Discurso durante a 64ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comemoração pelo fato de Santa Catarina ser a primeira Unidade da Federação a ter uma unidade do SAMU Aéreo. Anúncio da escolha do Estado, pelo Ministério da Justiça, para ter o Projeto Piloto de Patrulhamento e Salvamento em Água, o "Ambulanchas".

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA. SAUDE. POLITICA DE EMPREGO.:
  • Comemoração pelo fato de Santa Catarina ser a primeira Unidade da Federação a ter uma unidade do SAMU Aéreo. Anúncio da escolha do Estado, pelo Ministério da Justiça, para ter o Projeto Piloto de Patrulhamento e Salvamento em Água, o "Ambulanchas".
Publicação
Publicação no DSF de 04/05/2010 - Página 17994
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA. SAUDE. POLITICA DE EMPREGO.
Indexação
  • BALANÇO, PROVIDENCIA, GOVERNO FEDERAL, ATENDIMENTO, DEMANDA, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), AUXILIO, CALAMIDADE PUBLICA, IMPORTANCIA, PREPARAÇÃO, INSTITUIÇÃO PUBLICA, ATUAÇÃO, EMERGENCIA.
  • SAUDAÇÃO, ESCOLHA, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), PIONEIRO, IMPLEMENTAÇÃO, PROJETO, PATRULHA, SALVAMENTO, AGUA, ANUNCIO, RECEBIMENTO, AMBULANCIA, EMBARCAÇÃO, LANCHA, PREVISÃO, ATENDIMENTO, RIO, MAR.
  • ANUNCIO, RECURSOS, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), AQUISIÇÃO, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), RADAR, ACOMPANHAMENTO, METEOROLOGIA, CLIMA, AMPLIAÇÃO, ACESSO, DADOS, PREVENÇÃO, CALAMIDADE PUBLICA, SAUDAÇÃO, MELHORIA, APARELHAMENTO.
  • COMENTARIO, COMEMORAÇÃO, DIA INTERNACIONAL, TRABALHO, SAUDAÇÃO, CRESCIMENTO, EMPREGO, PAIS, AMPLIAÇÃO, FORMALIZAÇÃO, CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDENCIA SOCIAL, GARANTIA, DIREITOS, MELHORIA, RENDA, SALARIO, CONDIÇÕES DE TRABALHO, ELOGIO, POLITICA SALARIAL, VALORIZAÇÃO, SALARIO MINIMO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Obrigada, Senador Mão Santa. Agradeço também ao Senador Marco Maciel, que cumpriu à risca a brevidade prometida, para que eu pudesse fazer esta minha comunicação inadiável, até porque, às 18h30min, teremos, com vários representantes de Santa Catarina, uma audiência muito importante no Ministério da Defesa, com o Ministro Nelson Jobim, para tratar de interesses do nosso Estado, Santa Catarina, que com muito orgulho represento aqui no Senado da República.

            Eu gostaria, até para ilustrar o que o Governo do Presidente Lula tem feito em atenção, em atendimento aos pleitos catarinenses, de fazer um breve resumo com pequenas informações de importância.

            O Brasil inteiro vem acompanhando as inúmeras catástrofes quem vêm provocando situações extremamente difíceis para o nosso Estado e a nossa população. E todos os nossos pleitos têm sido acolhidos pelo Governo do Presidente Lula nos inúmeros Ministérios. Nas últimas semanas, o que tem me animado muito é esta atenção com relação a preparar, a dar instrumentos mais adequados para que as instituições catarinenses possam fazer frente a emergências e catástrofes. 

            Estamos comemorando, Senador Mão Santa, o fato de Santa Catarina ser o primeiro Estado no Brasil a ter uma unidade do SAMU aéreo. Este é um serviço que vem sendo prestado pelos bombeiros de Santa Catarina.

            Quero aqui prestar minha homenagem a essa maravilhosa corporação em todo Brasil mas, de forma muito especial, à corporação lá no meu Estado, que desenvolve este trabalho, juntamente com a Secretaria da Saúde, de socorrer as vítimas, levá-las no helicóptero junto com a equipe de médicos e todos os equipamentos e enfermeiros para, ao retirar a pessoa atingida por algum acidente, afogamento, ao mesmo tempo, já dar-lhe o socorro médico durante o transporte.

            Então já estão começando a ser repassados os recursos do Ministério da Saúde para o Governo do Estado para comprar esse helicóptero que será um equipamento permanente, Senador Marco Maciel, no socorro às vítimas. E, tenho certeza, comprovadamente, esse belo serviço depois tenderá a ser executado, aplicado, em todos os Estados brasileiros.

            O outro recurso que estamos comemorando também é o fato de o Ministério da Justiça ter escolhido Santa Catarina para o projeto piloto de patrulhamento e salvamento em água. Estaremos recebendo, nos próximos dois a três meses, dez “ambulanchas”, que são lanchas equipadas com todo o sistema de atendimento. Será o SAMU por água. É algo que vai fazer também toda a diferença.

Dessas dez “ambulanchas”, seis serão para atendimento em rio, três para mar e uma para apoio. Isso virá reforçar esse socorro por terra, por mar e por água.

            Estou na expectativa de, nesta semana ou no mais tardar na próxima, o Ministério da Agricultura disponibilizar os recursos para que o nosso Estado compre o radar que está faltando para que Santa Catarina tenha cobertura integral de acompanhamento meteorológico e climatológico, disponibilizando os dados para alertar a população e prevenir as autoridades em todos os fenômenos.

            Então, eu queria aqui compartilhar e comunicar esses recursos importantes em equipamentos para que o Estado de Santa Catarina possa, com os helicópteros, o SAMU aéreo com os bombeiros, as “ambulanchas” de salvamento e patrulhamento no rio e no mar, e com o radar para fazer o monitoramento, estar mais bem preparado para as catástrofes que infelizmente não podemos evitar, mas temos a obrigação de minimizar.

         Por último, eu queria ainda me referir às comemorações do 1º de Maio, comemorações que se deram em todo o Brasil, inclusive no meu Estado, aos dados muito importantes e aos motivos para comemorar esse 1º de Maio.

            Nós deveremos encerrar o ano de 2010, pegando os dois mandatos do Presidente Lula, com cerca de 14 milhões de empregos formais. Nós já estamos comemorando o fato de que, nas regiões metropolitanas, nas capitais, hoje os trabalhadores com carteira assinada já são maioria. Nunca tínhamos atingido a meta de os trabalhadores registrados em carteira serem maioria.

            E sabemos que ter o registro faz toda a diferença, porque o registro significa garantia de aposentadoria, licença maternidade, no caso das mulheres, licença saúde, todo o amparo a que o trabalhador tem direito se sofrer um acidente. Então houve esse recorde na geração sucessiva de empregos agora no primeiro trimestre. Em Santa Catarina, por exemplo, a geração de empregos em janeiro, fevereiro e março foi a maior dos últimos 16 anos e, portanto, para nós é muito importante comemorar o 1º de Maio nisto que todos os trabalhadores sempre reivindicaram, que é o emprego, que é a renda, que é o reajuste, que são as condições dignas de trabalho.

            Quando o Presidente Lula colocou o Estado como indutor do crescimento econômico justo e solidário, iniciou essa valorização do salário mínimo durante os últimos sete anos que correspondeu a um aumento real de 74%! É o mais alto dos reajustes do salário mínimo nos últimos 40 anos, e a massa salarial dos trabalhadores nesse período cresceu em termos reais 42%.

            Eu queria terminar apenas colocando o seguinte: se há algo emblemático em relação ao movimento dos trabalhadores, a luta dos trabalhadores que teve acolhida e que hoje nós podemos dizer como símbolo, Senador Mão Santa, do momento que os trabalhadores vivem no Brasil, é que, durante muitos e muitos e muitos anos víamos uma placa muito emblemática da condição dos trabalhadores brasileiros: era a placa afixada na frente das empresas escrita com letras garrafais, “NÃO HÁ VAGAS”. Hoje, essas placas, nós não as vemos mais. Muito pelo contrário, as empresas estão com falta de mão de obra; setores como o da construção civil não conseguem trabalhadores. No meu Estado, que tem um crescimento grande na construção civil, não há trabalhadores; precisa formá-los e capacitá-los. E esta placa “HÁ VAGAS” é a placa mais importante e é a placa que representa a comemoração desse 1º de Maio no nosso País.

            Era isso, Sr. Presidente. Agradeço a gentileza de ter podido utilizar a palavra neste início de semana, logo em seguida ao 1º de Maio, que foi comemorado no sábado passado. Muito obrigada.


Modelo1 3/29/2411:42



Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/05/2010 - Página 17994