Discurso durante a 84ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à memória do Senador Jefferson Péres, pelo segundo ano de seu falecimento, ocorrido em 23 de maio de 2008.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à memória do Senador Jefferson Péres, pelo segundo ano de seu falecimento, ocorrido em 23 de maio de 2008.
Publicação
Publicação no DSF de 27/05/2010 - Página 23481
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE MORTE, JEFFERSON PERES, SENADOR, ELOGIO, ATUAÇÃO, VIDA PUBLICA, CONDUTA, COMPETENCIA, ETICA, VOCAÇÃO, ABERTURA, DEBATE, POLEMICA, ESPECIFICAÇÃO, DISCRIMINAÇÃO, DROGA, DEFESA, NECESSIDADE, AMPLIAÇÃO, DISCUSSÃO, AMBITO INTERNACIONAL.
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, SENADO, ESTUDANTE, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), COLEGIO MILITAR, MUNICIPIO, ANAPOLIS (GO), ESTADO DE GOIAS (GO).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Prezado Sr. Presidente, Senador Jefferson Praia, quero cumprimentá-lo e também os Senadores Arthur Virgílio, Alfredo Nascimento e Pedro Simon por este dia de memória, como há pouco se ressaltou, de um dos melhores Senadores da história deste País. Certamente, o Senador Jefferson Péres foi exemplo para todos nós. Fiz questão de estar junto a V. Exª, Senador Jefferson Praia, no dia do funeral, em Manaus, do Senador Jefferson Péres, que, para o Senador Pedro Simon e para todos nós, foi sempre uma luz.

            Na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, na Comissão de Assuntos Econômicos, na Comissão de Relações Exteriores e nas demais Comissões - sobretudo, nas duas Comissões das quais ele participou como titular -, o Senador Jefferson Péres era uma voz atenta, de esclarecimento. Ele sempre fazia a qualquer Ministro que aqui vinha as perguntas mais pertinentes.

            Ele tinha uma preocupação fundamental com a ética na vida política. Pelos seus pronunciamentos, felizmente agora reunidos e publicados no Senado, podemos ver como ele sempre tinha uma preocupação com a transparência, com a maneira segundo a qual cada Senador ou cada Deputado Federal deveria olhar o interesse da Nação, o interesse maior da população, antes que qualquer benefício privado pudesse decorrer de decisões tomadas no âmbito do Governo. Ele sempre estava atento à forma segundo a qual alguns avaliavam que a vida política de um Senador estava mais voltada para designar membros no governo, no conjunto da administração pública, do que para debater aqui os projetos de lei, as diretrizes maiores, seja de política econômica ou das áreas de transporte, de energia, assim por diante.

            Quero também ressaltar que o Senador Jefferson Péres tinha a qualidade de, por vezes, abrir debates sobre temas dos quais as pessoas ainda tinham dificuldades de tratar, e um deles se refere à descriminalização das drogas. O Senador Jefferson Péres, com muita coragem, inclusive levando em conta opiniões de grandes juristas como Evandro Lins e Silva, disse que deveríamos, sim, aqui debater esse tema. Aos poucos, ele apresentou suas ideias, mas disse que estava aberto para isso. Recentemente, algumas pessoas no Congresso Nacional, como o Deputado Paulo Teixeira, do Partido dos Trabalhadores, o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso, acompanhado de outros ex-Presidentes da República, avaliaram que esse tema deve, sim, ser objeto de debate. Eu próprio avalio como muito serenas e responsáveis essas palavras, essas recomendações do Senador Jefferson Péres, pois acredito que esse tema da descriminalização das drogas deve ser objeto, sim, de debate, com muita responsabilidade por parte de todos nós.

            Ainda recentemente, vimos o Senador Augusto Botelho trazer aqui uma preocupação muito grande com respeito à forma como instruir e informar as pessoas a não trilharem o caminho do consumo de quaisquer tipos de drogas, seja do crack ou de outras, mas, ao mesmo tempo, é importante que, no que diz respeito à maconha, à cocaína ou a outros tipos de drogas, examinemos as alternativas. O Senador Jefferson Péres tinha, inclusive, a visão de que, se fosse para modificar a legislação sobre esse tema, seria preciso um entendimento internacional, para além das fronteiras do Brasil, levando em conta a América do Sul, as três Américas, se não o resto do mundo.

            Quero aqui transmitir aos familiares do Senador Jefferson Péres e ao Senador Jefferson Péres, que se encontra descansando no céu, o quanto sua voz, suas recomendações e seu espírito de seriedade e de ética na vida política continuam sendo, para nós, para mim, como Senador, um exemplo, a luz que ilumina o bom caminho.

            Meus parabéns a todo o povo amazonense por ter sido representado aqui, no Senado Federal, por um Senador da qualidade do Senador Jefferson Péres!

            Quero saudar aos estudantes da Escola Nossa Senhora das Graças, de São Paulo, que se encontram aqui. Eles estão aqui presentes.

            Não sei se a Mesa recebeu a informação dos estudantes que acabam de entrar nas nossas galerias. De onde são? (Pausa.) Não consigo ouvir. São da Escola Militar?

            O SR. PRESIDENTE (Jefferson Praia. PDT - AM) - Desculpe-me, Senador. Eles são do 3º ano do Colégio Militar de Anápolis.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Quero saudar também os estudantes do 3º ano do Colégio Militar de Anápolis. Sejam muito bem-vindos! Aqui, tiveram a oportunidade de presenciar uma homenagem a um grande Senador da República.

            Muito obrigado. (Palmas.)


Modelo1 4/18/2410:59



Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/05/2010 - Página 23481