Discurso durante a 88ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal

Entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados, Senhores José Alencar Gomes da Silva, Jorge Gerdau Johannpeter, João Claudino Fernandes e, em memória, Senhor José Ephim Mindlin.

Autor
Sérgio Zambiasi (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RS)
Nome completo: Sérgio Pedro Zambiasi
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados, Senhores José Alencar Gomes da Silva, Jorge Gerdau Johannpeter, João Claudino Fernandes e, em memória, Senhor José Ephim Mindlin.
Publicação
Publicação no DSF de 02/06/2010 - Página 25257
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, EMPRESARIO, VICE-PRESIDENTE DA REPUBLICA, RECEBIMENTO, DIPLOMA, PREMIO, SENADO, CONTRIBUIÇÃO, ECONOMIA NACIONAL, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, EXPECTATIVA, ORADOR, INVESTIMENTO PUBLICO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, JUVENTUDE, CONTINUAÇÃO, QUALIDADE, CLASSE EMPRESARIAL, BRASIL.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. SÉRGIO ZAMBIASI (PTB - RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, para ganhar tempo, abro mão da tribuna. Falo ao lado do meu querido companheiro e amigo Paulo Paim, sob o comando do nosso grande Líder da Bancada gaúcha, Senador Pedro Simon.

            Cumpro a missão do meu Líder partidário Gim Argello, que me designou, como representante da Bancada do PTB, para manifestar os nossos sentimentos em relação a este prêmio, a esta homenagem. Portanto, não poderia estar ausente neste momento por muitas razões: pelo momento, pela homenagem, porque, entre os homenageados, está uma das pessoas mais admiradas do Rio Grande do Sul.

            O Dr. Gerdau é um símbolo para todos nós gaúchos. Para quem não sabe, muitos aqui talvez não saibam, na terça-feira da semana passada, foi entregue o Prêmio Top of Mind Rio Grande do Sul e, mais uma vez, a marca mais lembrada, a marca mais admirada do meu Estado, do Estado do Rio Grande do Sul, foi a marca Gerdau. Isso é uma demonstração clara do significado histórico, humano, empresarial da presença da família Gerdau no Rio Grande do Sul, da história do Dr. Gerdau. Por isso me sinto muito orgulhoso em estar aqui utilizando este pequeno espaço para fazer este registro. E não foi a primeira vez.

            Fico olhando, Senador Simon, que a marca Gerdau consegue ser, inclusive, mais lembrada do que as maiores marcas de mídia do nosso Estado. Isso realmente é fantástico. É algo que realmente deve ser celebrado por todos nós.

            Também não posso deixar de dar um abraço no Sr. João Claudino, pai do meu colega Senador João Claudino. Tive o privilégio de ir a Teresina para conhecê-lo e abraçá-lo pessoalmente e conhecer todo o seu empreendimento, o que nos deixou muito orgulhoso realmente.

            Presidente José Alencar, o senhor é uma pessoa admirada, amada em todo o Brasil e o senhor é um semeador. Continue semeando esperança na vida de milhões de brasileiros. Cada vez que o senhor fala com essa determinação e essa coragem na luta contra o tumor, o senhor coloca esperança na vida de muitas e muitas pessoas lá das periferias. Aquelas pessoas que estão quase sucumbindo, mas que, ao ouvi-lo, ao ver um homem que, na eventualidade da ausência do Presidente, ocupa a função de Presidente da República, nos diz que precisamos persistir, temos que ter coragem para enfrentar. 

            E à família do Dr. José Mindlin também, a gente aqui conhece um pouco da história de cada um. Eu conhecia de ler, de ouvir, de ver em programas de televisão um homem voltado à cultura, à educação. Eu desconhecia o espírito empreendedor da indústria, lá atrás, do Dr. Mindlin. Mas encontrei uma coincidência na vida de cada homenageado que eu quero citar aqui: a coincidência de que todos foram jovens empreendedores.

            O Presidente José Alencar, aos 14 anos de idade, inicia a sua vida como trabalhador; o Sr. João Claudino, garotinho, estava lá no balcão da loja do Sr. Joca, o seu pai; o Dr. Gerdau, aos 14 anos, já estava lá na fábrica, aprendendo o ofício, e o Dr. Mindlin, aos 15 para 16, estava na redação do - qual é o jornal? O Estado de S. Paulo, a Folha? - O Estado de S. Paulo, 15 anos para 16 anos de idade, ele já era redator de um dos grandes jornais do Brasil.

            Então, vamos continuar acreditando em programas que possam inserir o jovem em cursos profissionalizantes - não é, Senador Paim? -, para que tenhamos um Brasil melhor ali frente, investindo exatamente nessa juventude que está ansiosa por espaços e por oportunidades. Com isso, vendo que todos iniciaram muito jovens para se tornarem os homens que são hoje e o que representam para o Brasil, eu confio em que se nós investirmos mais nessa juventude, aí, sim, Senador Heráclito, teremos outras pessoas para serem homenageadas aqui, dessa qualidade.

            Muito obrigado.(Palmas.)


Modelo1 4/19/242:33



Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/06/2010 - Página 25257