Discurso durante a 71ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à Embrapa por ocasião da passagem de seus 37 anos de existência.

Autor
Patrícia Saboya (PDT - Partido Democrático Trabalhista/CE)
Nome completo: Patrícia Lúcia Saboya Ferreira Gomes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA AGRICOLA.:
  • Homenagem à Embrapa por ocasião da passagem de seus 37 anos de existência.
Publicação
Publicação no DSF de 13/05/2010 - Página 20429
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), ELOGIO, TRABALHO, AMPLIAÇÃO, CONHECIMENTO, SOLO, CLIMA, RECURSOS NATURAIS, ATIVIDADE AGRICOLA, DESENVOLVIMENTO TECNOLOGICO, PRODUÇÃO, AUMENTO, PRODUTIVIDADE, MELHORIA, QUALIDADE, AGREGAÇÃO, VALOR, PROMOÇÃO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, ESPECIFICAÇÃO, CULTIVO, SOJA, CERRADO, SAUDAÇÃO, EXTENSÃO, PRESENÇA, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ESTADO DO TOCANTINS (TO), ESTADO DO MARANHÃO (MA), MODERNIZAÇÃO, CENTRO DE PESQUISA, CAPITAL FEDERAL, CONTINUAÇÃO, INVESTIMENTO, PESQUISA, MELHORAMENTO, AGRICULTURA, BRASIL.
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, SOLENIDADE, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), RECEBIMENTO, PREMIO, ASSINATURA, LIBERAÇÃO, RECURSOS, PROGRAMA, ACELERAÇÃO, CRESCIMENTO, CRIAÇÃO, BIBLIOTECA, ATENDIMENTO, DEMANDA, MUNICIPIOS, CELEBRAÇÃO, ACORDO, COOPERAÇÃO, MINISTERIO DA CIENCIA E TECNOLOGIA (MCT), MINISTERIO, PESCA, AGRICULTURA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            A SRª PATRÍCIA SABOYA (PDT - CE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a liderança que o Brasil ocupa hoje na chamada agricultura tropical vem sendo, corretamente, atribuída à capacidade de inovação tecnológica demonstrada pelo país. Essa conquista, reconhecida internacionalmente, deve-se antes de mais nada ao trabalho da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura. A Embrapa acaba de comemorar 37 anos de existência, completados no dia 26 de abril.

            O trabalho de pesquisa conduzido pela empresa e por instituições parceiras que formam o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária transformou a agricultura brasileira. Ampliou o conhecimento sobre solo, clima, recursos naturais e técnicas agrícolas, desenvolvendo tecnologias capazes de revolucionar os padrões de produção. Foi assim que, nas últimas quatro décadas, conseguiu-se o incremento acelerado da produtividade, a redução dos preços, a melhoria da qualidade dos produtos agrícolas e a agregação de mais valor à produção. Novas tecnologias foram disseminadas e sistemas de produção sustentáveis, visando ao equilíbrio econômico, social e ambiental do país, recomendados. O Brasil tornou-se o principal exportador de uma série de produtos agropecuários de grande importância, o que impulsionou o crescimento do país nos últimos anos. Mais importante ainda, elevou de forma significativa a produção de alimentos para o mercado interno.

            O sucesso da contribuição da pesquisa agropecuária para o Brasil pode ser exemplificado pela expansão da cultura da soja nos cerrados, que hoje respondem por mais de 60 por cento da produção nacional do grão, pela adaptação de fruteiras de clima temperado a regiões semi áridas, pela obtenção de cultivares e de raças animais mais resistentes a doenças e a condições adversas de clima e solo e mais adequadas a diferentes sistemas de produção. Conseguiu-se ainda desenvolver sementes imunes a pragas, assim como plantas e raças mais produtivas; descobrir insumos biológicos que reduziram o uso de produtos químicos nas lavouras e garantir o aproveitamento sustentável de plantas exóticas e nativas, além de se obter produtos alimentícios de maior qualidade nutricional.

            Aos 37 anos, a empresa empreende esforços para atualizar e adequar áreas estratégicas, como a de pesquisa, de transferência de tecnologia e de gestão administrativa, ao próprio crescimento da importância da instituição nos cenários nacional e internacional. A empresa amplia sua atuação no exterior, tanto em países em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos, transferindo conhecimentos e acompanhando os avanços na ciência. No cenário nacional, estendeu sua presença aos estados do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão e inaugura, neste mês de Maio, um novo centro em Brasília, destinado a estudos e treinamentos em agricultura tropical. Investe cada vez mais em centros de pesquisa de agricultura tropical

            Entre suas prioridades para este ano elegeu o fortalecimento das pesquisas na área de recursos genéticos vegetais, parte da biodiversidade que apresenta valor real ou potencial para a humanidade. O conhecimento dos recursos genéticos exóticos e nativos e sua associação a técnicas de melhoramento garantiram o êxito dos programas que mudaram o desenho da agricultura no Brasil. Serão investidos R$ 20 milhões em ações que visem a conservação e o uso sustentável dos recursos genéticos, incluindo os nativos do Brasil, país, que detém um dos maiores patrimônios biológicos do mundo.

            Durante a solenidade que comemorou os 37 anos, foi realizada a entrega do Prêmio Frederico de Menezes Veiga; a assinatura de liberação dos recursos 2010 do PAC Embrapa para as Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas); a disponibilização de minibibliotecas (kit composto por publicações impressas e programas em vídeo, personalizado para atender as demandas locais por informações tecnológicas); e acordo de cooperação com o Ministério da Ciência e Tecnologia e protocolo de intenções com o Ministério da Pesca e Aquicultura.

            Desejo aqui não apenas registrar o aniversário da Embrapa, mas também os importantes êxitos acumulados em toda a sua existência, influenciando de forma extremamente positiva a economia do país e a qualidade de vida dos brasileiros. Manifesto ainda minha convicção de que esse excelente trabalho prosseguirá, garantindo a todos um futuro melhor.


Modelo1 4/28/2410:14



Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/05/2010 - Página 20429