Discurso durante a 70ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Informa a instalação de uma subcomissão para acompanhamento da implantação da Hidroelétrica Belo Monte.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ENERGETICA.:
  • Informa a instalação de uma subcomissão para acompanhamento da implantação da Hidroelétrica Belo Monte.
Aparteantes
Arthur Virgílio.
Publicação
Publicação no DSF de 12/05/2010 - Página 19871
Assunto
Outros > POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • REGISTRO, APROVAÇÃO, COMISSÃO, MEIO AMBIENTE, SENADO, REQUERIMENTO, CRIAÇÃO, SUBCOMISSÃO, ACOMPANHAMENTO, IMPLANTAÇÃO, USINA HIDROELETRICA, ESTADO DO PARA (PA), PRESIDENCIA, ORADOR, DELCIDIO DO AMARAL, SENADOR, RELATOR, ELOGIO, EXPERIENCIA, ENGENHARIA, BARRAGEM, USINA, ANUNCIO, AUDIENCIA PUBLICA, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB), CONCLAMAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, SOCIEDADE, APERFEIÇOAMENTO, PROJETO.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente, eu pedi pela ordem para fazer um anúncio da maior importância para o Brasil. O Senador Arthur Virgílio há pouco tocou num assunto que é da construção da Hidrelétrica de Belo Monte. Aprovamos semana passada requerimento de minha autoria, criando, na Comissão de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle do Senado Federal, uma subcomissão de acompanhamento da implantação, Senador Arthur Virgílio, da Hidrelétrica de Belo Monte, desde a fase pós-leilão até a colocação em marcha da hidrelétrica. E hoje fizemos a implantação da subcomissão, composta de cinco Senadores titulares e cinco suplentes. E os membros da comissão fizeram o obséquio, a gentileza, a delicadeza de, por ter sido o autor do requerimento, eleger-me para presidir essa subcomissão.

            O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - Permite-me, Senador.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Pois não, Senador Arthur Virgílio

            O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - Para dizer que fico feliz de V.Exª ter sido escolhido - ninguém melhor do que V. Exª para presidir essa subcomissão - e dizer que, lendo o jornal da Câmara outro dia, eu me deparei com um artigo de um Deputado do seu Estado do nosso Partido, Nilson Pinto. Um primor de artigo, que para mim me esclareceu em relação a Belo Monte, me esclareceu. Fiquei absolutamente encantado com o que li. Linguagem objetiva, realista, de alguém que quer a usina e que quer a usina construída com correção. Queria, através do seu pronunciamento, mandar aqui as minhas homenagens ao Deputado Nilson Pinto, dizendo que, inclusive, estou com um artigo no meu gabinete que pretendo, junto com V. Exª, com o Senador Mário Couto e certamente com o Senador Nery, pedir as inscrição nos Anais da Casa. O Deputado merece essa homenagem nossa. Muito clarividente.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Com certeza, a grandeza Senador. Agradeço o aparte de V. Exª que traz ao conhecimento do Senado a atuação do Deputado Nilson Pinto.

            Deputado Nilson Pinto foi Reitor da Universidade Federal do Pará, é um pesquisador e está no seu quarto mandato. Então tem conhecimento para poder fazer, como V. Exª disse, esse artigo, que eu conheço e que merece ser incluído nos Anais do Senado.

            Mas, Senador Mão Santa, como Vice-Presidente dessa subcomissão, foi eleito o Senador Renato Casagrande, e eu como Presidente, regimentalmente pude escolher entre os membros da comissão o relator. E não poderia deixar de escolher, para que V. Exª vejam que a comissão é suprapartidária é para ajudar na implantação, ajudar o Pará, a população, Senador Mário Couto, daqueles Municípios que serão atingidos pela implantação da barragem, que é necessária e tem que ser feita. Mas é preciso também que se apóie as ações mitigadoras da população, dos Municípios e do Estado do Pará.

            E eu convidei o Senador Delcídio Amaral para ser o relator, que aceitou a missão. O Senador Delcídio Amaral é um barrageiro. É um engenheiro com especialização em barragem e foi o primeiro gerente da implantação da hidrelétrica de Tucuruí. Eu sempre digo que o Senador Delcídio Amaral é paraense de coração, tem raízes profundas no nosso Estado.

            E fazem parte da subcomissão de acompanhamento da hidrelétrica de Belo Monte os Senadores César Borges, Jayme Campos, Romero Jucá, Jefferson Praia, Valdir Raupp, Mário Couto, do Pará, e Kátia Abreu.

            Eu tenho certeza absoluta, Senador Mão Santa, Senador Eduardo Azeredo, V. Exª que, pacientemente, aguarda terminar esse “pela ordem”, mas como o Senador Mão Santa disse que nós estamos em vigília aqui, eu espero que o projeto seja encaminhado da Câmara o mais breve possível, porque senão nós vamos ficar falando aqui a noite toda. E o Senador Mão Santa vai presidir a sessão. Eu tenho quatro discursos aqui para fazer, Senador Mão Santa. Se V. Exª me permitir e os aposentados aí aguentarem, eu sei que aguentam, nós vamos ficar aqui.(Palmas)

            Então, Senador Mão Santa, amanhã pela manhã, Senador Azeredo, nós vamos ter a primeira reunião de trabalho da Subcomissão para aprovar a proposta do plano de trabalho. Vamos chamar a Eletrobrás, o Ministério Público, o TCU, OAB. Nós queremos que a sociedade participe, Senador Mário Couto, para que, ao final, Senador Mário Couto, na inauguração de Belo Monte, Belo Monte seja um exemplo para o mundo, Senador Flávio Arns. V. Exª que também é um defensor das causas dos mais desvalidos - e aí também incluo os nossos aposentados - também não arredam o pé do Plenário aguardando a chegada do projeto. Parabéns a V. Exª. O povo do Paraná há de reconhecer o trabalho que V. Exª tão bem exerce aqui representando aquele Estado, com competência, com honradez e com dedicação.

            E, Senador Mão Santa, eu poderia deixar o meu amigo e companheiro Senador Eduardo Azeredo, que caminha pela manhã durante uma hora e meia, ficar aqui, já que ele é defensor desta causa, é defensor das duas causas, da implantação de Belo Monte e dos aposentados também. Então, como ele vai falar agora por duas horas e eu vou aprender por duas horas o que ele vai falar, eu encerro o “pela ordem”, agradecendo a V. Exª, Presidente Mão Santa, e a V. Exª, Senador Eduardo Azeredo, cujo pronunciamento estarei atentamente ouvindo a partir de agora.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/05/2010 - Página 19871