Discurso durante a 89ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da participação de S.Exa. ao quinto Salão de Turismo: Roteiros do Brasil, realizado em São Paulo. Defesa da manutenção da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo no Senado Federal. Alerta para a necessidade de incentivo ao turismo brasileiro e destaca a sua relevância para a geração de emprego e renda no país.

Autor
Neuto de Conto (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Neuto Fausto de Conto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TURISMO.:
  • Registro da participação de S.Exa. ao quinto Salão de Turismo: Roteiros do Brasil, realizado em São Paulo. Defesa da manutenção da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo no Senado Federal. Alerta para a necessidade de incentivo ao turismo brasileiro e destaca a sua relevância para a geração de emprego e renda no país.
Publicação
Publicação no DSF de 02/06/2010 - Página 25425
Assunto
Outros > TURISMO.
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, SALÃO NACIONAL, TURISMO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), REUNIÃO, SECRETARIO DE ESTADO, DIVERSIDADE, ESTADOS, DEBATE, VOCAÇÃO, BRASIL, SETOR, PRESENÇA, MINISTRO DE ESTADO, AUTORIDADE, RELEVANCIA, ATIVIDADE, ECONOMIA NACIONAL, CRIAÇÃO, EMPREGO, RENDA, EXPECTATIVA, CRESCIMENTO.
  • DEFESA, MANUTENÇÃO, COMISSÃO, TURISMO, SENADO, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, FOMENTO, ATIVIDADE, NECESSIDADE, ATENÇÃO, SENADOR, ANALISE, PROPOSTA, EXTINÇÃO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. NEUTO DE CONTO (PMDB - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Mão Santa, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, participei, no último dia 26 de maio, na semana passada, do 5º Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, em São Paulo, em que representei a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado da República. Também participou a eminente Deputada Raquel Teixeira, Presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados.

            Esse evento é o maior do Brasil e o maior das Américas. A importância do desenvolvimento do turismo no Brasil esteve presente nesse salão. Todos os segmentos ali presentes demonstraram a grandeza de todo o País, quando se trata do lazer, das oportunidades e também da economia.

            Participei também da Formatur, a reunião de todos Secretários de Turismo do Brasil, de todos os Estados, e cada um debateu as riquezas, as potencialidades e, principalmente, o desenvolvimento que pregam em suas regiões.

            Lá estiveram presentes, Sr. Presidente, 68 organizações turísticas, desde confederações, federações, associações, empresas, bancos até um sem-número de segmentos, todos voltados para o desenvolvimento e para o crescimento do turismo no Brasil.

            Todos os Estados apresentaram um stand, e aí demonstraram as suas riquezas, a sua culinária e, principalmente, o seu desenvolvimento. Esteve lá, Sr. Presidente, o Ministério do Turismo, liderando todo o movimento para demonstrar à América e ao mundo as potencialidades que o Brasil possui.

            Sem dúvida, Deus foi bondoso conosco: deu-nos a Amazônia, o Pantanal, a neve no Sul, as praias paradisíacas e ensolaradas em todo o Brasil; deu-nos as festas tradicionais, como a de São João, o carnaval, a Oktoberfest; deu-nos o futebol, monumentos históricos, um sem-número de fatos que nos elevam numa categoria tão forte e tão grande.

            Este nosso Brasil, no ranking mundial, na pesquisa de 181 países, classificou-se em 13º no desenvolvimento do turismo. E esse mesmo segmento, no ano passado, faturou US$40 bilhões e empregou seis milhões de pessoas. 

            Poderíamos aqui adentrar uma série de dados que lá foram levantados - dados de toda ordem -, para provar o quanto estamos produzindo no turismo.

            Se olharmos a área internacional, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, vamos ver que do turismo vem a quinta maior entrada de divisas para o Brasil. Só perde para o minério de ferro, o petróleo bruto, a soja em grão, a carne de frango. Depois vem o turismo, repito, como a quinta maior entrada de divisas para o País. Mas, se olharmos nossa classificação perante o mundo, vamos ver que somos o 41º em fluxo internacional de pessoas e o 39º em entrada de divisas comparado com os demais países do mundo; e vamos ver o espaço que esse segmento tem para crescer.

            Se o Brasil já é a oitava economia do mundo, todos os dados nos dizem que chegaremos à quinta economia do mundo ainda nesta década. Vamos ver que o turismo, apesar de toda essa potencialidade, está bem distante de andar pari passu com a economia brasileira. Por isso, naquele momento, incentivando, aplaudindo e homenageando todos aqueles que fazem turismo, todos aqueles que lutam para o crescimento do País nesse nicho fantástico que se apresenta, disse-lhes que nós poderemos, sim, andar pari passu com a economia do Brasil. E, se andarmos ao lado da economia do Brasil, certamente seremos uma das maiores atividades econômicas da Pátria, nesse segmento da Pátria.

            Volto, novamente, Sr. Presidente, a dizer que, quando se está organizando o novo Regimento da Casa, no qual está sendo excluída a Comissão existente de Desenvolvimento Regional e Turismo, na defesa dessa potencialidade, quer empresarial, quer governamental, já existe o Ministério do Turismo, como expressão do desejo da sociedade brasileira, do desejo universal de lazer e de fazer turismo. O Movimento Verdadeiras Fortunas estou novamente a pregar e luto diuturnamente para que essa Comissão não deixe de existir; para que continue, porque é importante não só para nós, brasileiros, não só para nós, Parlamentares, mas também como um setor econômico do Brasil.

            Por isso, Sr. Presidente, volto a esta tribuna quase com o mesmo discurso, para dizer que, na semana que vem, quando deveremos analisar o assunto na Comissão de Constituição e Justiça, lá estarei com uma emenda para votar em separado, a fim de que o Brasil não perca a referência no Senado dessa importante Comissão de Desenvolvimento e Turismo, para o bem, o crescimento, o engrandecimento dessa atividade extraordinária, que talvez seja a maior de todas neste momento.

            Quando a máquina, a tecnologia desemprega o ser humano, nós encontramos espaço para a mão de obra no turismo, quer seja nos hotéis, nos transportes aéreos, rodoviários, ferroviários, marítimos, quer seja nas pousadas, quer seja nas estâncias hidrominerais; em todos os segmentos da nossa economia encontramos espaço para o turismo.

            Era isso que queríamos registrar, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nesta tarde e noite, em defesa desse importante segmento da economia do Brasil.

            Muito obrigado.


Modelo1 5/4/242:40



Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/06/2010 - Página 25425