Discurso durante a 84ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogios à realização da Feira de Indústria, Comércio e Prestação de Serviços - Sudoexpo, no Município de Rio Verde/GO.

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA AGRICOLA.:
  • Elogios à realização da Feira de Indústria, Comércio e Prestação de Serviços - Sudoexpo, no Município de Rio Verde/GO.
Publicação
Publicação no DSF de 27/05/2010 - Página 24405
Assunto
Outros > POLITICA AGRICOLA.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, MUNICIPIO, RIO VERDE (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), FEIRA DE AMOSTRA, INDUSTRIA, COMERCIO, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, IMPORTANCIA, OPORTUNIDADE, EMPRESARIO, EXPANSÃO, ATIVIDADE, APRESENTAÇÃO, PRODUTO, TROCA, EXPERIENCIA, DETALHAMENTO, PROGRAMAÇÃO.
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, AGROPECUARIA, EXPORTAÇÃO, MUNICIPIO, RIO VERDE (GO), ESTADO DE GOIAS (GO), CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, REGIÃO CENTRO OESTE, AUMENTO, INVESTIMENTO, ATIVIDADE INDUSTRIAL, CUMPRIMENTO, PREFEITO, CAMARA MUNICIPAL, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Muito obrigada, Sr. Presidente, obrigada pelos elogios ao Presidente Fernando Henrique.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, começou ontem (25/05) em Rio Verde, no Estado de Goiás, a Feira da Indústria, Comércio e Prestação de Serviços do Sudoeste Goiano (Sudoexpo).

            Trata-se da maior feira multisetorial do Centro-Oeste. São aguardadas cerca de 30 empresas dos setores de indústria, comércio, prestação de serviços, instituições de ensino e órgãos públicos, como prefeituras e secretarias municipais da região sudoeste de Goiás.

            Atualmente, a iniciativa é promovida a cada dois anos pela Associação Comercial e Industrial de Rio Verde, com o apoio dos governos municipal e estadual, além da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

            Dentre outras promoções, o Sebrae vai realizar Encontros de Oportunidades, com representantes do Mercosul e representantes da Ásia. O que significa que a feira trará oportunidades para os empresários expandirem seus negócios, apresentarem seus produtos, oportunizando mais investimentos e geração de empregos para a região.

            Funcionando, inicialmente, como um apêndice da Feira Agropecuária, a feira foi reformulada e ganhou novos espaços, proporcionando mais conforto para todos, visitantes e expositores.

            Atingindo o seu nível de amadurecimento e profissionalismo, a Sudoexpo conta com mais de 15 mil metros quadrados, com uma infraestrutura completa, moderno sistema de iluminação, corredores carpetados e praças temáticas, com expectativa de receber cerca de 40 mil visitantes.

            Dentre as atrações culturais podemos destacar: a realização do Barzinho e Violão, com o objetivo de mostrar os valores musicais da cidade; o 1º Festival Gastronômico de Rio Verde, com os restaurantes se obrigando a apresentar um prato à base de abóbora, como forma de incentivar a cultura do produto; os desfiles, mostrando as tendências da moda da região, como vestuário e joias.

            No aspecto econômico e de negócios, a novidade é a exposição de artigos náuticos, que responde à aceleração da construção de lagos no Município.

            Empresarialmente, a feira também vai viabilizar o contato direto com grandes empresas e redes, a troca de informações e o acesso a novas tecnologias. Uma verdadeira “ponte entre oferta e demanda”, como dizem seus idealizadores, os diretores da Associação Comercial e Industrial.

            Para se ter uma ideia das oportunidades oferecidas pela Sudoexpo, o seu foco maior será a busca de resultados práticos para o empresariado local, propiciando ao empresário a possibilidade de identificar e captar novos fornecedores.

            Se há um Município capaz de receber a grandiosidade de uma feira como a Sudoexpo, é Rio Verde, que se transformou num formidável pólo econômico da região.

            É o segundo Município mais competitivo do Estado. É o segundo produtor goiano de soja, 3º de milho e 4º de sorgo. Com rebanho de 320 mil cabeças de gado e 14,1 milhões de aves, a cidade abriga uma unidade industrial da BRF, além de agroindústrias como a Cargill Agrícola, Siol, Kowalski, Pioneer, John Deere, Monsanto, Case, Brasilata, Grupo Cereal, Comigo entre outras.

            Conforme dados da Associação Comercial, são 4.007 empresas formais registradas no Município, empregando em torno de 45 mil trabalhadores com carteira de trabalho assinada.

            O agronegócio se transformou no ícone do Município. Em abril, conforme pronunciamento que fiz aqui desta tribuna, aconteceu um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro, o Tecnoshow Comigo 2010. Mas não é só o agronegócio. Rio Verde demonstra, mais uma vez, a força econômica que tem o sudoeste goiano.

            Sr. Presidente, indubitavelmente, o Estado de Goiás mantém a força de sua agropecuária, ao mesmo tempo em que faz avançar o seu processo de industrialização.

            De 2008 para 2009, o setor industrial foi destaque entre os setores demandantes de financiamentos do BNDES, crescendo a uma taxa de 47% no valor dos desembolsos e 99% no número de operações realizadas.

            Esse é o pólo econômico da região sudoeste do Estado de Goiás, que se mostra para o Centro-Oeste e para o Brasil. É um processo de desenvolvimento econômico e social, sustentável, que vem ao encontro das necessidades de qualidade de vida de nossa população.

            Aproveito a oportunidade para cumprimentar o Prefeito da cidade de Rio Verde, Dr. Juraci, bem como a Câmara de Vereadores, que tem também trabalhado para que a cidade de Rio Verde se torne uma cidade pólo, uma cidade cujo desenvolvimento econômico revela a pujança da região sudoeste.

            Quero cumprimentar todos os pioneiros, o ex-Prefeito Paulo Roberto Cunha, os Deputados Estaduais, Padre Ferreira, e todos, enfim, que ajudaram a fazer a grandeza do daquela região.

            Portanto, deixo aqui meus cumprimentos a todos os realizadores dessa feira. Deixo também meus sentimentos pela impossibilidade de descer no aeroporto de Rio Verde, uma vez que houve um blackout no aeroporto, portanto, impossibilitando nossa presença para participar da abertura da feira. Mas deixo meus cumprimentos e principalmente meu augúrio de que essa feira será um novo marco para a cidade de Rio Verde, não só no aspecto econômico, mas também em outros aspectos, culturais e sociais, como é o objetivo dessa feira.

            Muito obrigada.


Modelo1 4/26/244:32



Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/05/2010 - Página 24405