Discurso durante a 83ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Celebração do Dia Nacional da Defensoria Pública.

Autor
Rosalba Ciarlini (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: Rosalba Ciarlini Rosado
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ESTADO DEMOCRATICO.:
  • Celebração do Dia Nacional da Defensoria Pública.
Publicação
Publicação no DSF de 26/05/2010 - Página 23263
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ESTADO DEMOCRATICO.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, PRESENÇA, AUTORIDADE, HOMENAGEM, DIA NACIONAL, DEFENSORIA PUBLICA, IMPORTANCIA, FUNÇÃO, INCLUSÃO, CIDADANIA, POPULAÇÃO, BAIXA RENDA, CONSCIENTIZAÇÃO, RESPEITO, DIREITOS, DEMOCRACIA, ACESSO, JUSTIÇA, DEFESA, REFORÇO, AMPLIAÇÃO, QUADRO DE PESSOAL, DEFENSOR PUBLICO, EXPANSÃO, ATENDIMENTO, TOTAL, MUNICIPIOS.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


           A SRª ROSALBA CIARLINI (DEM - RN. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, eu gostaria, inicialmente, de cumprimentar o Senador Valadares, que, com a sua proposição, nos deu esta oportunidade de, neste dia, estar aqui reverenciando, homenageando e apoiando esse trabalho magnífico realizado pelas Defensorias Públicas no Brasil.

           Quero cumprimentar o Exmº Sr. Defensor Público-Geral da União, Exmº Sr. José Rômulo Plácido Sales; o Presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos, Dr. André Luís Machado de Castro, e, em seus nomes, todos os que compõem a Mesa sem esquecer a presença da Drª Mariana Lobo, Vice-Presidente da Associação dos Defensores Públicos. Não podemos esquecer a presença nessa atividade da mulher, que, com certeza, vem com muita garra e disposição, mas sem nunca perder a ternura.

           São poucas palavras. Na realidade, muitos oradores que me antecederam já disseram o quanto é importante essa atividade para a cidadania, para os mais carentes, para os mais pobres, a fim de que possamos fazer crescer realmente o direito do cidadão, consciente dos seus deveres, e, mais do que isso, o respeito aos seus direitos humanos.

           Com estas poucas palavras, quero parabenizá-los e dizer que a Defensoria Pública significa democracia, cidadania, liberdade e muito mais: o sentido de que não estão abandonados aqueles que têm também direito à Justiça, mas não tinham quem os socorresse. Vocês fazem esse papel.

           O que precisamos é crescer cada vez mais. Que haja mais concursos, e que os governos, na esfera federal e na estadual, entendam que é preciso haver em cada recanto deste País, em todos os municípios, defensores públicos na quantidade necessária para atender a toda a demanda da sociedade, que precisa desse apoio para resolver questões vitais para cada um deles.

           Então, queria aqui, com os nossos cumprimentos, dizer a todos vocês que o trabalho que vêm desenvolvendo fortalece em cada um de nós a certeza de que este Brasil pode ser forte; sim, forte pelo direito do cidadão, forte pelo direito à sua cidadania e à Justiça.

           Muito obrigada. (Palmas.)


Modelo1 5/17/242:42



Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/05/2010 - Página 23263