Discurso durante a 88ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal

Entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados, Senhores José Alencar Gomes da Silva, Jorge Gerdau Johannpeter, João Claudino Fernandes e, em memória, Senhor José Ephim Mindlin.

Autor
Roberto Cavalcanti (PRB - REPUBLICANOS/PB)
Nome completo: Roberto Cavalcanti Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados, Senhores José Alencar Gomes da Silva, Jorge Gerdau Johannpeter, João Claudino Fernandes e, em memória, Senhor José Ephim Mindlin.
Publicação
Publicação no DSF de 02/06/2010 - Página 25248
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, SENADOR, EMPRESARIO, VICE-PRESIDENTE DA REPUBLICA, PRESENÇA, SESSÃO ESPECIAL, ENTREGA, DIPLOMA, HOMENAGEM, ATIVIDADE INDUSTRIAL, CONTRIBUIÇÃO, ECONOMIA NACIONAL, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, HOMENAGEM POSTUMA, JOSE ERMIRIO DE MORAES, CONGRESSISTA, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), PATRONO, PREMIO.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, VICE-PRESIDENTE DA REPUBLICA, EMPRESARIO, REGIÃO NORDESTE, SIDERURGIA, COLECIONADOR, LIVRO, OBRA RARA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ROBERTO CAVALCANTI (Bloco/PRB - PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Exmº Sr. Senador Marconi Perillo, 1º Vice-Presidente do Senado Federal, que preside esta sessão; Exmº Sr. Senador João Tenório, presidente do Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes, que criou essa belíssima homenagem que será, sem dúvida, um dos marcos aqui no Senado Federal; Exmº Sr. Senador Heráclito Fortes, 1º Secretário da Mesa do Senado; senhores homenageados; Vice-Presidente José Alencar Gomes da Silva; empresário Jorge Gerdau Johannpeter; Empresário João Claudino Fernandes; empresário José Mindlin, in memoriam, aqui representado pelo seu neto Rodrigo Mindlin Loeb; demais autoridades presentes; senhoras e senhores familiares e amigos dos homenageados - faço uma homenagem especial à Srª Mariza Gomes da Silva, em nome de todos os familiares aqui presentes; Srªs e Srs. Senadores, não é fácil fazer uma homenagem depois de tantas já referidas homenagens, de tantos talentos que aqui me precederam.

            É com muita honra e com enorme satisfação que participo desta solenidade, em que, pela primeira vez o Senado Federal concede o Diploma José Ermírio de Moraes.

            Por dever de justiça, Sr. Presidente, há de se louvar a iniciativa do Senador João Tenório, que, em maio de 2008, apresentou projeto de resolução visando à instituição do referido Diploma, destinado a agraciar “personalidades de destaque, no setor industrial, que tenham oferecido contribuição relevante à economia nacional, ao desenvolvimento sustentável e ao progresso do País”.

            Como se vê, Srªs e Srs. Senadores, uma iniciativa das mais inspiradas. E digo que foi uma iniciativa de rara felicidade - vejam bem -, porque direcionada à promoção e ao reconhecimento da atividade produtiva, exatamente aquela que já faz e que pode fazer ainda mais a diferença, quando falamos do desenvolvimento social e econômico do País.

            Uma segunda referência que se faz obrigatória neste momento é ao ilustre brasileiro que dá nome ao Diploma. Seja como empresário, seja como representante do Estado de Pernambuco nesta Casa Legislativa, seja como Ministro, no curto período em que emprestou seu talento ao Poder Executivo, José Ermírio de Moraes notabilizou-se pelo empreendedorismo, pela criatividade, pela capacidade de trabalho, pela visão de futuro, pela sensibilidade social e pelo patriotismo. Qualidades, Sr. Presidente, que se buscam nos candidatos ao Diploma José Ermírio de Moraes. Qualidades que, quando incorporadas em conjunto por um empresário, fazem com que ele atue em consonância com os interesses maiores da sociedade. Qualidades que se traduzem na geração de renda e emprego em bases sustentáveis, no respeito aos direitos dos empregados, na promoção de ações voltadas à melhoria das comunidades afetadas pelo negócio, na adoção de medidas sócio-educativas e culturais. Qualidades, enfim, que, quanto mais enraizadas estiverem no seio do nosso empresariado, mais benefícios trarão à nossa gente e ao nosso País.

Tais qualidades, Srªs e Srs. Senadores, não faltam aos brasileiros que hoje recebem o Diploma José Ermírio de Moraes; não faltam ao nosso Vice-Presidente José Alencar Gomes da Silva, exemplo de cidadão que avança de posições modestas às mais elevadas do quadro social e consegue manter, ao longo de toda essa trajetória, uma postura extremamente ética, uma postura de profundo respeito aos seus semelhantes.

            Eu trago aqui, Sr. Vice-Presidente, uma mensagem especial do Senador Marcelo Crivella, meu Líder nesta Casa, Líder do PRB, que, por razões de estar ausente do País, não está aqui presente, mas fez questão de exigir a minha presença para falar em nome do PRB, trazendo um grande abraço a V. Exª, um abraço do nosso Partido como um todo, um abraço especial dos que fazem o PRB a V. Exª e aos milhares de funcionários que V. Exª tem na Paraíba.

            Não faltam também a Jorge Gerdau Johannpeter, que desde pequeno foi buscar no chão da fábrica, no convívio com os operários, a experiência e o discernimento que lhe permitiram, mais tarde, comandar a transformação de sua empresa num dos maiores conglomerados siderúrgicos do mundo.

            Quem não está acostumado com o grande empresário Johannpeter nas empresas está acostumado a vê-lo domando belos cavalos em seu esporte predileto, o hipismo. Eu também gostaria de ressaltar, para que haja o entendimento do potencial e da grandiosidade do empresário, que, se ele decidir visitar uma das suas empresas a cada dia, ele levará um ano para percorrer cada uma dessas unidades. Tem mais empresas do que a Bahia tem de igreja.

            As qualidades que justificam a concessão do Diploma José Ermírio de Moraes também não faltam, Sr. Presidente, ao nosso querido e dileto amigo João Claudino Fernandes, outro exemplo do brasileiro, que, a partir de um pequeno negócio, e com base principalmente na intuição e no trabalho, constroi um gigantesco grupo empresarial.

            Eu diria que o Dr. João Claudino é um verdadeiro nordestino. Nasceu no Rio Grande do Norte. Então, os norte-rio-grandenses dizem que ele é do Rio Grande do Norte. Casou-se com uma cearense. Aí os cearenses já se apoderaram dele. Viveu uma grande parte da vida na Paraíba. Os paraibanos os consideram paraibano. Tem um filho Senador, nosso estimado amigo Senador João Vicente, nascido na Paraíba; paraibano. Senador pelo Piauí, mas nascido na Paraíba. Iniciou suas lojas no Maranhão e, na verdade, se transformou depois em um megaempresário brasileiro, mas fundamentalmente nordestino. Hoje, no Piauí, tem suas grandes empresas, suas fábricas, a sede de suas empresas. Mas, na verdade, os paraibanos os consideram paraibano; os piauienses o consideram piauienses; os nordestinos o aclamam como nordestino.

            Por fim, todas essas qualidades são encontradas ainda em José Ephim Mindlen, a quem prestamos homenagem póstuma. Advogado, jornalista, empresário, homem, enfim, de mil instrumentos, José Mindlin, sem dúvida alguma, é daqueles brasileiros que honram a nacionalidade.

            É evidente, Srªs e Srs. Senadores, que, no curto período de tempo de que disponho, eu não conseguiria elencar todos os atributos, todas as qualidades, todos os méritos e todas as realizações desses quatro cidadãos exemplares.

            Não conseguiria sequer resumir a valiosa contribuição que já deram ao Brasil e que continuam dando os três primeiros por meio da atuação ainda plena de vigor e otimismo: José Mindlin, pelo exemplo e - como não fazer esta citação? - pelo acervo bibliográfico que nos legou.

            Resta-me, portanto, Sr. Presidente, manifestar mais uma vez a minha grande admiração pelos agraciados com o Diploma José Ermírio de Moraes e destacar quão acertada foi sua escolha e quão justas são as homenagens que hoje aqui lhes são prestadas.

            Muito especialmente, eu gostaria de cumprimentar os familiares aqui presentes, os familiares de José Alencar, aos quais me associo na alegria por seu pleno e permanente restabelecimento, os familiares de Jorge Gerdau Johannpeter, os familiares de João Claudino Fernandes, com uma saudação particular para seu filho, nosso colega economista, amigo, Senador João Vicente Claudino, e os familiares de José Mindlin.

            Gostaria também, senhoras e senhores, de cumprimentar as centenas de milhares de trabalhadores que contribuem e seguem contribuindo com a grandeza da Coteminas, do Grupo Gerdau, do Grupo Claudino, da Metal Leve, de todas essas organizações, enfim, erguidas com base no sonho e na determinação de nossos homenageados, mas que não se teriam transformado em realidade sem a contribuição decisiva e muitas vezes anônima de seus funcionários.

            Queira Deus, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, que essas empresas continuem crescendo, prestem um serviço cada vez mais valioso ao Brasil. Queira Deus também que, no próximo ano, estejamos entregando o Diploma José Ermírio de Moraes a empresários da mesma estirpe dos homenageados.

            Muito obrigado, Sr. Presidente. (Palmas.)


Modelo1 11/26/241:22



Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/06/2010 - Página 25248