Discurso durante a 71ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem aos profissionais do setor de enfermagem, pela passagem do Dia do Enfermeiro, comemorado hoje. Protesto contra a exclusão do Estado de Roraima do Plano Nacional de Banda Larga.

Autor
Augusto Botelho (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Augusto Affonso Botelho Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. TELECOMUNICAÇÃO.:
  • Homenagem aos profissionais do setor de enfermagem, pela passagem do Dia do Enfermeiro, comemorado hoje. Protesto contra a exclusão do Estado de Roraima do Plano Nacional de Banda Larga.
Publicação
Publicação no DSF de 13/05/2010 - Página 20386
Assunto
Outros > HOMENAGEM. TELECOMUNICAÇÃO.
Indexação
  • HOMENAGEM, DIA, ENFERMEIRO, DETALHAMENTO, ORIGEM, DATA, ELOGIO, TRABALHADOR, ENFERMAGEM, IMPORTANCIA, SERVIÇO.
  • CRITICA, DECLARAÇÃO, COORDENADOR, PLANO NACIONAL, EXPANSÃO, INTERNET, SUPERIORIDADE, VELOCIDADE, EXCLUSÃO, ESTADO DE RORAIMA (RR), ALEGAÇÕES, IMPOSSIBILIDADE, IMPLANTAÇÃO, DIFICULDADE, ACESSO, DESCUMPRIMENTO, PRAZO, SUGESTÃO, UTILIZAÇÃO, LINHA DE TRANSMISSÃO, ENERGIA ELETRICA, LIGAÇÃO, REGIÃO, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, COBRANÇA, GOVERNO FEDERAL, ESTUDO, DIVERSIDADE, POSSIBILIDADE, INCLUSÃO, POPULAÇÃO, PROGRAMA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. AUGUSTO BOTELHO (Bloco/PT - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador) - Presidente Mão Santa, Srªs e Srs. Senadores, hoje tratarei de dois temas em minha fala.

            O primeiro deles é uma homenagem que quero fazer aos enfermeiros e enfermeiras, a toda a enfermagem, neste dia 12 de maio, o dia no Brasil dedicado aos que exercem a enfermagem.

            Quero fazer uma homenagem aqui do Senado a todos os membros da equipe de enfermagem do Brasil: auxiliares de enfermagem, técnicos e técnicas de enfermagem, enfermeiros e enfermeiras. principalmente aqueles profissionais que atuam nos hospitais, clínicas, nos postos e nas equipes de saúde da família também do meu querido Estado de Roraima.

            No ano de 1938, um decreto do Presidente Getúlio Vargas instituiu o dia 12 de maio como o Dia do Enfermeiro. A escolha da data se deu porque, nesse dia, nasceu Florence Nightingale, uma italiana filha de ingleses, a pessoa considerada a fundadora da enfermagem nos moldes em que conhecemos a enfermagem hoje em dia, Senador Mão Santa. Parabéns a todos e a todas que fazem da enfermagem um serviço primordial nas mais diversas áreas da saúde.

            Os meus votos são de muito sucesso aos anjos da guarda dos pacientes. É assim que gosto de chamar o pessoal da enfermagem dos hospitais, das clínicas: de anjos da guarda dos pacientes.

            O meu discurso também tratará hoje de um tema primordial para o desenvolvimento de Roraima e do Brasil como um todo: a inclusão digital dos nossos cidadãos.

            O Governo Federal lançou recentemente o Plano Nacional de Banda Larga, que promete universalizar o serviço de internet a baixo custo nos próximos quatro anos.

            Sr. Presidente Mão Santa, o que me motivou a subir aqui hoje nesta tribuna não foi só fazer um elogio a esse plano tão importante. Quero saber o motivo pelo qual o Estado de Roraima, o meu Estado, não participará desse importante plano de inclusão digital.

            A informação foi dada pelo Sr. Cezar Alvarez, coordenador do Programa de Inclusão Digital do Governo, ao site de notícias G1.

            Afinal, Roraima é ou não parte do Brasil, Sr. Coordenador? Por que o meu Estado não merece ser contemplado nesse Plano Nacional de Banda Larga? Não aceitaremos isso! É preciso encontrar uma alternativa.

            Segundo o Sr. Cezar Alvarez, não será possível expandir o serviço para Roraima até 2014, prazo apresentado para a implementação da banda larga em todos os outros Estados do País, porque o acesso ao Estado é muito difícil. Sim, concordo. Realmente, o acesso é difícil, mas precisamos e temos o direito de ser incluídos no plano de inclusão digital via banda larga, mesmo que, a princípio, seja via Venezuela, aproveitando uma ligação por fibra ótica que temos com aquele país e que já está iluminada pela OI.

            Atualmente, a OI tem mais de mil ligações na nossa capital, por meio de fibra ótica, à internet de banda larga. O Governo Federal tem a obrigação de verificar a possibilidade de aproveitar o mesmo caminho, que pertence à Eletrobras, para fazer chegar a internet de alta velocidade a baixo custo à casa dos roraimenses, Sr. Presidente Mão Santa. A OI já está estendendo a fibra ótica de Boa Vista até Manaus. Existem várias frentes de trabalho. Existem mais de dez máquinas especiais que abrem a vala e enterram a fibra ótica, trabalhando nesse sentido.

            Nós, roraimenses, não admitiremos ficar fora desse importante programa do Governo Federal. Vou conversar e negociar com os dirigentes do programa as alternativas viáveis para também atendermos Roraima no Plano Nacional de Banda Larga. O Governo sabe que é possível seguir esse caminho e não pode deixar Roraima fora desse plano.

            O Secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Sr. Rogério Santanna, sabe da possibilidade de implementarmos banda larga em Roraima, utilizando os cabos de fibra ótica da Venezuela. Na mesma matéria onde o Cezar Alvarez diz que Roraima não será incluída no Plano Nacional de Banda Larga, Santanna declara que é do conhecimento do Governo Federal que Roraima é abastecida por uma linha de energia elétrica da Venezuela, e existe um acordo entre os Governos do Brasil e da Venezuela. Nós, o Brasil, compramos parte da energia da Venezuela para usar em Boa Vista. E usar essa fibra ótica pela Venezuela é uma possibilidade.

            Então, Sr. Presidente Mão Santa, o que eu quero é um compromisso do Governo Federal de que vai estudar todas as possibilidades possíveis antes de anunciar publicamente que Roraima ficará fora do Plano Nacional de Banda Larga. Não aceito que meu Estado seja alijado de tão importante programa de inclusão social do Governo Federal.

            Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Modelo1 5/17/242:10



Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/05/2010 - Página 20386