Fala da Presidência durante a 59ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comemoração do "Dia Nacional dos Vigilantes".

Autor
Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM. LEGISLAÇÃO TRABALHISTA.:
  • Comemoração do "Dia Nacional dos Vigilantes".
Publicação
Publicação no DSF de 27/04/2010 - Página 16208
Assunto
Outros > HOMENAGEM. LEGISLAÇÃO TRABALHISTA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, SENADO, PRESIDENTE, ASSOCIAÇÃO DE CLASSE, AGENTE DE VIGILANCIA, COORDENADOR, SEGURANÇA, POLICIA FEDERAL, HOMENAGEM, DIA NACIONAL.
  • REITERAÇÃO, COMPROMISSO, ORADOR, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, ADICIONAL DE PERICULOSIDADE, AGENTE DE VIGILANCIA, REGISTRO, ANTERIORIDADE, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ESTADO DA BAHIA (BA), DEFESA, PROPOSIÇÃO, MELHORIA, SALARIO, SOLIDARIEDADE, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, CATEGORIA PROFISSIONAL, SOLICITAÇÃO, PROJETO, SENADO, ATUALIDADE, TRAMITAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, PREVISÃO, REINICIO, LOBBY, AGILIZAÇÃO, VOTAÇÃO.

            A SRª PRESIDENTE (Serys Slhessarenko. Bloco/PT - MT) - Os nossos cumprimentos ao Senador Paulo Paim, signatário desse requerimento.

            Vou precisar me retirar da Presidência. E quero, mais uma vez, saudar o Senador Paulo Paim, como primeiro signatário desse requerimento; saudar o Sr. Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Vigilantes, Sr. José Boaventura; saudar o Coordenador-Geral de Segurança Privada e Departamento da Polícia Federal, Adelar Anderle. É assim? Eu também tenho direito de errar, pois erram no meu nome, às vezes, não é?

            Quero dizer sempre do nosso respeito profundo e grandioso à nossa Polícia Federal. Quero saudar o Sr. Diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores Vigilantes, nosso querido Chico Vigilante; saudar o Ademir, da Contraf, mais uma vez; saudar o Jaci, tesoureiro da CUT nacional; saudar Rosângela Menezes. Quem é Rosângela Menezes, por favor? Rosângela, venha se sentar aqui, por favor. São tão poucas mulheres. Faça a sua presença aqui, por favor. (Palmas.)

            Quero saudar os aqui presentes dos nossos Estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins, Paraná, e do meu Mato Grosso. (Palmas.)

            E saudar ainda o nosso Senador Adelmir Santana. Eu preciso me retirar, porque eu tenho agora uma audiência. E passo a presidência ao nosso Senador Paulo Paim. Antes, eu queria dizer a todos e a todas aqui presentes que, lá no meu Estado do Mato Grosso, no Estado do Rio de Janeiro, no Estado da Bahia, em vários lugares, já estive na defesa da proposição de melhoria da qualidade de vida, óbvio, melhorando os salários dos nossos vigilantes.

            Tem quatro anos essa luta. O nosso Senador Paim fez um relatório muito preciso de todas as tramitações, do que está acontecendo. Esperamos que isso seja superado rapidamente, porque um reajuste de 30% - eu já disse aqui - não resolve, mas é um começo de conversa para que a gente chegue um dia a uma reivindicação maior.

            Sou também titular da Subcomissão Especial de Segurança, onde estamos discutindo exatamente essa questão, o Senador Paulo Paim relatou sobre o piso salarial, aliás das PECs das nossas polícias, dos bombeiros, etc. E tem a PEC 300 e a PEC 41 - uma que dizem que é totalmente inconstitucional e a outra que é constitucional. Então, a nossa luta está grande lá também como membro dessa Comissão.

            Mas quero dizer a cada um e a cada uma de quanto nós valorizamos, de quantas vezes eu estive reunida no meu Estado de Mato Grosso, com os vigilantes, quando eles estiveram paralisados uma época, na praça da República - não é, companheiro? -, em todos os momentos saímos daqui e íamos correndo para assegurar a mobilização dessa categoria.

            Então, dizer que eu, desde que cheguei ao Senado, estou prestando muita atenção nessa categoria e estou envidando todos os esforços para que as coisas aconteçam.

            Este projeto foi registrado no Senado em 2007 e, quando chegou na CAS, ficou parado por lá. O Senador Paulo Paim foi o relator e aí nós tivemos uma grande mobilização de vigilantes, mas muito grande - não é Senador?

            O SR. JOSÉ BOAVENTURA SANTOS (Fora do microfone.) - Já mesmo e a Senhora disse lá no Congresso dos Vigilantes que a gente deveria fazer isso para que o Congresso aprovasse o projeto.

            A SRª PRESIDENTE (Serys Slhessarenko. Bloco /PT - MT) - Exatamente. Ele está relatando que eu disse que só com isso seria aprovado. Lá no Mato Grosso, no congresso dos vigilantes, ele lembrou que eu disse isso. Muito bem lembrado, Boaventura. Eu disse lá: “Façam essa mobilização que é o único jeito de arrancar esse projeto de lá.” E a mobilização foi feita. Os corredores se encheram, as salas tiveram que ter esses painéis para que as pessoas pudessem acompanhar. Eram salas absolutamente lotadas em uma audiência pública que nós fizemos, e essa audiência pública foi vitoriosa. Lá estava eu, lá estava o Senador Paulo Paim e lá estavam outros parlamentares, outros Senadores que não me recordo agora.

            Esse movimento foi decisivo e determinante para a solução do problema. Por quê? Porque dali a uma semana nós pedimos o compromisso da CAS, e o Senador Paulo Paim, que estava com o seu relatório favorável pronto, conseguiu chegar à Comissão de Assuntos Sociais. E após essa mobilização, uma semana depois, o projeto estava aprovado no Senado, senhores. É a mobilização, é a organização. Vamos fazer o mesmo movimento junto à Câmara, agora, para que esse projeto saia de lá de uma vez por todas. (Palmas.)

            Obrigada, gente. Muito obrigada!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/04/2010 - Página 16208