Discurso durante a 72ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com os estragos causados pela chuva na capital de Roraima, Boa Vista.

Autor
Augusto Botelho (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA.:
  • Preocupação com os estragos causados pela chuva na capital de Roraima, Boa Vista.
Publicação
Publicação no DSF de 14/05/2010 - Página 20490
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • GRAVIDADE, SUPERIORIDADE, CHUVA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE RORAIMA (RR), OCORRENCIA, INUNDAÇÃO, BAIRRO, DESTRUIÇÃO, VIDA PUBLICA, COMENTARIO, ATUAÇÃO, DEFESA CIVIL, BOMBEIRO, PEDIDO, POPULAÇÃO, PERMANENCIA, RESIDENCIA, MOBILIZAÇÃO, SOCIEDADE.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Obrigado Senador Mão Santa.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desde ontem, uma chuva forte tem causado estragos em Boa Vista, a capital do meu Estado. Mais de 80% da cidade foi atingida por alagamentos. Em menos de 12 horas, choveu em Roraima o esperado para chover em todo o mês maio.

            Foi uma chuva fortíssima, foi a chuva mais forte na capital, Boa Vista, dos últimos 14 anos. Em alguns bairros, o nível da água atingiu a cintura dos moradores. E nós devemos deixar bem claro que Boa Vista é uma cidade toda plana, tem poucas depressões. Então, o negócio foi sério.

            Estão usando até barcos, canoas para andarem dentro da cidade para transportar as família nos locais dos bairros mais prejudicados. E imensas crateras foram abertas na Avenida Ataíde Teive, onde havia um igarapé, cuja tubulação do canal era antiga. Essa tubulação não resistiu à chuva forte e cedeu fazendo uma cratera - como está nessa fotografia aqui -, lá, na minha cidade. E, num trecho mais acima, houve outra cratera. O maior é próximo da Av. Ataíde Teive, próximo da Terêncio Lima, onde passa o igarapé Mecejana; mas na Avenida Mario Homem de Melo com a Av. Bandeirantes, próximo ao Instituto Médico Legal, tem outra cratera; na Avenida Princesa Isabel, uma avenida de mão dupla que há lá, em frente ao SEST/SENAT há vários pontos de alagamento. Algumas aulas em algumas escolas foram suspensas.

            Centro e trinta homens da Defesa Civil e dos Bombeiros participam do trabalho de resgate das pessoas. Mas ainda não se sabe o número de vítimas ou de desabrigados.

            Devido às fortes chuvas, a Defesa Civil enviou um comunicado às rádios da capital, solicitando que os moradores não deixem as suas casas para evitar maiores transtornos no trânsito.

            Quero registrar essa tragédia, Senador Mão Santa, para mobilizar a população para que ela não saia de casa. Quem não foi atingido pelos alagamentos deve conhecer a situação terrível e disponibilizar ajuda a quem foi atingido.

            Tenho certeza de que os roraimenses terão forças para enfrentar esses problemas que essas fortes chuvas trouxeram para o nosso Estado.

            Era apenas isso que eu queria dizer, Senador Mão Santa.

            Lembrando que hoje é o dia de Nossa Senhora de Fátima, façamos um apelo para Nossa Senhora de Fátima nos proteja, de modo que não haja vítimas fatais nas enchentes que acontecem no meu Estado.


Modelo1 5/17/2412:34



Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/05/2010 - Página 20490