Nós daremos um abraço de paz no Congresso Nacional, com pessoas que vieram de todo o Brasil, de branco, cada um com suas vestimentas, para demonstrar ao País que os produtores rurais pequenos, médios, grandes só queremos a paz, queremos que a justiça seja feita neste País, que as invasões possam ser encaradas como crime organizado e que nós possamos aprovar, a exemplo de tantos planos nacionais de combate a crimes organizados, possamos fazer o plano de combate às invasões de terra neste País. Os produtores rurais representam 40% das exportações, um terço dos empregos, um terço do PIB, mantêm a balança comercial superavitária, são contribuintes em alto valor deste País, pois compensam e colaboram com a arrecadação deste País. Espero que nós possamos também ter o serviço público, a segurança pública. E o plano nacional de combate às invasões no campo seria o primeiro passo para que esses cidadãos brasileiros que estão garantindo os indicadores econômicos do País pudessem se sentir incluídos em todos os direitos que todos os brasileiros têm. Convido V. Exªs, o Presidente, todos os Senadores para estarem na missa amanhã, às nove da manhã, e às dez horas no abraço simbólico no Congresso Nacional, pedindo apoio para o fim das invasões. Chega de Abril Vermelho - treze anos de invasão e Abril Vermelho - para que nós possamos, então, colocar o Brasil... A missa será na Catedral, aqui na Esplanada. Não foi possível fazer aqui em frente por conta de autorização da segurança de Brasília, mas será na Catedral, aqui na Esplanada, às nove da manhã, e às dez hora, em seguida, o abraço no Congresso Nacional. Muito obrigada, Senador Flexa. Desculpe ter interrompido.
O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - De nada, Senadora Kátia Abreu. V. Exª traz aqui uma informação da maior importância. Eu vou estar nessa hora presidindo a Comissão de Ciência e Tecnologia, mas farei todo o possível para estar não só na missa, como também no abraço, para que possamos acabar com a ilegalidade, com essa chaga que, principalmente no Estado do Pará, não é combatida e se refere às invasões desse movimento à margem da lei que é o MST.
Hoje, na hora do almoço, estivemos reunidos na CNA, e V. Exª deu uma palestra, demonstrando a competência e o trabalho que o setor do agronegócio faz para o desenvolvimento do nosso País.
Voltando ao relato da nossa visita, retornamos no domingo. Chegamos já no domingo de madrugada lá da Vila Luciana, onde encontramos o professor Izael Miranda, que nos assiste pela TV Senado, que é muito vista no Estado. Ele novamente mostrou todo o sofrimento dos marajoaras.
Mas, amigo Izael, estamos lutando. Como eu digo, essa noite negra que cobre o Estado do Pará está para terminar. O sol vai raiar no Estado para todos os Municípios a partir de 1º de janeiro de 2011.
Ainda no domingo, visitamos o Padre Antônio Neto, que é o pároco da Igreja Católica de Anajás, que tem ação social em 29 comunidades. Também estivemos com a Vice-Prefeita, Palmira, que nos acompanhou no dia anterior e também na visita. Estivemos reunidos com várias associações de pequenos produtores que também reivindicavam melhor atendimento do Governo, reclamavam a ausência da Emater no Município e o não acesso aos recursos do Pronaf.
Ainda no domingo, fomos a Salinas, à reunião das Câmaras dos Vereadores dos Municípios do nordeste do Estado. Quero aqui parabenizar os Vereadores, estavam lá reunidos de 300 a 350 Vereadores. Eles aprovaram o Regimento da Associação das Câmaras Municipais do Nordeste Paraense, juntando as suas forças para que possam reivindicar em conjunto para aquela região tão importante do nosso Estado. Reúne quase 40 Municípios essa associação.
Disputaram a eleição duas chapas. Foi eleita, para presidir essa associação, a Vereadora Conceição Araújo, do Município de Inhangapi. Então, eu quero parabenizar todos os Vereadores pela iniciativa de formar a associação, de se juntarem. E as diferenças que ocorrem quando há disputa de chapas para presidir um associação terminam após o resultado. Todos estão juntos para que a associação nasça fortalecida e possa prestar os serviços de que realmente precisam para alavancar o desenvolvimento do nordeste do querido Estado do Pará.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
Modelo1 12/20/2411:47