Discurso durante a 66ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, que comemorou 37 anos de existência no dia 26 de abril último.

Autor
Augusto Botelho (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA AGRICOLA.:
  • Homenagem à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, que comemorou 37 anos de existência no dia 26 de abril último.
Publicação
Publicação no DSF de 06/05/2010 - Página 18449
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), VINCULAÇÃO, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), CONTRIBUIÇÃO, PESQUISA AGROPECUARIA, EXPANSÃO, PRODUÇÃO, REDUÇÃO, PREÇO, AGRESSÃO, MEIO AMBIENTE, MELHORIA, QUALIDADE, PRODUTO AGRICOLA.
  • REGISTRO, EMPENHO, ORADOR, DESTINAÇÃO, RECURSOS, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), ESTADO DE RORAIMA (RR), INCENTIVO, PESQUISA AGROPECUARIA, ESPECIFICAÇÃO, ADAPTAÇÃO, SOLO, CULTIVO, FEIJÃO, ARROZ, MANDIOCA, ESTUDO, POSSIBILIDADE, UTILIZAÇÃO, VEGETAIS, REGIÃO, PRODUÇÃO, Biodiesel, CONSTRUÇÃO, LABORATORIO, GENETICA.
  • COMENTARIO, EXPANSÃO, ATUAÇÃO, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ESTADO DO TOCANTINS (TO), ESTADO DO MARANHÃO (MA), PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, PANAMA, GANA, MOÇAMBIQUE, MALI, SENEGAL, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), FRANÇA, PAISES BAIXOS, GRÃ-BRETANHA, PREVISÃO, INVESTIMENTO PUBLICO, PESQUISA, GENETICA, VEGETAIS, BIODIVERSIDADE.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR. Pronuncia o seguinte discurso.) - Muito obrigado, Sr. Presidente Romeu Tuma, Srªs e Srs. Senadores, a liderança do Brasil na chamada agricultura tropical, atribuída e reconhecida mundialmente pela capacidade de inovação tecnológica demonstrada pelo País, muito se deve ao trabalho dos membros da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Embrapa, entidade vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que comemorou 37 anos de existência no dia 26 de abril.

            O trabalho de pesquisa conduzido pela Embrapa e por instituições parceiras que formam o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária transformou a agricultura brasileira.

            Em Roraima, por exemplo, pesquisas feitas pela Embrapa ampliaram o conhecimento sobre nosso solo e clima, sobre recursos naturais e técnicas agrícolas, gerando tecnologias capazes de revolucionar os padrões de produção.

            Tenho destinado, todos os anos, recursos, através de emendas parlamentares, para a Embrapa de Roraima, que tem realizado pesquisas que trouxeram resultados importantes, como a descoberta de cultivares mais adaptados ao nosso solo e clima, de feijão, mandioca e arroz.

            Atualmente, nossos pesquisadores estão debruçados sobre a pesquisa na produção de biodiesel a partir do inajá, uma palmeira oleaginosa típica de nossa região, que se assemelha um pouco à palmeira do dendê. Em Roraima, a incidência de inajá pode ser observada em todas as épocas do ano e em praticamente todo o Estado, o que resulta em ótima fonte de energia. Há tanto dela lá em Roraima, que ela é tratada como praga em alguns locais.

            Também consegui destinar os recursos necessários para a construção, na Embrapa de Roraima, do Laboratório de Genética, o mais avançado laboratório de genética da Região Norte atualmente.

            Por tudo isso, nas últimas quatro décadas, observou-se o incremento acelerado da produtividade, a redução dos preços, a melhoria da qualidade dos produtos agrícolas e a agregação de mais valor à produção, graças às pesquisas desenvolvidas pela Embrapa em todo o Brasil, Senador Valter Pereira. Novas tecnologias foram disseminadas e sistemas de produção sustentáveis, visando ao equilíbrio econômico, social e ambiental do País, foram recomendados pela empresa.

            O sucesso da contribuição da pesquisa agropecuária para o Brasil pode ser exemplificado pela expansão da cultura da soja nos cerrados, que hoje responde por mais de 60% da produção nacional desse grão, sendo um dos principais produtos de exportação da agricultura do Brasil; a adaptação de fruteiras ao clima temperado e a regiões semiáridas; a obtenção de cultivares e de raças de animais mais resistentes a doenças e a condições adversas de clima e solo e mais adequadas a diferentes sistemas de produção; o desenvolvimento de sementes imunes a pragas e de plantas e raças mais produtivas; a descoberta de insumos biológicos que reduzem o uso de produtos químicos nas lavouras, produzindo economia e diminuindo a agressão ao meio ambiente; o aproveitamento sustentável de plantas exóticas e nativas; e a obtenção de produtos alimentícios de maior qualidade nutricional.

            A Embrapa tem pesquisas que permitem fazer com que o leite de uma vaca seja mais rico em hormônio do crescimento humano, que é um hormônio caro e de difícil obtenção e que pode muito bem ser aplicado dessa forma, como pode desenvolver cultivares também de mandioca com mais vitaminas. Essas pesquisas já estão andando e já podem ser aplicadas em campo, mas aqui sempre temos dificuldade de aplicar as pesquisas no campo prático.

            Aos 37 anos, a empresa empreende esforços para atualizar e adequar áreas estratégicas, como a de pesquisa, a de transferência de tecnologia e a de gestão administrativa, ao próprio crescimento da importância da instituição nos cenários nacional e internacional.

            A Embrapa está ampliando sua atuação no exterior, tanto em países em desenvolvimento, como na nossa vizinha Venezuela e no Panamá, bem como na África, em Gana, Moçambique, Mali e Senagal. A empresa tem também laboratórios virtuais nos Estados Unidos, na França, na Coreia, na Holanda e na Inglaterra.

            No cenário nacional, estendeu sua presença aos Estados do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. No Mato Grosso, ela está trabalhando no Sistema Agrossilvopastoril; no Tocantins, na pesca e na aquicultura.; e, no Maranhão, nos cocos e palmeiras e nas terras inundáveis.

            Neste mês de maio, um novo centro em Brasília será inaugurado, destinado a estudos e treinamentos em agricultura tropical, Sr. Presidente Tuma.

            Entre as prioridades para 2010, a Embrapa elegeu o fortalecimento de pesquisas na área de Recursos Genéticos Vegetais, parte da biodiversidade que apresenta valor real ou potencial para a humanidade.

            O conhecimento dos recursos genéticos exóticos e nativos e sua associação a técnicas de melhoramento garantiram o êxito dos programas que mudaram o desenho da agricultura brasileira.

            Serão investidos R$20 milhões em ações que visem à conservação e ao uso sustentável dos recursos genéticos, incluindo os nativos do Brasil, país que detém um dos maiores patrimônios biológicos do mundo.

            Ao completar 37 anos, a Embrapa confirma seu compromisso com a sociedade de sua capacidade de aumentar a riqueza produtiva e tecnológica do País, reduzir as diferenças regionais de renda e, acima de tudo, oferecer soluções para minimizar os flagelos da fome e da miséria do Brasil e do mundo.

            Quero parabenizar todos os técnicos e servidores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária pelos 37 anos de dedicação e trabalho ao povo do Brasil e do mundo, na figura do Chefe Geral da Embrapa de Roraima, meu caro Francisco Joaci de Freitas Luz e também na figura de todos os nossos servidores e pesquisadores, dos quais citarei o meu caro Machione, Antonio Carlos, Oscar, Ramaiana, Otoniel, Ozélio, Francisco e Artelma, todas e todos que trabalham na Embrapa da minha terra.

            Sr. Presidente Romeu Tuma, muito obrigado.

            Era o que eu tinha a dizer a respeito da nossa querida Embrapa.

            O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma. PTB - SP) - Se V. Exª me permitir, eu gostaria de me associar a essa descrição de toda a figura de destaque que V. Exª dá para a Embrapa. Eu só poderia cumprimentá-lo por esse discurso.

            O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR) - Muito obrigado. Sinto-me honrado com as palavras de V. Exª.


Modelo1 5/17/242:35



Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/05/2010 - Página 18449