Pronunciamento de Rosalba Ciarlini em 25/05/2010
Discurso durante a 83ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Celebração do Dia Nacional da Defensoria Pública.
- Autor
- Rosalba Ciarlini (DEM - Democratas/RN)
- Nome completo: Rosalba Ciarlini Rosado
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.
ESTADO DEMOCRATICO.:
- Celebração do Dia Nacional da Defensoria Pública.
- Publicação
- Publicação no DSF de 26/05/2010 - Página 23263
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM. ESTADO DEMOCRATICO.
- Indexação
-
- CUMPRIMENTO, PRESENÇA, AUTORIDADE, HOMENAGEM, DIA NACIONAL, DEFENSORIA PUBLICA, IMPORTANCIA, FUNÇÃO, INCLUSÃO, CIDADANIA, POPULAÇÃO, BAIXA RENDA, CONSCIENTIZAÇÃO, RESPEITO, DIREITOS, DEMOCRACIA, ACESSO, JUSTIÇA, DEFESA, REFORÇO, AMPLIAÇÃO, QUADRO DE PESSOAL, DEFENSOR PUBLICO, EXPANSÃO, ATENDIMENTO, TOTAL, MUNICIPIOS.
| SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
A SRª ROSALBA CIARLINI (DEM - RN. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, eu gostaria, inicialmente, de cumprimentar o Senador Valadares, que, com a sua proposição, nos deu esta oportunidade de, neste dia, estar aqui reverenciando, homenageando e apoiando esse trabalho magnífico realizado pelas Defensorias Públicas no Brasil.
Quero cumprimentar o Exmº Sr. Defensor Público-Geral da União, Exmº Sr. José Rômulo Plácido Sales; o Presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos, Dr. André Luís Machado de Castro, e, em seus nomes, todos os que compõem a Mesa sem esquecer a presença da Drª Mariana Lobo, Vice-Presidente da Associação dos Defensores Públicos. Não podemos esquecer a presença nessa atividade da mulher, que, com certeza, vem com muita garra e disposição, mas sem nunca perder a ternura.
São poucas palavras. Na realidade, muitos oradores que me antecederam já disseram o quanto é importante essa atividade para a cidadania, para os mais carentes, para os mais pobres, a fim de que possamos fazer crescer realmente o direito do cidadão, consciente dos seus deveres, e, mais do que isso, o respeito aos seus direitos humanos.
Com estas poucas palavras, quero parabenizá-los e dizer que a Defensoria Pública significa democracia, cidadania, liberdade e muito mais: o sentido de que não estão abandonados aqueles que têm também direito à Justiça, mas não tinham quem os socorresse. Vocês fazem esse papel.
O que precisamos é crescer cada vez mais. Que haja mais concursos, e que os governos, na esfera federal e na estadual, entendam que é preciso haver em cada recanto deste País, em todos os municípios, defensores públicos na quantidade necessária para atender a toda a demanda da sociedade, que precisa desse apoio para resolver questões vitais para cada um deles.
Então, queria aqui, com os nossos cumprimentos, dizer a todos vocês que o trabalho que vêm desenvolvendo fortalece em cada um de nós a certeza de que este Brasil pode ser forte; sim, forte pelo direito do cidadão, forte pelo direito à sua cidadania e à Justiça.
Muito obrigada. (Palmas.)
Modelo1 12/10/251:15