Discurso durante a 75ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apresentação de voto de pesar pelo falecimento do empresário Anísio Tormena, ocorrido no Paraná.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Apresentação de voto de pesar pelo falecimento do empresário Anísio Tormena, ocorrido no Paraná.
Publicação
Publicação no DSF de 19/05/2010 - Página 21763
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EMPRESARIO, ESTADO DO PARANA (PR), PRESIDENTE, SINDICATO, PRODUTOR, ALCOOL, AÇUCAR, Biodiesel, DIRETOR, COOPERATIVA AGRICOLA, CANA DE AÇUCAR, VITIMA, ACIDENTE DE TRANSITO, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, encaminho à Mesa um requerimento propondo voto de pesar a um grande amigo que faleceu nessa madrugada, no Paraná, vítima de acidente automobilístico.

            Trata-se de Anísio Tormena, uma figura popular no Estado, um líder, um representante classista de muita eficiência e abrangência, inclusive nacional, porque lidera o setor sucroalcooleiro do Paraná com participação ativa nos embates nacionais nessa área importante da nossa economia, que vem alcançando grande avanço.

            Ele presidiu a Associação de Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar) durante vários anos, acumulando esse cargo com a Presidência do Sindicato dos Produtores de Álcool do Paraná, do Sindicato dos Produtores de Açúcar do Paraná e do Sindicato dos Produtores de Bioenergia do Paraná. Era Diretor também da Cooperativa Agrícola Regional de Produtores de Cana, no Paraná. Foi conduzido ao cargo de Coordenador do Fórum Nacional Bioenergético, que congrega 19 Estados produtores de Álcool.

            Com militância política, sempre estivemos juntos politicamente. Fui Governador num tempo em que Anísio Tormena administrava seu Município de Paraíso do Norte, no noroeste do Paraná. Ele chegou com sua família na década de 50 ao nosso Estado e formou-se em História, mas fez uma opção pela atividade agrícola, exercitando também a atividade política durante um bom tempo, com larga influência, especialmente na sua região.

            Perco um grande amigo, e o Paraná perde uma liderança. Os nossos sentimentos e a solidariedade irrestrita à sua família e a seus amigos.


Modelo1 5/6/243:58



Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/05/2010 - Página 21763