Discurso durante a 74ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Relato da agenda cumprida por S.Exa., no último fim-de-semana, em viagem ao Estado do Piauí.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Relato da agenda cumprida por S.Exa., no último fim-de-semana, em viagem ao Estado do Piauí.
Publicação
Publicação no DSF de 18/05/2010 - Página 21591
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • REGISTRO, VISITA, ORADOR, MUNICIPIOS, DIRCEU ARCOVERDE (PI), BOM JESUS (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), PARTICIPAÇÃO, FESTA, HOMENAGEM, SANTO PADROEIRO, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO, DEPUTADO ESTADUAL, PRESENÇA, PREFEITO, EX PREFEITO, VEREADOR, AUTORIDADE.
  • IMPORTANCIA, ESFORÇO, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, MELHORIA, INFRAESTRUTURA, REGIÃO, CRITICA, EX GOVERNADOR, AUSENCIA, CONTINUAÇÃO, OBRAS, ELETRIFICAÇÃO, RECUPERAÇÃO, CONSTRUÇÃO, RODOVIA, APOIO, ESCOAMENTO, SOJA, MUNICIPIO, BOM JESUS (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), FALTA, INVESTIMENTO, CAMPUS AVANÇADO, UNIVERSIDADE ESTADUAL, CONTRATAÇÃO, EMPRESA, PARTICIPAÇÃO, ATO ILICITO, SUPERIORIDADE, VALOR, ALUGUEL, VEICULOS, UTILIZAÇÃO, FUNDOS PUBLICOS, FINANCIAMENTO, FESTA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), DESVIO, RECURSOS, SAUDE PUBLICA, PREJUIZO, AQUISIÇÃO, MEDICAMENTOS, DEFESA, APURAÇÃO, IRREGULARIDADE.
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, MUNICIPIO, BOM JESUS (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), FEIRA AGROPECUARIA, INCENTIVO, ATIVIDADE AGROPECUARIA, REGIÃO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero ocupar hoje esta tribuna para falar um pouco das andanças por mim realizadas em alguns Municípios do Piauí neste final de semana.

            Falei rapidamente sobre minha ida, na quarta-feira, a Dirceu Arcoverde, onde participamos dos festejos em homenagem a Nossa Senhora de Fátima. Lá, tivemos a oportunidade de ser recebidos, de maneira muito acolhedora, pelo Prefeito Silvio e sua esposa, por seus amigos que se faziam presentes e também pela primeira-dama, Dona Jussara. Encontramos alguns amigos, como o Prefeito Lapinha, de São Braz; João Melancia, de Várzea Branca; Mazinho, de São Lourenço; o ex-Prefeito de Várzea Branca, Zé Carlos; o ex-Prefeito Chiquinho, de Dirceu Arcoverde; Vereadores e o Prefeito Miguel Neto, de Fartura, que também estava presente. Foi uma festa muito acolhedora.

            Participamos, inicialmente, de uma missa presidida pelo Padre Emanuel e fiquei deveras impressionado com a maneira como aquele ato católico foi comandado por um padre jovem, de cultura profunda e que tem uma empatia com seus fieis realmente comovedora. Quero aproveitar aqui para agradecer a acolhida com que fomos recebidos naquele Município.

            Depois, na sexta-feira, nós fomos a Bom Jesus do Gurgueia. Sr. Presidente, Bom Jesus é hoje um dos maiores polos econômicos do Estado do Piauí. É exatamente em Bom Jesus que há a maior concentração de produtores de grãos, tendo como carro-chefe a soja. Lá, acompanho, desde o início, a luta que famílias do sul do País - gaúchos, paranaenses, catarinenses, mato-grossenses - empreenderam no sentido de desenvolver aquele Município e aquela região.

            Tivemos a acolhida dos ex-Prefeitos Ademar Benvindo, meu amigo de muitos anos, e Marcos Elvas, que coordenou o encontro, o Elvinha; do ex-Prefeito Renato Parente; do ex-Prefeito de Cristiano Castro João Falcão. Fomos recebidos na Serra do Quilombo, um espetáculo que precisa ser visto, meu caro Senador Jefferson Praia.

            Quando Líder do Governo Fernando Henrique, consegui que colocassem 70 quilômetros de eletrificação para beneficiar aquela área. Fiquei surpreso porque deixamos recursos para mais 30 quilômetros e, sete anos e meio após esse fato, nada mais foi realizado ali, naquela região.

            Participamos de um churrasco na casa da família Bordignon, que tem como chefe o Valmir, também um dos pioneiros. Estavam presentes também membros da família Manganelli. São gaúchos, alguns que vieram direto do Rio Grande do Sul, outros que passaram pelo Mato Grosso e que hoje ajudam no desenvolvimento daquela região.

            Fiquei profundamente triste com o que vi. A estrada Transcerrados, que foi definida na gestão Fernando Henrique, dentro do Programa Acelera Brasil, encontra-se na mesma. Todo ano prometida pelo ex-Governador, não foi feito absolutamente nada. E aquela estrada é fundamental para o desenvolvimento da região, porque, com ela pronta, nós teremos a facilidade do escoamento de soja e de grãos produzidos naquela região. No período da safra, coincidente com o inverno, temos um volume muito grande de caminhões que atolam, o que faz com que haja não só demora, atraso, mas também o encarecimento do frete. Lamento, mas é uma realidade. Infelizmente, é uma realidade que deve entristecer e frustrar todos os produtores daquela região.

            Na cidade de Bom Jesus, nós tivemos a oportunidade de visitar o campus da Uespi e o da Universidade Federal do Piauí. O campus da Uespi, funcionando de maneira tímida, com apenas três cursos. Infelizmente, o ex-Governador do Estado permitiu que a administração derivasse para o apadrinhamento político, e o campus da Uespi não está como nós gostaríamos que estivesse. Mas o campus da Universidade Federal do Piauí, não, esse é um encanto. Há um trabalho fantástico do reitor Luiz Júnior, que iniciou a sua implantação. Nós estivemos lá: há mais de 1,6 mil alunos em vários cursos, todos voltados para o campo, para a produção. Resta inaugurado o restaurante dos estudantes, e é comovente ver aquela juventude toda naquela região, que se transforma também num polo de ensino.

            Fiquei triste também com o que vi. Volto a cobrar da Polícia Federal do Piauí uma solução para o caso Emgerpi. Se eles estão com dificuldades de ver algumas obras da Emgerpi, basta ir ao campus da Uespi, em Bom Jesus, ou, então, na construção de uma quadra de esportes prometida para Palmeira do Piauí. Essa empresa é objeto de um dos maiores escândalos que já aconteceu no Piauí, com relação a desvio de recursos. Os recursos foram desviados, há um inquérito instaurado, que se encontra paralisado.

         Quero deixar aqui os meus pedidos de desculpas - mas os motivos foram já justificados -, por não ter podido ir a Curimatá, onde o ex-Prefeito Valdeci, de Curimatá, e o Miguelão, de Parnaguá, estavam lá aguardando-nos. Mas o ex-Prefeito de Teresina e pré-candidato nosso, Silvio Mendes, esteve por lá, na companhia do Deputado Edson Ferreira e do Deputado Luciano Nunes, como também estiveram em Simplício Mendes, onde foram recebidos pelo Eli Moura Fé, pelo Felipe e por vários amigos. Perdi, também, para tristeza minha, o encontro em Santa Rita, onde estava o ex-Prefeito Régis, por quem tenho um grande apreço, aliás, uma amizade iniciada já com seu pai.

            Mas nós tivemos, no domingo, uma festa diferente, um ponto alto. Aliás, não era uma festa política, era uma confraternização. Foram comemorados, em São João do Piauí, os 50 anos do Deputado Roncalli Paulo, de uma tradicional família piauiense. É um Deputado atuante, combativo, corajoso, determinado e que mostrou seu prestígio, levando à sua cidade vários Deputados Estaduais. A grande maioria dos Deputados Estaduais... Até não vou citar nomes aqui, para não cometer injustiças. Mas todos os presentes compareceram à missa que foi celebrada. Depois, ele ofereceu, em um ambiente fechado no recinto da Associação Atlética Banco do Brasil, um churrasco, uma confraternização.

            E aí tive a oportunidade de rever alguns amigos, como o ex-Prefeito e atual Vice-Prefeito de Jurema, o Valdomiro; o Vice-Prefeito Tercílio; o Neto, novamente, de Fartura; o Agapito, de Capitão Gervásio Oliveira; Nonato, de Lagoa do Barro; Gilson, de Pedro Laurentino... O grande problema é que se começa a citar nomes, e aí... O Heitor, de São Francisco... Eu não quero cometer injustiça, mas vou tentar lembrar-me da maioria das pessoas que tive a oportunidade de ver. Pereca, de Canto do Buriti; Rosinha, de Campo Alegre do Fidalgo; Marconi, de Caracol. Enfim, vários e vários prefeitos, chefes políticos, lideranças estavam lá presentes. Realmente, uma confraternização cujo registro faço questão de registrar.

            Lamento as péssimas condições... Embora eu não tenha ido de carro, mas as pessoas que chegaram a São João do Piauí se queixavam das péssimas condições da estrada que liga Oeiras a Simplício Mendes. Outra obra cuja recuperação também foi prometida há muito tempo. Ela vem sendo levada de barriga. O Governador todo ano prometia, todo ano colocava no orçamento. Aliás, o grande tema de todos os prefeitos e ex-prefeitos, onde quer que eu ande no Piauí, mas, de uma maneira muito especial, no sul do Estado, são as obras prometidas e as obras não realizadas. As promessas feitas aos prefeitos, a palavra empenhada: uma escola ali, um hospital acolá, um convênio para isso... Nada, nada, nada realizado.

            Outra coisa que choca muito, Senador Jefferson Praia, é o escândalo envolvendo o aluguel de veículos no Piauí: R$5 milhões por mês. Imagine um Estado como o Estado do Piauí pagar R$5 milhões todo mês por esses carros de luxo - esses carros de cabine dupla, bonitos. Não é carro de serviço, não são os carros chamados de mil cilindradas, não; são carros possantes. Pensem em carro bonito! Até quando o PT fez a comemoração de seus 30 anos, todo mundo estranhava a quantidade de caminhonetas que acompanhavam aquelas caravanas com as bandeiras tradicionais, mas hoje está esclarecido: era festa feita com recursos públicos, com carros alugados. Isso é um assunto que está sendo... Inclusive, quero, mais uma vez, fazer justiça ao Governador que assumiu, pois acabou com isso. Sei até que tem alguns dirigentes do PT que não estão satisfeitos com a atitude, mas ele teve a coragem.

            Outro fato que se comenta muito lá é o de desvio de recursos. Isso aí é criminoso! Senador Suplicy, que está presente inclusive - já que ele é membro do Partido dos Trabalhadores -, o dinheiro dos remédios para doentes excepcionais, casos excepcionais, como transplantados ou portadores de doenças renais, esse dinheiro não chegou à destinação, foi desviado. O Presidente da Associação fez uma denúncia pública, e é preciso que haja apuração, até porque pessoas vieram a falecer pela falta do medicamento.

            Faço esse registro com muito pesar, porque acho que o desvio de recursos públicos não pode acontecer em nenhuma hipótese, principalmente quando vidas estão em risco. E esse fato merece ser apurado e as pessoas punidas exemplarmente.

            Mas, falando de Bom Jesus, e para finalizar, Sr. Presidente, quero anunciar com muita alegria que agora, salvo engano, de 23 a 26 de junho, vai ser realizado, no Município de Bom Jesus, o Piauí Agroshow. Já se colocou aqui boné do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, que invade o campo e que destrói. Peço permissão a V. Exª para colocar o boné do Piauí Agroshow. Esse, não; esse produz; esse é feito por homens que trabalham, por gente do agronegócio. Com certeza, iremos trazer grandes benefícios para a agricultura e para a agropecuária do Estado do Piauí.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 4/26/241:49



Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/05/2010 - Página 21591