Discurso durante a 87ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Lê nota do Parlamentar José Pampuro, Presidente do Parlamento do Mercosul sobre o ataque por forças israelenses a navios que levaram ajuda humanitária à população palestina de Gaza.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL.:
  • Lê nota do Parlamentar José Pampuro, Presidente do Parlamento do Mercosul sobre o ataque por forças israelenses a navios que levaram ajuda humanitária à população palestina de Gaza.
Publicação
Publicação no DSF de 01/06/2010 - Página 24986
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL.
Indexação
  • LEITURA, NOTA OFICIAL, PRESIDENTE, PARLAMENTO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), REPUDIO, VIOLENCIA, DESRESPEITO, DIREITO INTERNACIONAL, GOVERNO ESTRANGEIRO, ISRAEL, AGRESSÃO, MORTE, CIDADÃO, FROTA MARITIMA, DIRETRIZ, PAZ, SOLIDARIEDADE, POPULAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, PALESTINA, FAIXA, CONFLITO, COBRANÇA, INVESTIGAÇÃO, RESPONSABILIDADE, CONDENAÇÃO, INJUSTIÇA, BLOQUEIO, REGIÃO, MANIFESTAÇÃO, APOIO, DIALOGO, PACIFICAÇÃO.
  • REGISTRO, APOIO, GOVERNO BRASILEIRO, CONVOCAÇÃO, CONSELHO DE SEGURANÇA, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), LEITURA, TRECHO, DECLARAÇÃO, PORTA VOZ, GOVERNO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), GRAVIDADE, VIOLENCIA, ORIENTE MEDIO.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Agradeço, Senador Cristovam Buarque.

         Gostaria de transmitir uma nota, prezado Senador Cristovam Buarque e Senador que preside esta sessão agora, Inácio Arruda, ambos do Mercosul.

            Pois bem, o Parlamentar Jose Pampuro, Presidente do Parlamento do Mercosul, também divulgou uma nota da Mesa Diretora do Parlamento do Mercosul, que gostaria de ler a propósito do que aconteceu:

A Mesa Diretora do Parlamento do Mercosul manifesta a sua indignação contra a violência absurda e desnecessária praticada pelo Estado de Israel contra a chamada Frota da Liberdade, que pretendia levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza.

Esse ato irracional de violência contra uma iniciativa humanitária e política absolutamente pacífica revela desprezo pela comunidade internacional e pelos princípios mais elementares do Direito Internacional Público. Deve-se salientar que o ataque desproporcional ocorreu ainda em águas internacionais.

Não basta lamentar as mortes e os feridos, é necessária uma investigação internacional consistente que averigúe o incidente e leve à efetiva punição dos culpados pelo crime.

A Mesa Diretora condena também o cruel bloqueio à Gaza, que pune indiscriminadamente crianças, mulheres e civis inocentes.

Trata-se de uma violência que não condiz com os princípios e motivos que levaram à criação do Estado de Israel.

A Mesa Diretora do Parlamento do Mercosul expressa suas sentidas condolências aos familiares dos mortos e feridos da Frota da Paz e sua solidariedade à nação da Turquia, profundamente atingida pelo crime perpetrado.

Por último, a Mesa Diretora do Parlamento do Mercosul manifesta seu apoio às iniciativas de paz e diálogo no Oriente Médio, como única forma viável e civilizada de pôr fim às tensões que prejudicam toda a ordem mundial.

            Eu gostaria de transmitir que o Governo brasileiro anunciou estar de acordo que logo que se reúna o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para analisar esse ataque de Israel à frota de ajuda humanitária que se dirigia à Faixa de Gaza. Uma reunião já foi solicitada pela Turquia, com o apoio do Governo brasileiro, acredito. O próprio governo dos Estados Unidos da América também manifestou preocupação. Disseram os Estados Unidos que “lamentam, profundamente, a perda de vidas humanas e o saldo de feridos e que, neste momento, tentam entender as circunstâncias em que essa tragédia ocorreu”. Assim, sinalizou o Porta-Voz da Casa Branca, Bill Burton.

            Assim, Sr. Presidente, espero que possamos obter, em breve, mais informações. Nosso apelo é para que não haja mais quaisquer ações de violência que possam colocar em risco a vida de cidadãos dos mais diversos países do mundo, inclusive a da cineasta brasileira, de origem coreana, Iara Lee, que se encontrava nessa expedição.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/06/2010 - Página 24986