Discurso durante a 61ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogios ao Dr. Fernando Avelino, atual Presidente do Detran-RJ, que implementou no órgão um sistema diferenciado para o atendimento de idosos e portadores de deficiência.

Autor
Paulo Duque (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RJ)
Nome completo: Paulo Hermínio Duque Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO PUBLICA. POLITICA SOCIAL.:
  • Elogios ao Dr. Fernando Avelino, atual Presidente do Detran-RJ, que implementou no órgão um sistema diferenciado para o atendimento de idosos e portadores de deficiência.
Publicação
Republicação no DSF de 04/05/2010 - Página 18022
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO PUBLICA. POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • ELOGIO, EMPENHO, PRESIDENTE, DEPARTAMENTO DE TRANSITO (DETRAN), ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), SERVIDOR, MODERNIZAÇÃO, ORGÃO PUBLICO, AUMENTO, EFICACIA, GESTÃO, MELHORIA, ATENDIMENTO, ESPECIFICAÇÃO, TRATAMENTO, IDOSO, DEFICIENTE FISICO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


*********************************************************************************

DISCURSO PROFERIDO PELO SR. SENADOR PAULO DUQUE NA SESSÃO DO DIA 28 DE ABRIL DE 2010, QUE ORA SE REPUBLICA PARA FAZER CONSTAR DOCUMENTO A QUE SE REFERE O ORADOR.

*********************************************************************************

            O SR. PAULO DUQUE (PMDB - RJ. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Já me acostumei, Srs. Senadores, com a gentileza e a galhardia do Senador Francisco de Assis, o Mão Santa. Ele é um gentleman de muita sensibilidade, um chefe de família exemplar, faz questão de levar aos lares brasileiros a figura sempre da esposa, os filhos, o seu patriotismo, sobretudo, a sua afinidade com o Parlamento. Isso é muito importante aqui.

            Tudo o que se diz, aqui, nesta tribuna, ou na outra, em relação ao bem-estar do povo, às necessidades dos Estados é muito importante. Porque uma das coisas mais difíceis, no Brasil, hoje, é assumir uma cadeira de Senador. Todos, como V. Exª, têm exaltado a paz do povo, e são paz do povo, cada qual com seu estilo, do seu jeito, com a sua educação, com a sua firmeza, com a sua posição, com o seu patriotismo. Todos. Todo assunto aqui é valorizado.

            Eu, por exemplo, vou usar da palavra hoje por pouco tempo. Porque me impressionou demais um setor lá, no Rio de Janeiro, que funciona num órgão que sempre foi muito complicado. O Detran do Rio de Janeiro, hoje, se modernizou muito, afirmou-se como órgão positivo. Veja V. Exª um órgão de controle de milhões e milhões de automóveis de um Estado poderoso, com poder aquisitivo forte e difícil de controlar, pelo número de favelas, pelo número de problemas, pelo número de sei lá. O Rio é sempre o Rio, mas com as suas problemáticas, as suas invenções e saídas.

            Então, hoje o Dr. Fernando Avelino, com uma valorosa equipe, pessoas que ele trouxe da Caixa Econômica e do Banco do Brasil, deu um sentido inovador muito grande e eficiente, sobretudo em relação ao atendimento - veja V. Exª - ao idoso e aos portadores de necessidades especiais.

            Há pouco estava aí o Senador Flávio Arns, que comanda essa atividade aqui no Senado, falando sobre os problemas do idoso, os problemas depois da juventude, os escoteiros, em suma, os problemas de uma grande faixa da população que necessita de cuidados especiais porque têm de ter atendimento especial. Alguns Estados já estiveram com seus representantes no atual Detran, na gestão de Fernando Avelino e sua equipe, vendo como é o procedimento de atendimento especial para idosos e portadores de necessidades especiais. Hoje, os automóveis podem ser adaptados.

            Então, eu estive lá verificando exatamente o funcionamento desse órgão, o atendimento médico, o atendimento psicológico, o atendimento de registro, a divisão médica, tudo me impressionou de tal maneira que eu resolvi trazer à tribuna parlamentar do Senado o nome dessas pessoas que trabalham com denodo, com compreensão, com muita paciência e com muita competência.

            É exatamente isso que eu estou fazendo nesta noite de hoje em que há diversos programas, há concurso de Miss Brasil no Hotel Nacional - não é mais aquele de antigamente -, há jogos de futebol importantes, mais eu achei para mim mais importante trazer à tribuna parlamentar o nome dessa equipe maravilhosa que o Dr. Fernando Avelino, lá no Rio, instituiu e está funcionando com muita eficiência, com muito cuidado, mas com muito amor ao próximo: a equipe que faz o atendimento de idosos e portadores de necessidades especiais.

            Como vê V. Exª, o meu pronunciamento é muito curto, mas para mim muito importante trazer o nome dessas pessoas ao Senado Federal.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR PAULO DUQUE EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

- “Atendimento Especial para Idosos e Portadores de Necessidades Especiais”.


Modelo1 4/20/241:21



Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/05/2010 - Página 18022