Discurso durante a 68ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Anúncio de instalação, em território alagoano, de nova unidade da Brasken, empreendimento que contou com o empenho do Governador Teotônio Vilela Filho.

Autor
João Tenório (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AL)
Nome completo: João Evangelista da Costa Tenório
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Anúncio de instalação, em território alagoano, de nova unidade da Brasken, empreendimento que contou com o empenho do Governador Teotônio Vilela Filho.
Publicação
Publicação no DSF de 08/05/2010 - Página 18789
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • LEITURA, IMPORTANCIA, INFORMAÇÃO, INSTALAÇÃO, INDUSTRIA PETROQUIMICA, ESTADO DE ALAGOAS (AL), ELOGIO, ORADOR, EMPENHO, GOVERNADOR, MANIFESTAÇÃO, CONFIANÇA, POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. JOÃO TENÓRIO (PSDB - AL. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Pedro Simon, hoje tem sido um dia grandioso para o Estado de Alagoas. Tivemos a oportunidade de prestar uma homenagem a um grande alagoano, que foi o Senador Rui Palmeira, com quem V. Exª conviveu e de quem foi amigo. Tivemos de lembrar, neste momento, outra figura extraordinária do Estado de Alagoas, este sim seu grande amigo, tenho certeza disso. Isso faz com que nós alagoanos sintamos uma satisfação interior muito grande, porque é um Estado muito marcado pelas coisas não muito boas que acontecem no Brasil, pois particularmente em Alagoas pegam muito esses fatos que acontecem.

            Além deste momento importante que vimos hoje de manhã, dessas homenagens, acabamos de ter uma notícia que nos deixa muito felizes. Alagoas é um Estado pobre, onde as oportunidades econômicas e, consequentemente, sociais são muito reduzidas. É um Estado que perdeu muito tempo em buscar soluções que não aquela pregada pelo bom e velho Adam Smith, que sempre disse que não há almoço de graça. E nós tentamos por muito tempo conseguir esse almoço de graça.

            E agora, mais recentemente, com a assunção do Governador Teotônio Vilela, houve um despertar para que o seu desenvolvimento fosse absolutamente possível para se gerar o bem-estar social tão necessário e conveniente para o povo sofrido do meu Estado. Portanto, o Governador se tem dedicado de uma maneira muito intensa a buscar investimentos, novos empreendimentos que gerem essas oportunidades econômicas e tragam como consequência esse bem-estar social.

            Acabamos de receber aqui uma informação que nos deixa profundamente felizes e, eu diria, orgulhosos da nova Alagoas. Eu vou ler rapidamente, aqui, do que se trata, para que V. Exª perceba a importância desse fato para o meu Estado tão pobre.

Braskem anuncia nova unidade de PVC em Alagoas - investimento será de R$1 bilhão.

O Conselho Nacional da Braskem aprovou, hoje à tarde (no caso, ontem), a construção de uma nova unidade de PVC em Alagoas. Será o maior investimento da história da empresa, chegando a R$980 milhões. A nova unidade começará a ser construída no Pólo de Marechal Deodoro já no mês de julho, gerando, inicialmente, mil e duzentos empregos na obra.

Dentro de duas semanas, o Presidente da Braskem, Bernardo Gradin, vem a Alagoas anunciar oficialmente o empreendimento e dar maiores detalhes sobre a nova unidade. Já se sabe que ela produzirá 200 mil toneladas de PVC por ano, quase a mesma produção da unidade já existente - 240 mil toneladas/ano -, que vai continuar em operação normalmente.

            Mais uma vez, o empreendimento vinha sendo negociado em segredo pelo Governador Teotônio Vilela Filho (como no caso do Estaleiro Eisa), por causa da concorrência com outros Estados, sobretudo Estados da região, que também buscam o seu desenvolvimento, as suas oportunidades econômicas.

Só hoje à tarde o Conselho da Braskem bateu o martelo - a nova unidade vem mesmo para Alagoas.

            Então, Sr. Presidente, repito, além de rememorar figuras absolutamente inesquecíveis do Estado de Alagoas, como nós fizemos hoje, no início da manhã, temos a oportunidade de receber, temos a felicidade de receber essa informação aqui, que, sem sombra de dúvida, contribuirá de uma maneira importante e decisiva para que o Governador possa manter a sua política de desenvolvimento e o Estado saia de uma situação de índice de indicadores sociais e econômicos extremamente baixos, como é o caso de Alagoas.

            Eu queria ter a oportunidade, agradeço a V. Exª a oportunidade que me foi dada de trazer esta informação tão importante, tão importante, desse momento tão dinâmico que vive o nosso Estado.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 5/3/241:25



Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/05/2010 - Página 18789