Discurso durante a 67ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de congratulações ao Senador Jorge Yanai, que assume hoje o mandato de Senador da República, representando o Mato Grosso.

Autor
Jayme Campos (DEM - Democratas/MT)
Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Voto de congratulações ao Senador Jorge Yanai, que assume hoje o mandato de Senador da República, representando o Mato Grosso.
Publicação
Publicação no DSF de 07/05/2010 - Página 18715
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, POSSE, JORGE YANAI, SENADOR, CUMPRIMENTO, PRESENÇA, AUTORIDADE, FAMILIA, REGISTRO, PIONEIRO, FILHO, IMIGRANTE, PAIS ESTRANGEIRO, JAPÃO, MANDATO PARLAMENTAR, SENADO, COMPROVAÇÃO, PROCESSO, INTEGRAÇÃO, ELOGIO, VIDA PUBLICA, QUALIDADE, MEDICO, DEPUTADO ESTADUAL, POLITICO, PARTICIPAÇÃO, SUPLENCIA, JONAS PINHEIRO, EX SENADOR, LUTA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, ESTADO DE MATO GROSSO (MT).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. JAYME CAMPOS (DEM - MT. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador José Sarney; Srªs Senadoras, Srs. Senadores; meu valoroso companheiro e amigo Senador Jorge Yanai, que hoje assume este honroso cargo aqui no Senado Federal, quero iniciar minha fala saudando aqui meus amigos de Mato Grosso, especialmente os Deputados Estaduais José Domingos e Dilceu Dal’Bosco, como também o Deputado Federal William, o Embaixador Ken e os ex-prefeitos Geraldino Dal Maso, Toninho Contini, Nilson Leitão. Em nome dessas pessoas, cumprimento os demais convidados de Jorge Yanai, na tarde de hoje, para participar de sua posse nesta Casa.

            Sr. Presidente, serei breve, até porque eu não estava na ordem de inscrição, todavia pedi a palavra, para uma comunicação inadiável, para eu homenagear, desejar as boas-vindas ao ilustre amigo, meu irmão Dr. Jorge Yanai, que hoje certamente está coroando a sua carreira política, assumindo esse tão importante cargo de Senador da República do nosso Brasil.

            A posse do médico Jorge Yanai, nesta tarde, reveste-se de um simbolismo histórico e humano, pelo fato de ser ele o primeiro filho de imigrantes japoneses a tomar assento em uma cadeira do Senado Federal e descendente de uma família oriunda de Hiroshima, cidade vítima do primeiro holocausto nuclear durante a 2ª Guerra Mundial.

            É, portanto, motivo de celebração para a comunidade nipônica em nosso País, que completa, em junho de 2010, 102 anos de imigração. Digo mais: a investidura de Yanai nesta Casa significa o pleno amadurecimento do processo de integração nipo-brasileira, Sr. Presidente.

            Ao entrar neste plenário, na condição de Senador da República, Jorge Yanai refunda o próprio sentido da idéia de civilização, mostrando que a aliança sincera entre os dois povos resulta num mesmo sentimento de respeito às origens ancestrais e de amor extremo à nova pátria.

            Yanai é um homem que compreende sua gênese, mas sabe enxergar o futuro com a mesma devoção de quem admira o passado. Isso fez dele um dos pioneiros na ocupação do vasto território mato-grossense. Filho de imigrantes, ele próprio deixou o Paraná e migrou para o nosso Estado, seguindo a estrela que apontava para o desenvolvimento econômico e para a prosperidade pessoal.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, há trinta anos residindo no Município de Sinop, em Mato Grosso, esse médico formado na Escola de Medicina do Paraná, em 1972, fez da atividade política um desdobramento da militância social. Ele chegou à atividade pública em razão dos elevados serviços humanitários que presta à sua comunidade. Foi Deputado Estadual e, posteriormente, escolhido pelo saudoso Senador Jonas Pinheiro para compor sua chapa nas eleições de 2002. E não tenho dúvida alguma, meus caros e prezados amigos Deputado Dilceu, José Domingos, Nilson Leitão, Toninho, Contini e Jorge Yanai, de que Jonas Pinheiro hoje está concretizando o seu sonho. Recordo muito bem de que o Jonas Pinheiro sonhava em lhe dar, como Senador da República, a oportunidade de assumir aqui a cadeira nesta Casa. Portanto, hoje, lá do céu, o velho, querido e estimado amigo Jonas Pinheiro, não tenho dúvida alguma, está compartilhando, com todos nós aqui, a sua alegria e a sua felicidade.

            Na Assembleia Legislativa, quando Governador, tive em Yanai um inestimável parceiro na luta pelo desenvolvimento do norte de Mato Grosso. Tanto que foi de sua autoria o projeto de lei que permitiu a extensão da linha de transmissão de energia elétrica para a região, tirando aquela comunidade da escuridão e do abandono secular.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, acabo de encaminhar requerimento de Voto de Congratulações pela posse do Sr. Jorge Yanai, por se tratar do primeiro nissei a ocupar uma cadeira nesta Casa.

            Na oportunidade, venho manifestar a minha alegria com a posse do Senador Jorge Yanai e, na pessoa de sua genitora, Srª Ayako, que nos honra com sua presença neste plenário, quero estender meus cumprimentos a toda a sua família, bem como às centenas de milhares oriundos e descendentes da “Terra do Sol Nascente”. Saibam que a Nação brasileira carrega o sentimento de gratidão e respeito por todas as contribuições japonesas à formação ética de nosso povo, ao longo deste centenário de imigração.

            E, com a posse de Jorge Yanai, o Brasil fica um pouco mais japonês, e o Japão, um pouco mais brasileiro.

            Concluindo, Sr. Presidente, em rápidas palavras, digo que tive a honra, quando Governador, de ter Jorge Yanai como Deputado, brilhante Deputado, leal, amigo e que, de lá para cá, nunca nos abandonou. Muito pelo contrário: sempre esteve numa trincheira, sempre num partido político, o que fez dele hoje Senador da República, à medida que é um homem de retidão, de caráter invejável, um político sério e, acima de tudo, Mozarildo Cavalcanti, um exemplo de profissional da Medicina mato-grossense e brasileira.

            Por isso, companheiro Jorge Yanai, V. Exª tenha a certeza de que é bem-vindo a esta Casa. Juntos, Jayme Campos, Jorge Yanai e a companheira Senadora Serys Slhessarenko, estaremos aqui para defender os interesses de Mato Grosso, sobretudo, como V. Exª já deixou bem claro aqui, nas lutas por investimentos para melhorarmos a qualidade de vida do povo mato-grossense. Estaremos aqui, igualmente, para defender uma política justa em relação a uma melhor infraestrutura no campo da logística do transporte intermodal.

            Com a presença de V. Exª, eu não tenho dúvida alguma de que ganham o Mato Grosso e o Brasil, ganha também Sinop. E, quem diria, Dilceu Dal”Bosco, que Sinop teria essa oportunidade ímpar de ter ali um pioneiro, esse grande brasileiro, hoje, ocupando esta honrosa cadeira de Senador da República? É oportunidade para poucos, Jorge Yanai! E sobretudo a colônia japonesa, que, aqui no Brasil, tem mais de 100 anos, vive hoje este momento de alegria e de felicidade de ter aqui um nissei ocupando uma das cadeiras de Senador da República pelo Brasil.

            Parabéns a você, seja bem-vindo e que Deus abençoe esta sua nova missão.

            Muito obrigado, Sr. Presidente. (Palmas.)


Modelo1 5/19/249:03



Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/05/2010 - Página 18715