Discurso durante a 88ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do Percy Fellows, no dia 21 de maio, defensor dos direitos da pessoa com deficiência intelectual.

Autor
Flávio Arns (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do Percy Fellows, no dia 21 de maio, defensor dos direitos da pessoa com deficiência intelectual.
Publicação
Publicação no DSF de 02/06/2010 - Página 25310
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, CIDADÃO, DEFENSOR, DIREITOS, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA, CRIADOR, OLIMPIADAS, ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE), ORGANIZAÇÃO, CONGRESSO INTERNACIONAL, ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL, DEFICIENTE MENTAL, APRESENTAÇÃO, SENADO, VOTO DE PESAR, FAMILIA.

            O SR. FLÁVIO ARNS (PSDB - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Só um requerimento muito importante, Sr. Presidente.

            Requeiro, nos termos regimentais, que o Senado emita voto de pesar à família de Percy Fellows Filho, falecido no dia 21 de maior passado. Tendo filha com síndrome degenerativa, que a levou a apresentar diversas deficiências, Percy Fellows foi um grande trabalhador pelos direitos da pessoa com deficiência intelectual, com relevante destaque na luta em favor da autodefensoria. Percy Fellows considerava que é a própria pessoa com deficiência quem melhor pode falar acerca de suas necessidades e aspirações de cidadania, tendo promovido a criação de espaços para a participação dessas pessoas em congressos e seminários realizados no Estado do Rio de Janeiro. Atraído ao movimento apaeano por necessidades da filha, Percy atuou com dinamismo e competência no Movimento, tendo exercido lideranças, e contribuindo com a fundação de diversas APAEs do Rio de Janeiro.

            Percy Fellows foi um dos idealizadores da 1ª Olimpíada Nacional das APAEs e Escolas Especializadas, na década de 1970, acontecida na cidade do Rio de Janeiro, em uma época em que ainda não existiam os Jogos Paraolímpícos. Organizou, no Brasil, pela Federação Nacional das APAEs, o 9º Congresso Mundial da Liga Internacional de Associações para Pessoas com Deficiência Mental, realizado em 1986, 25 anos atrás, na cidade do Rio de Janeiro, do qual participaram representantes de todos os continentes.

            Na APAE de Niterói, idealizou, construiu e trabalhou no Núcleo Profissionalizante da Entidade, onde criou uma padaria-escola e uma fábrica de antenas para TV.

            Como essas, muitas foram as realizações de Percy Fellows junto à pessoa com deficiência no Brasil. Pode-se afirmar que muito do que hoje existe no movimento apaeano, das APAEs, contou com sua atuação direta ou indireta.

            Percy Fellows foi um grande brasileiro, que honrou as causas abraçadas. Sua memória merece a presente homenagem do Senado Federal.

            Quero estender esses votos de pesar, Sr. Presidente, à família, aos filhos, aos amigos, à APAE de Niterói, ao Brasil todo e, particularmente, à sua esposa, Martha Fellows, também muito conhecida nossa de muitos anos.

            Percy Fellows foi uma das lideranças do Brasil nessa área.

            Sei que V. Exª é um batalhador, um idealista, uma pessoa que contribui sempre a favor da pessoa com deficiência.

            Então, esse é o voto de pesar que eu gostaria que ficasse consignado no Senado Federal.

            Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/06/2010 - Página 25310