Fala da Presidência durante a 72ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Leitura do artigo do Diário do Povo, intitulado "Associação Defende Auditoria na Saúde".

Autor
Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SAUDE. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Leitura do artigo do Diário do Povo, intitulado "Associação Defende Auditoria na Saúde".
Publicação
Publicação no DSF de 14/05/2010 - Página 20689
Assunto
Outros > SAUDE. ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • ATENDIMENTO, CLASSE PROFISSIONAL, MEDICO, LEITURA, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, DIARIO DO POVO, ESTADO DO PIAUI (PI), DECISÃO, ENTIDADE, PACIENTE, NEFROPATIA GRAVE, APRESENTAÇÃO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), DENUNCIA, NEGLIGENCIA, SECRETARIA DE ESTADO, SUPERIORIDADE, NUMERO, VITIMA, DOENÇA CRONICA, PEDIDO, AUDITORIA, OCORRENCIA, MORTE, FALTA, MEDICAMENTOS, INADIMPLENCIA, LABORATORIO, SUSPEIÇÃO, CORRUPÇÃO, DESVIO, FUNDOS PUBLICOS.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Após brilhante pronunciamento do Senador Neuto De Conto, um homem de visão, fazendo uma advertência ao País, a todos os poderes responsáveis pela riqueza, sobre o desenvolvimento do turismo no nosso País, com perspectivas invejáveis.

            Antes de encerrar esta sessão, temos aqui um e-mail que recebemos da classe médica do Piauí, solicitando que lêssemos um artigo do jornal O Diário do Povo, um jornal livre, independente, do empresário Damásio, publicado hoje, sob o título: “Associação Defende Auditoria na Saúde”.

            Aquilo que dizíamos e dissemos aqui: o Governo do PT no Piauí foi um tripé formado pela mentira, a corrupção e a incompetência.

Associação defende auditoria na Saúde

O presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados do Piauí, Osias Lima, denunciou que a Secretaria de Saúde do Piauí deixou de atender mais de 14 mil pacientes crônicos do Estado por mais de 260 dias do ano de 2009. Ele disse que a denúncia foi encaminhada ao Ministério da Saúde para que seja feita uma auditoria. Segundo ele, Osias Lima, até o momento, ocorreram 13 mortes no Piauí, em consequência da falta de medicamentos. O Piauí está inadimplente com os laboratórios, que não fornecem mais medicamentos sem que seja efetuado o pagamento antecipado segundo informações de Osias Lima.

‘Se há uma máfia, se a culpa é do laboratório, se houver superfaturamento, o Ministério da Saúde precisa saber e precisa fazer auditoria. Eu não sei para onde foi o repasse mensal que o Ministério é obrigado a mandar e manda. Só sei que, na maioria dos meses, os remédios não foram comprados. A Polícia Federal, o Ministério Público Federal têm que investigar. Eu vou provocar isso’, declarou Osias Lima, durante entrevista ao vivo na TV Cidade. Osias Lima é o presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados do Piauí.

Osias Lima informou que, em 2009, morreram 11 pessoas; este ano, já foram 2, por falta de uso contínuo dos medicamentos.

Ele explicou que o atual Secretário de Saúde, Telmo Mesquita, tentou pegar os medicamentos em outros Estados, mas não foi possível. ‘Os R$4,5 milhões que o Ministério manda para comprar esses medicamentos não estavam no cofre quando o Dr. Telmo chegou para assumir a Secretaria’, afirmou.

Pelas contas do Presidente da Associação, foram 16 meses sem medicamentos. Osias Lima informou ainda que vai processar o ex-Secretário de Saúde, Deputado Assis Carvalho, do Partido dos Trabalhadores, por declarações que ele teria dado e chamando-o de “maconheiro”.

‘Fico preocupado quando vejo o ex-Secretário dizendo que a culpa é dos laboratórios. Se os laboratórios têm responsabilidade eu não sei. O que queremos saber é onde está o dinheiro que vem sendo enviado sistematicamente pelo Ministério de Saúde’, questionou Osias Lima alegando que existe uma dívida do Estado com os fornecedores o que impede o repasse de medicamentos.

‘Estamos lutando pelo nosso direito de viver. Estou há quatro meses sem tomar medicamentos e posso morrer’, finalizou o Presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados do Piauí, Sr. Osias Lima.

            É o que o jornalista piauiense Deoclécio Dantas dizia “é uma lástima”. Lamentamos essa ocorrência e esperamos que S. Exª o Presidente da República minimize o sofrimento do povo do Piauí.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/05/2010 - Página 20689