Discurso durante a 61ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Relato sobre as diversas viagens que S.Exa. fez a municípios piauienses com o objetivo de fortalecer seu partido, o Partido Social Cristão - PSC.

Autor
Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Relato sobre as diversas viagens que S.Exa. fez a municípios piauienses com o objetivo de fortalecer seu partido, o Partido Social Cristão - PSC.
Publicação
Publicação no DSF de 29/04/2010 - Página 17106
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • REGISTRO, VISITA, ORADOR, MUNICIPIO, CRISTINO CASTRO (PI), BOM JESUS (PI), CAMPO MAIOR (PI), BERTOLINIA (PI), FLORIANO (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), DIVULGAÇÃO, REFORÇO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIAL CRISTÃO (PSC).
  • LEITURA, DIVERSIDADE, TRECHO, ARTIGO DE IMPRENSA, INTERNET, PROTESTO, POPULAÇÃO, PARALISAÇÃO, OBRAS, ABERTURA, MINISTERIO PUBLICO FEDERAL, INQUERITO, INVESTIGAÇÃO, DENUNCIA, IRREGULARIDADE, GESTÃO, ANTERIORIDADE, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO PIAUI (PI).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - João, fique aqui para ver isso. Esse negócio de dizer que o Senado, como o CQC, não gosta, não é, não. Presidente Acir Gurgacz, Parlamentares presentes, brasileiros e brasileiras, olhem uma carta carinhosa que recebi de Manuela Andrade, com retrato. Quanto a esse negócio de dizer que o Senado foi reprovado, não foi, não. Passe para João Vicente ler esta carta. Estamos aprovados, queridos e amados.

            O SR. PRESIDENTE (Acir Gurgacz. PDT - RO) - A audiência da TV Senado é uma prova, Senador Mão Santa.

            O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Olhem uma intelectual, traduzindo o respeito e a confiança que tem nos Senadores. Eu só dava o exemplo dos quatro que vi morrer. Não quero ver mais nenhum aqui morrer, mas era o País todo chorando: Jonas Pinheiro, Ramez Tebet, Antonio Carlos Magalhães e Jefferson Péres. Está ouvindo, Acir Gurgacz? Está ouvindo, João Vicente? Acompanhei esses que morreram. Eram os Estados, as cidades e o País chorando. A gente só presta quando está morto. Quando morre, o País todo chora. Eu vi e acompanhei.

            Acir Gurgacz, realmente, V. Exª começou dizendo que eu estava ausente. Cheguei há pouco. Realmente, fui ao nosso Piauí, ao interior. Lembro Napoleão Bonaparte, que dizia: “Não vá à frente se a retaguarda não estiver garantida”. Dei umas andanças. Estou expandindo o Partido Social Cristão, um partido novo. Eu estou orgulhoso de pertencer a esse partido puro, cujo símbolo é um peixe, que tem, vamos dizer, um slogan que é a ética, que tem um programa que é o ser humano em primeiro lugar e uma doutrina que é a cristã, a que pode melhorar este País.

            Então, eu estou expandindo, e sábado e domingo nós fizemos o encontro do Partido Social Cristão na cidade de Cristino Castro. É uma cidade do Piauí muito interessante, onde jorra água. Tem fontes de onde jorra água.

            E o grande líder, João Falcão, que foi prefeito daquela cidade por duas vezes, uma grande liderança, ele lidera de tal maneira que ele expandiu lá e nas cidades vizinhas uns dez diretórios.

            Então, quando eu iniciei o Partido Social Cristão, teve uma fase heróica, que teve um pastor, José Roberto, presidente, e a minha filha, Maria da Graça, um outro pastor, Jonas, e aí eu entrei nessa fase de expansão. Mas de 50 diretórios nós já temos hoje, no Piauí, 170 cidades.

            E tive oportunidade de participar também de uma reunião do Rotary Club de Cristino Castro. É esse clube de serviço no qual já tenho mais de 40 anos. Entrei em 69 e sou sócio honorário. É uma grande instituição. Eu não vou dizer aquele slogan: Eu topo. Mas dar de si antes de pensar em si. Mas aquele que mais se beneficia é quem melhor serve. Então, a base é o companheirismo e a união numa oportunidade de servir. E eu tenho grata recordação e bastaria uma só, a Apae de minha cidade foi criada quando presidíamos aquela instituição.

            Em Bom Jesus, com o empresário Luís Trivial, nós tivemos contato com todo aquele povo que nós levamos do sul do Estado para o sul do Piauí para plantar a soja. Mudou! Num dia só, nós conseguimos uma Cotrirosa, 300 famílias do Rio Grande do Sul implantadas no Piauí. Então, aquilo mudou. Lá são 11 milhões de hectares de cerrado, 3 milhões do lado do rio. Então, como todos os Estados que aprenderam a plantar soja, enriquece o Piauí.

            E, de tal maneira que, no meu governo, eu tive a felicidade de levar para lá a Bunge, que é uma das multinacionais mais ricas na produção de soja e que, além do plantio, da tecnologia da soja, ela funciona como um banco, facilitando o crédito para aquele homem do campo plantar, ajudar os seus plantios. Foi uma grande...

            E, depois, no dia seguinte, nós estivemos lá nessa cidade de Bom Jesus, com esses empresários, liderados pelo grande empresário Luís Trivial, do Piauí, e o seguinte: participamos da emissora local com o radialista Samuel Barbosa, que lembra o Ruy Barbosa.

            Este partido tem uma densidade muito grande entre pastores da Assembleia de Deus, e isso é bom. Sou católico, mas nós não vamos buscar o que nos separa. É o que nos une: Cristo. Eu sou a verdade, o caminho e a vida. E é o seguinte: cristão, a filosofia cristã.

            Em Campo Maior, estivemos também participando de um partido coligado, que é o PPS, que é liderado pelo... Campo Maior é uma cidade de grande valor histórico para o País e para o Piauí, porque lá foi que se deu a batalha em que nós expulsamos os portugueses do Brasil. Por isso, este País é grandão, graças à bravura do povo piauiense, onde se deu a primeira batalha, em 13 de março de 1823. É lógico, nós perdemos. Eles eram um exército militarizado, português. Dom João VI queria ficar com o Norte. Havia o seu sobrinho, afilhado, Fidié, herói militar português. Mas, quando ele saiu da capital, que era Oeiras, o povo de Oeiras, bravo, tomou o palácio. Então, ele se sentiu sem condições de voltar ao seu palácio, rumou ao Maranhão, aliado a Portugal. E de lá...

            Então, essa cidade Campo Maior tem como Prefeito esse João Félix, extraordinário Prefeito, tem um irmão Deputado, e o industrial José Félix. Eles lideram e fizeram uma recepção para nós, e o líder hoje do PSDB, que é o ex-Prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, candidato a Governador do Estado, e Heráclito Fortes, do DEM.

            E, como falei, participamos segunda-feira dos programas de televisão, mostrando as nossas ações em defesa do povo do Brasil, no Senado da República, nos programas de grande audiência do Piauí, que é o do Amadeu, na TV Cidade Verde, e do Silas Freire, esse grande comunicador que presta assistência ao Sistema de Comunicação Meio Norte.

            Terça-feira, em Bertolínia, fomos - como falei há pouco num aparte - aos 50 anos desses dois irmãos gêmeos que, juntos com a irmã, formam os três em um e representam a maior força política do Estado do Piauí; Chico Filho, Zé Nordeste e Ana Paula, que, pelas suas ações, pela sua grandeza, pelo seu exemplo, fizeram com que os 50 anos fossem quase uma festa do Estado todo, pelo exemplo que eles dão de família, de coragem e de bravura. Nós estivemos lá presentes.

            E, em Floriano, cidade do Piauí, reunimo-nos com a direção do Partido Social Cristão para, em breve, fazermos um novo encontro nessa pujante cidade do Piauí, Floriano, onde vamos filiar outras cidades vizinhas, aumentando o Partido Social Cristão. E tenho plena convicção de que, antes de chegar o pleito eleitoral, ele estará em todas as cidades do Piauí, porque só nas cidades menores é que faltam diretórios. Acir Gurgacz, eu que criei 78 novas cidades no Piauí. Não que eu seja o maior, há os prefeitos, mas, em todas elas, eu terei um grupo agradecido por ter transformado um povoado em cidade, e vamos implantar o nosso Partido e, com certeza, nas eleições, o Partido Social Cristão do Piauí será um dos Partidos mais fortes. E temos certeza de que isso está acontecendo em todo o Brasil, é o que mais cresce.

            Mas nem tudo no Piauí é coisa boa não. Foram muito boas essas andanças, ver a família piauiense, o trabalho, a cordialidade, a esperança de uma alternância de poder, tanto no País como no Piauí. Mas, atentai bem, aqui umas manchetes que peguei aqui. Mas nós somos do Partido Social Cristão, e, depois da tempestade, vem a bonança. Está chegando a bonança depois da eleição, essa alternância do poder, porque o Partido que governa o Brasil e o Piauí assentou-se no tripé: mentira, muita mentira; corrupção, muita corrupção; incompetência, muita incompetência.

            Então, está aqui - eu nunca vi isso; olhe que eu já fui um bocado de coisa no Piauí: “Manifestantes interditam o trecho da PI-214, em protesto”. Está aqui, dá no Google, dá no 180graus, esses portais todos.

            Não adianta o Governo... Eu nunca vi, porque o povo do Piauí é pacato, é cristão, brigou com os portugueses, mas está aqui. Aí tocaram pneu, interditaram cidades, e há uma faixa muito interessante aqui: “Aprendemos a lição: só vai na pressão”.

            O PT está com medo agora. O povo do Piauí está reagindo. Olha, Acir Gurgacz, o Piauí não teve terremoto, maremoto, mas tem o PT. O estrago é maior que um terremoto. Todo mundo sabe. Está aquí. Então, o povo, com a mesma bravura com que fizeram a Guerra do Jenipapo, já começou a reação, interditando as estradas péssimas que existem no Piauí. “Aprendemos a lição: só vai na pressão”. Não fazem aí?

            Está aqui outra: “Sr. Governador, precisamos de estradas para trafegar. O povo não aceita mais as promessas não cumpridas.” Aí o povo, em protesto, tocando fogo em pneu. Então, as estradas. Está escrito aqui:

A população interditou, na manhã desta quinta-feira (28/04), o trecho da Piauí-214 entre os Municípios de Luzilândia e Esperantina. A população reivindica contra as péssimas condições da estrada, que até começou a ser recuperada, mas a empresa contratada abandonou a obra por falta de pagamento do Governo, desde setembro de 2009.

            Olha aí, você que é empresário, está tudo lascado. Esse PT, os aloprados. Eu acredito que o Luiz Inácio, gente boa, tenha mandado o dinheiro, mas é desde setembro de 2009. Já está aí um bocado. Não aguenta. Não dá. Você que é empresário, não dá. “Policiais da cidade de Esperantina e de Luzilândia estiveram no local, mas apenas observaram as manifestações.” Está escrito aqui.

            Aqui temos outra manchete- é do Senador Heráclito: “Caso Algodões: Heráclito pede a Collor que convoque Wellington Dias”. Foi o açude que arrombou. Prometeram, mentiram, enganaram e abandonaram o povo. Aqui há uma convocação para que se justifique o engenheiro. Aquele, vamos dizer, aquele desastre que houve lá no açude da cidade de Cocal, Algodões.

            Vejam o que diz o líder:

Nós temos duas convocações, mas vou propor, na próxima reunião da Comissão, que se acrescente também a presença do Presidente da Associação das Vítimas de Algodões, professor Corcino Medeiros, que vem denunciando, vem fazendo um trabalho respeitável para recuperar as vitimas daquela tragédia. E o Estado não toma a menor providência.

            Outra manchete: “White Martins denuncia dupla licitação na Sesapi na gestão W. Dias”. White Martins... Eu sou médico cirurgião, essa empresa multinacional, séria, correta, respeitada, que cuida e comercializa oxigênio em todo o Brasil. Eu tenho uma vivência da seriedade desde quando era estudante de medicina.

            Vejam só o que diz: “White Martins denuncia dupla licitação na Sesapi na gestão W. Dias”. Eu nunca vi. É um negócio sério. Desde 1960 que eu faço Medicina, que ando pelos hospitais. Já são muitos anos, mais de 50. Eu tenho 40 anos de formado, mas ainda como estudante nós já frequentávamos pronto-socorro. Eu fiz concurso. Então, é uma empresa séria. Ela denuncia corrupção no Governo do PT. Olha, é muito pior do que terremoto esse negócio do Governo do PT. Está aqui, a White Martins:

Aquela que é a maior empresa de gases industriais e medicinais da América do Sul, presente em nove países do continente, a White Martins, denunciou a fraude em licitação realizada pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) à Procuradoria-Geral da República.

            Só resumi, pois é grande. Quer dizer, como não se acreditar numa White Martins? É o Governo mesmo, que é de aloprado, corrupto.

Com base nas denúncias, o Ministério Público Federal (MPF) determinou a abertura do inquérito civil público, no último dia 22 de abril, para investigar os desvios de recursos públicos. O atual Secretário de Saúde, Telmo Gomes Mesquita, tem 10 dias úteis para se pronunciar sobre o assunto desde a abertura de procedimento investigatório.

            Quer dizer, é o Estado... Com o PT, alastrou-se mesmo a corrupção.

O Ministério Público Federal também encaminhou ao Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus) - ligado diretamente ao Ministro da Saúde, José Gomes Temporão - e à Agência Nacional da Vigilância Sanitária (ANVISA) cópia integral do inquérito civil público, para tomada de providências.

            Então, é o seguinte. E tem mais manchetes. Olhe o desastre: “TCU constata problemas no fornecimento de medicamentos excepcionais”.

            O Tribunal de Contas de Estado - está aqui o relatório todo - averiguou... E diz aqui que o Conselheiro Luciano Nunes - um dos mais notáveis e sábios daquele Colegiado; ele foi político, foi Deputado, veio de Oeiras, cidade que foi capital do Piauí - faz a denúncia e constata problema em tudo. Até com medicamentos excepcionais eles fazem falcatruas. E nós lamentamos.

            Apenas trazemos esses assuntos desagradáveis para Sua Excelência o Presidente da República ajudar o novo Governador, que entrou, que é do PSB.

            Mas é tanta complicação que outro dia...

            Então, nós pedimos a Sua Excelência o Presidente da República, a quem nós agradecemos - já passou o do PT, já saiu, e agora está o Governador, que é um médico do PSB -, que dê apoio ao Piauí para que saia dessas dificuldades, porque o povo não tem culpa, não. Quem teve culpa foram os aloprados que se instalaram no Governo, baseados no tripé: mentira, corrupção e incompetência. Mas ficou a esperança da alternância do poder no Brasil e no Piauí!


Modelo1 6/16/245:09



Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/04/2010 - Página 17106