Fala da Presidência durante a 88ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal

Entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados, Senhores José Alencar Gomes da Silva, Jorge Gerdau Johannpeter, João Claudino Fernandes e, em memória, Senhor José Ephim Mindlin.

Autor
Marconi Perillo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Marconi Ferreira Perillo Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados, Senhores José Alencar Gomes da Silva, Jorge Gerdau Johannpeter, João Claudino Fernandes e, em memória, Senhor José Ephim Mindlin.
Publicação
Publicação no DSF de 02/06/2010 - Página 25237
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, ENTREGA, DIPLOMA, PREMIO, EMPRESARIO, INDUSTRIA, CONTRIBUIÇÃO, ECONOMIA NACIONAL, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, PROGRESSO, BRASIL, SAUDAÇÃO, PRESENÇA, AUTORIDADE, SENADO.
  • HOMENAGEM, JOSE ALENCAR, VICE-PRESIDENTE DA REPUBLICA, FUNDAÇÃO, INDUSTRIA TEXTIL, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), PRESIDENTE, EMPRESA, AÇO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), EMPRESARIO, COMERCIO VAREJISTA, ESTADO DA PARAIBA (PB), HOMENAGEM POSTUMA, FUNDADOR, INDUSTRIA AUTOMOTIVA, COLECIONADOR, LIVRO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), RECEBIMENTO, PREMIO, AREA INDUSTRIAL.

            O SR. PRESIDENTE (Marconi Perillo. PSDB - GO) - Declaro aberta a sessão do Senado Federal, destinada à entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados dessa primeira premiação, nos termos da Resolução nº 35, de 2009.

            Sob a proteção de Deus, iniciamos os nossos trabalhos.

            O Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes, instituído pela Resolução nº 35, de 2009, é destinado a agraciar personalidades de destaque no setor industrial que tenham oferecido contribuição relevante à economia nacional, ao desenvolvimento sustentável e ao progresso do País.

            Nesse sentido, serão agraciados com o diploma os Srs. José Alencar Gomes da Silva, Exmº Vice-Presidente da República e sócio fundador da Companhia de Tecidos Norte de Minas, Coteminas, já compondo a Mesa Diretora, Jorge Gerdau Johann Peter, presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau, que já compõe da a mesa, João Claudino Fernandes, sócio-fundador e presidente do Grupo Claudino, também já presente à mesa. Será, ainda, homenageado in memoriam o Sr. José Mindlin, sócio-fundador e ex-presidente da Metal Leve, aqui representado pelo neto José Mindlin, também presente à mesa o Exmº Sr. 1º Secretário desta Casa, o Senador Heráclito Fortes, o Senador João Tenório, presidente do Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes.

            Gostaria de saudar com carinho e respeito a Srª Mariza Gomes da Silva, esposa do Exmº Sr. Vice-Presidente da República, Dr. José Alencar, o Exm° Sr. Ministro Márcio Pereira Zimmermann, Ministro de Minas e Energia, Exmºs Srs. Deputados Federais aqui presentes, o Magnífico Reitor da Universidade do Legislativo Brasileiro, Ministro do Superior Tribunal de Justiça e atual Vice-Reitor Acadêmico da Universidade do Legislativo, Dr. Carlos Fernando Mathias de Souza, o Brigadeiro Sérgio Luiz de Oliveira Freitas, representando o Ministro de Estado da Defesa, o presidente do Sindicato da Indústria de Açúcar e de Álcool do Estado de Alagoas, Pedro Rogério de Melo Nogueira, o Sr. Newton Gibson, vice-presidente da Confederação Nacional de Transportes, o Dr. Samuel de Almeida Lima, que representa o Grupo Votorantin nesta cerimônia, o Sr. Tiago de Moraes Vicente, representante da Shell em Brasília, minha saudação a todas as Exmªs Srªs e Srs. Senadores, a todos as senhoras e senhores familiares e amigos dos homenageados aqui presentes.

            Convido a todos para, de pé, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro.

(Execução do Hino Nacional.)

            O SR. PRESIDENTE (Marconi Perillo. PSDB - GO) - Tenho a satisfação de registrar as presenças dos Senadores do Piauí que também são Membros da Mesa Diretora desta Casa. Além do Senador Heráclito Fortes, o Senador Mão Santa, Secretário da Mesa, e o Senador João Claudino, também Secretário da Mesa. Minha saudação aos três Senadores do Piauí.

            Igualmente, também gostaria de saudar o Senador Marco Maciel, ex-vice-Presidente da República. E, em nome dele, estender a saudação a todos os ilustres Senadores e Senadoras aqui presentes.

            Srªs e Srs. Senadores, prezadíssimos homenageados desta sessão, gostaria de começar esta Sessão Solene trazendo à reflexão uma breve passagem do poeta português Fernando Pessoa, que para mim retrata bem o espírito e a vocação de José Ermírio de Moraes, empresário cujo nome é dado ao diploma concedido aos nossos quatro homenageados: Dr. José Alencar Gomes da Silva; Jorge Gerdau Johannpeter; João Claudino Fernandes e José Mindlin, este último in memoriam.

            Ensina o poeta português que “o valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”.

            Talvez desnecessário fosse dizer mais alguma coisa depois dessa reflexão porque em poucas palavras o poeta Fernando Pessoa nos mostra a provável motivação dos homens que viveram - e têm vivido - a intensa aventura de construir o Brasil empreendedor, o Brasil empresarial.

            De fato, todos nós sabemos que as coisas e a própria passagem por essa existência duram mais para uns, porém menos para outros, porque a vida se revela marcada por infortúnios e vicissitudes. Daí a importância da intensidade com que vivemos cada um dos nossos momentos; daí a relevância de se oferecer à história a aventura de se construir um nome, uma empresa, uma saga de sucesso.

            Não tenho dúvida de que José Ermírio de Moraes e cada um de nossos homenageados são pessoas incomparáveis e inesquecíveis, porque acreditaram, acreditam e com certeza continuarão a acreditar no Brasil. E em nome do progresso da Nação, construíram e constroem exemplos de grupos empresariais, legados para as futuras gerações nas diversas regiões do País.

            O pernambucano de Nazaré da Mata José Ermírio de Moraes foi o mentor do processo de expansão da Sociedade Anônima Votorantim, fábrica de tecelagem que deu origem ao Grupo Votorantim, hoje presente nas áreas de cimento, celulose, papel, alumínio, zinco, níquel, aços longos, filmes de polipropileno, especialidades químicas, suco de laranja, dentre outras atividades.

            Nosso querido guerreiro homenageado, o vice-Presidente José Alencar, dispensa comentários, por todos os exemplos oferecidos ao País, ao longo de uma história bem-sucedida de vida. E, sobretudo, agora, nestes tempos de adversidade, enfrentando com altivez, otimismo, perseverança, com a garra típica dos brasileiros de grande valor, a sua luta contra a doença, o câncer. Enfim, nosso querido José Alencar dispensa comentários. E é por isso que eu e mais de 190 milhões de brasileiros oramos, rezamos e torcemos para que ele continue sendo esse exemplo para todos os brasileiros. (Palmas.)

            Não só pela tenacidade e fibra com que construiu a Coteminas, mas também pelo desprendimento com que tem servido a Nação. Ouvir as histórias de José Alencar, desde que abriu A Queimadeira, em Caratinga, até a fundação da Coteminas, é conhecer os caminhos de Minas pelas palavras de um capixaba que acreditou no ramo têxtil e nasceu para viver momentos inesquecíveis e superar desafios intransponíveis. José Alencar é um exemplo vivo de superação.

            Outra não é a percepção deixada por Jorge Gerdau, esse carioca de nascimento que cresceu e estudou em Porto Alegre, onde reencontrou a origem alemã de sua família.

            Carioca de nascimento, que cresceu e estudou em Porto Alegre, onde reencontrou a origem alemã de sua família.

            A Gerdau revela-se como uma empresa que conquistou o mercado, baseada em objetivos e metas, até se tornar a líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das maiores fornecedoras de aços longos especiais do mundo.

            Além disso tudo, o Dr. Jorge Gerdau é um exemplo para nós, mais jovens, em relação à questão da gestão, gestão empresarial, gestão pública. Os ensinamentos dele têm servido muito para as gerações mais novas desse Brasil empreendedor, não só no setor privado, mas também no setor público.

            João Claudino Fernandes, pai do nosso querido e ilustre Senador João Vicente Claudino, ainda no comércio de Cajazeiras, na Paraíba, descobriu a vocação para o empreendedorismo. Tornou-se mais uma dessas pessoas incomparáveis que acreditaram no potencial do comércio varejista ao fundar o Armazém Paraíba, hoje um conglomerado de diversas empresas, em inúmeros segmentos. É certamente, também, um grande exemplo de superação de desafios e de empreendedorismo neste nosso País.

            José Mindlin foi uma figura polivalente que transitou do meio empresarial ao mundo das artes e das letras. Difícil seria estabelecer a fronteira entre o fundador da Metal Leve, uma das mais importantes indústrias de autopeças do Brasil, e também o bibliófilo que legou à Universidade de São Paulo a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

            O Senado, como a Casa de Rui Barbosa, presta um tributo de reconhecimento a empresários que, como José Ermírio de Moraes, acreditaram no potencial do Brasil e contribuíram para tornar nossa economia uma das mais fortes e vigorosas do mundo.

            O Senado Federal, por meio do Presidente do Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes, nosso querido Senador João Tenório, e do Vice-Presidente, Senador Francisco Dornelles, não poderia ter sido mais feliz na escolha dos primeiros homenageados.

            De fato, o valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.

            Cada um dos Senhores tem feito o Brasil acontecer e crescer pela força característica de pessoas incomparáveis.

            Parabéns a todos!

            Muito obrigado. (Palmas.)

            Passamos agora à outorga do Diploma José Ermírio de Moraes.

            Convido para fazer a entrega do Diploma José Ermírio de Moraes e da placa ao Senhor José Alencar o Senador João Tenório e o Senador Marco Maciel, ex-Vice-Presidente da República.

(Faz-se a entrega do Diploma.)

(Palmas.)

            O SR. PRESIDENTE (Marconi Perillo. PSDB - GO) - Tenho a honra de convidar para fazer a entrega do Diploma José Ermírio de Moraes e da placa ao Dr. Jorge Gerdau Johannpeter os Exmos. Srs. Senadores João Tenório, Presidente da Ordem, e Romeu Tuma.

(Faz-se a entrega do Diploma.)

(Palmas.)

            O SR. PRESIDENTE (Marconi Perillo. PSDB - GO) - Tenho a honra de convidar para fazer a entrega do Diploma José Ermírio de Moraes e da placa ao Dr. João Claudino Fernandes o Senador Heráclito Fortes, 1º Secretário desta Mesa Diretora e autor da homenagem. Solicitaria a companhia dos Senadores pelo Piauí João Claudino Filho e Mão Santa.

(Faz-se a entrega do Diploma.)

(Palmas.)

            O SR. PRESIDENTE (Marconi Perillo. PSDB - GO) - Faremos agora homenagem in memoriam ao Sr. José Midlin. Gostaria de convidar para fazer a entrega da placa ao Sr. Rodrigo Midlin, neto do homenageado; o Senador Adelmir Santana, Presidente do Sebrae e da Federação Nacional do Comércio, Senador por Brasília; o Senador João Tenório, Presidente da Ordem; e ainda o Dr. Samuel de Almeida Lima, que representa aqui o Diretor e o Grupo Votorantin, fundado por José Ermírio de Moraes.

(Faz-se a entrega do Diploma.)

(Palmas.)

            O SR. PRESIDENTE (Marconi Perillo. PSDB - GO) - Tenho a honra de convidar para fazer uso da palavra o Presidente do Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes, Senador João Tenório.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/06/2010 - Página 25237