Discurso durante a 66ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da aprovação, hoje, da Declaração Conjunta da II Reunião Interparlamentar Brasil-México.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Registro da aprovação, hoje, da Declaração Conjunta da II Reunião Interparlamentar Brasil-México.
Publicação
Publicação no DSF de 06/05/2010 - Página 18457
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, DOCUMENTO, APROVAÇÃO, CONFERENCIA INTERPARLAMENTAR, PARTICIPAÇÃO, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, MEXICO, INFORMAÇÃO, DIRETRIZ, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, ESPECIFICAÇÃO, AUMENTO, DIALOGO, PROMOÇÃO, INTEGRAÇÃO, ECONOMIA, APERFEIÇOAMENTO, COOPERAÇÃO, SETOR, HIDROCARBONETO, COMBUSTIVEL ALTERNATIVO, MANUTENÇÃO, INTERCAMBIO, INFORMAÇÕES, PROGRAMA, COMBATE, POBREZA, AVALIAÇÃO, MELHORIA, INTERCAMBIO CIENTIFICO, ESFORÇO, RECONSTRUÇÃO, GOVERNO ESTRANGEIRO, HAITI.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Eu gostaria, se me permitir o Senador Paulo Paim...

            Acaba de ser aprovada, após inúmeras reuniões que aconteceram desde hoje de manhã, a Declaração Conjunta da II Reunião Interparlamentar Brasil-México, realizada no dia de hoje, em Brasília.

            Esse documento informa das diversas iniciativas que passarão a caracterizar as nossas relações a partir do Bicentenário da Independência do México, do Centenário da Revolução Mexicana, do Cinquentenário da Fundação de Brasília: intensificar o diálogo interparlamentar entre Brasil e México; promover o processo de integração econômica; explorar outros mecanismos de cooperação na área de biocombustíveis e hidrocarbonetos; avaliar os mecanismos para facilitar intercâmbio em matéria de ciência, tecnologia e telecomunicações; manter o intercâmbio de informações sobre os programas de combate à pobreza nos dois países e reafirmar a importância da perspectiva de gênero em sua aplicação; promover os esforços de unidade latino-americana e a aproximação com o Caribe, incluindo a criação da Comunidades de Estados Latino-Americanos e do Caribe; conclamar a manutenção de esforços para a reconstrução do Haiti, reconhecendo o trabalho das tropas brasileiras no Minustah e o papel da Grupo de Amigos do Haiti, do qual participa nosso País.

[...] contrários à associação indevida entre a migração irregular e a criminalidade. Rechaçamos especialmente a Lei do Estado do Arizona [...] [nos Estados Unidos] e a condenamos por considerá-la uma violação aos direitos humanos dos migrantes e requeremos sua derrogação.

Apelamos aos titulares dos Executivos dos dois países a eliminarem a necessidade de visto entre Brasil e México [...] [para haver] a livre circulação dos nossos cidadãos.

            E outras proposições que peço que sejam transcritas na íntegra.

            Então, em nome de ambas as delegações e cumprimentando o Senador Eduardo Azeredo, que presidiu os trabalhos, o Senador Navarrete e a Deputada Beatriz Paredes, que é Presidente do grupo, vamos agora acompanhá-los até o plenário da Câmara dos Deputados.

            Assim, Sr. Presidente, peço que seja transcrita na íntegra o documento aprovado por todos na conclusão de nossa reunião.

 

********************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************************

Matéria referida:

“II Reunião Interpalamentar Brasil-México”.


Modelo1 4/23/248:01



Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/05/2010 - Página 18457