Pronunciamento de Mão Santa em 03/05/2010
Fala da Presidência durante a 64ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Homenagem ao Dia do Taquígrafo.
- Autor
- Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
- Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem ao Dia do Taquígrafo.
- Publicação
- Publicação no DSF de 04/05/2010 - Página 17958
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, DIA, TAQUIGRAFO, ELOGIO, COLABORAÇÃO, LEGISLATIVO.
O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Hoje vivemos, com muita emoção, o Dia do Taquígrafo.
O Parlamento, desde que se iniciou no mundo, se utiliza desses profissionais, e são os nossos aqui - o Senado, Senador Cristovam Buarque, tem 184 anos de existência, portanto, desde o Império - que possibilitaram a gravação, pelo mecanismo da taquigrafia, de todas as leis elaboradas e de todos os acontecimentos havidos na vida parlamentar nacional. Onde há parlamento há taquígrafos, especialmente no Brasil.
Nós, em nome da Presidência do Senado, fazemos a nossa manifestação de apoio a esses eficientes e dedicados servidores da Nação. Jamais seria possível uma democracia sem os taquígrafos, gravando os debates do mundo democrático dos parlamentos.
Há oradores inscritos.
O primeiro orador inscrito presente na sessão de hoje representa o Mato Grosso do Sul e o PMDB, Senador Valter Pereira. Sua vida é baseada naqueles princípios do homem do Direito que disse que a república é o governo do povo, pelo povo, para o povo. Abraham Lincoln disse: “Caridade para todos, malícia para nenhum e firmeza no Direito”. Esse é um dos homens que tem mais firmeza no Direito do nosso Brasil.