Discurso durante a 93ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Menção à agenda cumprida por S.Exa. em viagem a diversos municípios do Estado do Pará, nos últimos dias.

Autor
Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Menção à agenda cumprida por S.Exa. em viagem a diversos municípios do Estado do Pará, nos últimos dias.
Publicação
Publicação no DSF de 09/06/2010 - Página 27024
Assunto
Outros > ELEIÇÕES. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • BALANÇO, VIAGEM, ORADOR, PRETENSÃO, CANDIDATURA, REELEIÇÃO, SENADO, VISITA, MUNICIPIOS, ESTADO DO PARA (PA), ACOMPANHAMENTO, COMITE, SIMÃO JATENE, EX GOVERNADOR, CANDIDATO, GOVERNADOR, ENCONTRO, PREFEITO, VEREADOR, LIDERANÇA, RECOLHIMENTO, DEMANDA, SOCIEDADE CIVIL, PREPARAÇÃO, PROGRAMA, COMPROMISSO.
  • REGISTRO, CONCLUSÃO, ECLUSA, USINA HIDROELETRICA, RETORNO, NAVEGABILIDADE, RIO TOCANTINS, BENEFICIO, HIDROVIA, LIGAÇÃO, MUNICIPIO, BELEM (PA), MARABA (PA), ESTADO DO PARA (PA), PREVISÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, PARTICIPAÇÃO, COMPANHIA VALE DO RIO DOCE (CVRD), EMPRESA ESTRANGEIRA, EXPLORAÇÃO, OURO, SERRA PELADA, MINERAÇÃO, FERRO, COBRE, NIQUEL.
  • CRITICA, GOVERNADOR, ESTADO DO PARA (PA), OBSTACULO, INSTALAÇÃO, TELEVISÃO, ABERTURA, EMISSORA, SENADO, CAPITAL DE ESTADO, INTERESSE, MANUTENÇÃO, MANIPULAÇÃO, OPINIÃO PUBLICA, EXPECTATIVA, ORADOR, ELEIÇÕES, REVEZAMENTO, PODER.
  • RECEBIMENTO, DENUNCIA, ATUAÇÃO, PREFEITO, MUNICIPIO, BOM JESUS DO TOCANTINS (PA), ESTADO DO PARA (PA), CONTRATAÇÃO, CRIMINOSO, FALSIDADE, ALEGAÇÕES, MEDICO, RISCOS, SAUDE, POPULAÇÃO.
  • CUMPRIMENTO, TIME, FUTEBOL, DISPUTA, CAMPEONATO REGIONAL, ESTADO DO PARA (PA).

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Ainda agora, assisti a um pronunciamento de uma hora e quarenta. Então, não vou levar uma hora e quarenta, com certeza absoluta, mas também não farei em dez, até porque vou fazer um relato aqui, como sempre faço às terças-feiras, da viagem aos Municípios do meu Estado, querido Estado do Pará. E, neste final de semana, fomos a dez Municípios desde quinta-feira.

            Mas, antes, Presidente, Senador Valdir Raupp, Srs. Senadores, Srª Senadora, quero registrar, para alegria nossa, a presença aqui no plenário do Senado Federal do Prefeito Alvarenga, do Município de Nova Ipixuna, que fica próximo a Marabá. Com certeza, pela administração do Prefeito Alvarenga, aquele Município vai ter o devido desenvolvimento tão logo os prefeitos sejam respeitados pelo Governo Federal. Esta é a verdade: os prefeitos estão hoje todos com dificuldades porque têm o ônus de atender à população, mas não recebem a transferência de recursos do Estado para atenderem na área da saúde e segurança. E os prefeitos têm de pagar, pelo menos no Estado do Pará, onde a Governadora não dá o combustível para o destacamento da Polícia Militar e nem dá alimentação, os prefeitos é que têm de ficar bancando.

            Um abraço, Prefeito Alvarenga, de Nova Ipixuna.

            Quero também saudar o nosso Demetrius Ribeiro, primeiro suplente do Senador Mário Couto, grande empresário, do Município de Marabá, perto de Nova Ipixuna, muito perto de Nova Ipixuna, um Município que vai ter um papel de destaque no cenário do nosso Estado, como um grande polo, talvez o maior polo, Senador Demetrius, o maior entroncamento rodofluvial, ferroviário e aéreo. O Município de Marabá, Senador Valdir Raupp, é talvez um dos poucos Municípios do Brasil que dispõem dos quatro modais de transporte. Agora, com a hidrovia Tocantins, lamentavelmente não Araguaia-Tocantins, volta a ser navegável o trecho do rio Tocantins de Belém até Marabá, com a conclusão das eclusas de Tucuruí.

            Então, aquele minério de ferro que sai pelos trilhos da ferrovia vai poder sair, por comboios de barcaças, pelo rio Tocantins. E o Município de Marabá, que fica numa região muito rica, Senador Valter Pereira, uma região em que não só a Vale - e principalmente a Vale -, mas também outras empresas, inclusive internacionais, estão naquela região, com lavras de minério de ferro, cobre, níquel. E agora vai entrar uma empresa canadense para explorar o ouro de Serra Pelada. Há uma em Xingu, em São Félix do Xingu, lá na ponta da rodovia a que vou me referir aqui, a PA-279, também com uma planta de exploração de níquel.

            Então, há riqueza. O Município de Canaã dos Carajás, o Município de Curionópolis, uma outra planta de ferro da Vale, uma outra planta de cobre da Vale. Quer dizer, os investimentos no Pará estão aflorando de uma maneira que, para nós, Prefeito Alvarenga, só precisamos agregar valores às nossas matérias-primas, ou seja, transformar essas matérias-primas em produtos industrializados, gerando mão de obra para os paraenses, principalmente nessa querida região do nosso Estado.

            Mas, como eu disse, Senador Valdir Raupp, às terças-feiras, venho sempre à tribuna fazer um relato cada vez mais entusiasmado das nossas caminhadas, meu amigo Demetrius Ribeiro, pelo interior, pelos Municípios do nosso Estado. E, agora, nesse último final de semana, desde o feriado de quinta-feira, Corpus Christi, que nós caminhamos por dez Municípios do Estado, sempre em companhia do nosso pré-candidato ao Governo do Estado, o ex-Governador Simão Jatene, em companhia do Deputado Nilson Pinto, que estava aqui conosco há pouco, da Deputada Tetê, da Deputada Suleima Pegado, de vários pré-candidatos a que vou me referir aqui em seguida na fala que farei, relatando de cada um dos Municípios que visitamos.

            Inicialmente, na quinta-feira, nós começamos a nossa caminhada pelo Município de Ourilândia do Norte, onde nós fomos recebidos pelo Prefeito, nosso amigo Veloso, e sua esposa, Ilciléia. Estavam conosco também o Vice-Prefeito Jesuí, o ex-Vice-Prefeito Leonilson, os Vereadores Zulene e Barreirinha, do PSDB, o Vereador Edvaldo, o Vereador Natalino, do PDT, o Vereador Ferreira, do PT, participando do nosso encontro.

            Ora, o que nós estamos fazendo nessa nossa andança? Nós estamos indo de Município em Município, fazendo reuniões fechadas, muitas delas na Câmara Municipal, outras em áreas privadas de clubes ou de associações, para que, numa reunião suprapartidária, Senador Arthur Virgílio, nós possamos ouvir das lideranças políticas, das lideranças locais, das lideranças religiosas, das lideranças comunitárias, das lideranças sindicais, enfim, da população organizada, da sociedade organizada suas reivindicações, os seus desejos e anotá-los. Após a convenção do dia 30 de junho, que homologará o nome do hoje pré-candidato Simão Jatene como candidato a Governo, ele vai poder voltar aos Municípios como fez quando foi candidato e dirigiu o Estado, de 2003 a 2006.

            Ele, então, apresentou uma agenda mínima, que é um compromisso com o povo, que pode ser, inclusive, acompanhado pela população.

            Da mesma forma, será feito agora, Alvarenga. Nós iremos a Nova Ipixuna, iremos lá em Marabá com o Pará que queremos. E o que é o Pará que queremos? É uma agenda mínima de compromisso do hoje Senador, pré-candidato à reeleição ao Senado, Flexa Ribeiro, àquela altura homologado pela convenção, será candidato à reeleição ao Senado. Poderemos assumir, evidentemente, pelo Executivo - o então candidato ao governo Simão Jatene - as obras que serão feitas, comprometidas com aquele Município. Isso em cada um deles. E o povo poderá conferir e acompanhar. Diferentemente do que ocorreu na eleição de 2006, em que a hoje Governadora subia nos palanques, prometia, e o povo está há três anos e meio esperando e não acontece nada no Pará. Aliás, acontece muito, só coisa ruim. E ainda diz que é um governo popular. Imaginem se fosse a favor do povo. Acho que é a favor dos companheiros. Aqueles que são do Partido dos Trabalhadores realmente estão se dando muito bem lá no Estado do Pará.

            De Ourilândia, nós nos deslocamos ao Município de Tucumã, onde fizemos nova reunião, também com a participação sempre do nosso pré-candidato ao Governo, Simão Jatene, do Senador Flexa Ribeiro, da Deputada Tetê, da Deputada Suleima. E lá fomos recebidos pelo Prefeito Alegria, de Santana do Araguaia, a sua esposa Samara Alegria, Coronel Edson. Tanto a Samara Alegria como o Coronel Edson são pré-candidatos a Deputado Estadual. E lá em Tucumã nós fomos recebidos pelos nossos companheiros, o Carraro, que é Presidente do PSDB de Tucumã; o Valdemar, Presidente do PSDB de Canaã, o Nonato Maurício, vice-Presidente do PSDB de Ourilândia; o Bibi, ex-Vereador e Presidente da Colônia de Pescadores; o Erasmo Brito, Presidente do PPS.

            Em Tucumã, nós fizemos a reunião do seminário “O Pará que queremos”, no espaço da Maçonaria. E eu quero aqui agradecer ao venerável Onício Amaral e à sua esposa, Drª Bernadete, por nos terem cedido aquele espaço, para que nós pudéssemos fazer a nossa reunião.

            Estiveram conosco o Prefeito Celso e o Vereador Mirim, Presidente da Câmara; Vereador Gilvan; Vereadora Maria do Boiadeiro; Vereador Júnior Bezerra; Vereadora Ediara, Vereador Zé dos Signos, Presidente do PPS. Também tivemos lá a participação dos nossos companheiros o Barizon, que nos acompanha há muito tempo, do Ivo Dantas, um grande empresário da região; do Presidente do DEM, o Dr. Edson; o Savana, Diretor da TV Record de Tucumã e vários outros amigos.

            Lá em Tucumã, eu conheci o companheiro Ivan Portela. Sabe o que ele me pediu, Senador Roberto Cavalcanti? Ainda há pouco, aqui, o Senador Magno Malta fez referência à TV Senado. Esse instrumento de comunicação do Senado Federal, tanto a TV Senado, quanto à Rádio Senado, é de ser louvado pela força que tem de levar à sociedade os trabalhos desenvolvidos pelos Senadores. Aonde você chega - e o Senador Magno Malta falou isso -, principalmente na nossa região, lá no interior do interior do Município, está lá uma antena parabólica e os nossos amigos assistem a TV Senado. E o Ivan Portela, lá de Tucumã, disse: “Senador, eu assisto sempre à TV Senado. Mande um abraço para mim”. Estou mandando para ele porque me comprometi que faria isso. Mas isso se deve à TV Senado.

            Mas, lamentavelmente, lá, em Belém, a TV Senado já era para ser uma TV aberta; e não o é, porque a Governadora não cedeu o espaço da Funtelpa - cessão onerosa, o Senado ia pagar -, para que o Senado pudesse colocar no prédio da Funtelpa o seu transmissor e a sua antena. Lógico que a Governadora não quer a TV Senado aberta no Pará, nem pode querer, porque daqui nós falamos as verdades; lá, pela propaganda enganosa que o Conar devia ser acionado, ela fica criando um Estado de ficção, como se nós vivêssemos em Hollywood.

            Aquilo que mostram na televisão é feito pelos marqueteiros para tentar enganar a população, só que a população já foi enganada em 2006. Então, a população está fazendo contagem regressiva para saber quantos dias faltam para que essa senhora deixe o Estado.

            Sempre digo que uma noite escura se abateu sobre o Estado do Pará e que já dura três anos e meio. Mas como não há noite eterna, está para raiar o sol, Sr. Presidente Roberto Cavalcanti. Está para raiar o sol! O sol vai raiar em 1º de janeiro de 2011 para todos os Municípios e para o Estado do Pará.

            De Tucumã, ainda na quinta-feira, fomos a Água Azul do Norte, onde fizemos uma reunião do seminário “O Pará que queremos”, na Câmara Municipal, lotada. Chegamos, para começar a reunião, já às 21 horas.

            Senador Arthur Virgílio, V. Exª que conhece tão bem o Estado do Pará, nós fazemos todos os nossos roteiros pela estrada. Só usamos avião para chegar ao ponto de partida; depois vamos pela estrada. A Governadora vai de helicóptero. Sabe por quê, Senador Arthur Virgílio? Porque esses Municípios são ligados pela PA-279, uma estrada que era o sonho dos habitantes daquela região. No Governo de Simão Jatene, ele conseguiu os recursos para asfaltar a PA-279. Asfaltou, eu diria, 70% da estrada, e deixou recursos para que a Governadora asfaltasse o resto.

            Pasmem, Srs. Senadores, porque o povo do Pará sabe disso: passados três anos e meio, ela não apenas não asfaltou o que faltava, que ainda não acabou, como não manteve o que estava asfaltado. Então, a estrada está quase totalmente perdida por falta de manutenção. Fica um tráfego difícil de tantos buracos que estão abertos e não são fechados. Nem fazer a recuperação e a manutenção da estrada esse Governo faz.

            Chegamos a Água Azul do Norte, como disse, já passando das 21 horas, a Câmara Municipal estava lotada, para que pudéssemos então fazer nosso seminário. Lá, fomos recebidos pelo ex-Prefeito e Presidente do PSDB, meu amigo José Francisco e sua esposa Fátima. Estiveram conosco também nessa reunião o Jorge, Presidente da Câmara; o Netinho, Presidente do PTB; o Francisco Vieira, Presidente do PP; o Adalberto, do PSDB; o Polaco, Vereadores, PR, Netão, Presidente do PSC, e Tonhão do PR.

            Também tive o prazer de encontrar lá os amigos Maurício, Romes, José Carlos, José Francisco, de que já falei, e Jeová, da Assembleia de Deus. Encontrei também o nosso amigo Amarildo, um empresário forte daquela região, Vice-Presidente da Federação das Associações Comerciais, que tem uma atividade muito importante como empreendedor para o desenvolvimento daquela região. Ele é filho, inclusive, de um grande amigo nosso, Prefeito em São Félix do Xingu, um pouco mais acima não fomos até lá mas iremos numa próxima caminhada, que é o nosso companheiro Antônio. Fomos recebidos pelo ex-Deputado Estadual Clécio Vitec e pelo Edílson, Presidente da Associação Comercial de Água Azul e o Waldemar da Pavinorte , que é o Presidente do PSDB de Canaã dos Carajás.

            Pernoitamos na quinta-feira em Água Azul do Norte e, na sexta-feira pela manhã, iniciamos a nossa caminhada e fomos para o Município de Sapucaia, como disse sempre de carro, e lá fizemos também na Câmara Municipal o nosso seminário “O Pará que queremos”, com a participação sempre do ex-Governador Simão Jatene, da Deputada Tetê, do Coronel Edson Alegria. Lá na Câmara tivemos o Prefeito de Santana, tivemos presente o Vereador Marquinho, que é Presidente da Câmara; a Vereadora Maria Machado; o Vereador Carlos Borges, que preside o PDT; o Vereador Luciano Gomes; o Vereador Telmir Rodrigues e também o Délio Amaral, que é do Diretório do PMDB lá de Sapucaia.

            De Sapucaia fomos para Rio Maria. Almoçamos em Sapucaia e fomos para Rio Maria, um Município que me deixa grandes recordações do grande amigo Danilo Remor, que foi meu vice-presidente quando presidi a Federação das Indústrias do Estado do Pará, depois assumiu a presidência da Federação, e que nos deixou subitamente.

            E este Município, Presidente Roberto Cavalcanti, Rio Maria, foi criado numa área de propriedade do Danilo. Era uma fazenda, lá fizeram a sede do Município e hoje estão lá os seus irmãos ainda tocando os negócios do Danilo - o Darcy e o Dirceu Remor.

            Lá tivemos algo que eu diria inusitado. Sempre tem um vereador... Li aqui, vereadores do PT participando conosco. Mas, em Rio Maria, os nove vereadores, independente de coloração partidária...

            Como eu tenho dito, nós não estamos em campanha. Nós estamos ouvindo a população para construir um programa de governo para “O Pará que queremos”.

            O SR. PRESIDENTE (Roberto Cavalcanti. Bloco/PRB - PB) - Senador Flexa, eu pergunto a V. Exª: de quanto tempo V. Exª necessita? Porque, nessa volta ao mundo, já se passaram vários minutos.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - O Pará é muito grande. Gostaria que fosse do tamanho da Paraíba, e aí gente não teria tanto desgaste.

            O SR. PRESIDENTE (Roberto Cavalcanti. Bloco/PRB - PB) - Não, eu só pergunto a expectativa.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Eu acho que em dez minutos concluo.

             O SR. PRESIDENTE (Roberto Cavalcanti. Bloco/PRB - PB) - Mais dez?

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - É.

            O SR. PRESIDENTE (Roberto Cavalcanti. Bloco/PRB - PB) - Vou dar cinco.

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Então, em Rio Maria, como dizia, temos a presença de todos os Vereadores: Vereador Luiz Pires, Presidente da Câmara, o Josimar Gonçalves, o Louro, o Cláudio Coutinho, José Ribamar, Márcia Nascimento, Gisvaldo Gratão, Presidente do DEM, Janes Pereira. Também tivemos a participação - ainda estou no segundo dia, viajamos por quatro, Senador Roberto Cavalcanti - do João Dantas, Vice-Prefeito de Rio Maria; Adair Silva, Presidente do PSDB de Rio Maria; Gê, ex-prefeito de Bannach; Pastor Moacir, da Assembleia de Deus; Djair, Presidente do PSC, que mandou um abraço para o Mão Santa - Hoje Mão Santa saiu cedo, deve ter algum compromisso. Ele disse: dê um abraço no Senador Mão Santa, sou Presidente do PSC aqui de Rio Maria.

            Em seguida, fomos finalizar a sexta feira em Xinguara, onde realizamos, na Associação Comercial, também um grande encontro, ouvindo as reivindicações daquela população, com a presença do Vereador Ari, Presidente da Câmara, do Vereador Diones Moreira, do Vereador Dito do Cinema. O Vereador Diones Moreira é do PT. Estava lá conosco, ouvindo, dando sua contribuição para “O Pará que queremos”, nossa agenda de compromisso que será mostrada por ocasião da campanha eleitoral.

            Um abraço ao Oswaldinho, grande amigo, Presidente do Sindicato Rural; ao Francisco George, Presidente da Associação Comercial; ao ex-prefeito Itamar Mendonça, Presidente do PSDB.

            Reunimos em Xinguara também com o Pastor Deusdeth, Pastor Pedro e Pastor Coimbra e com vários outros pastores da Assembleia de Deus lá do Município. Inclusive o pastor Coimbra é um seguidor do meu Twitter. Um abraço, Coimbra, nós vamos sempre estar em contato com você através do Twitter e pessoalmente quando for possível.

            Pernoitamos em Xinguara. Já no sábado, retomamos a nossa caminhada com uma reunião em Pau d’Arco, um pequeno município que sofre com a ausência do estado. Lá encontramos o Ex-Prefeito João Monteiro, o Ex-Deputado Mário Moreira, o Gervásio Camilo, Vice-Prefeito de Redenção, novamente conosco, sempre o Prefeito Alegria, de Santana, o Gê, Ex-Prefeito de Bannach, Carlinhos, Ex-Prefeito de Floresta do Araguaia.

            E os vereadores Rosinha, Alci, Gaguinho, de Santana do Araguaia, Chico Bruno e Neto, dois ex-Vereadores.

            Saímos de Pau d’Arco e fomos para Redenção, onde fizemos também a reunião do Instituto Teotônio Vilela, e antes da reunião do Instituto Teotônio Vilela participei de um encontro dos pescadores. E quero aqui saudar o amigo Ronnis Souza, presidente da Colônia de Pescadores lá de Redenção.

            Durante esse encontro com o Ex-Governador Simão Jatene, tivemos a presença do nosso amigo Prefeito de Redenção, Wagner Fontes, do Vice-Prefeito Gervásio Camilo, do Vice-Prefeito de Floresta do Araguaia, o Chico Barbosa, do Prefeito Alegria, de Santana, Mário Moreira, ex-Prefeito de Redenção e ex-Deputado, novamente o Gê, Ex-Prefeito de Bannach, Carlinhos, Ex-Prefeito de Floresta, e Alberto Branco, Ex-Prefeito de Conceição.

            Os Vereadores Alexandre Junior, Presidente da Câmara, Aldair, Reginaldo e Pastor Pocidônio.

            O Jandelson, Presidente da Câmara de Santa Maria das Barreiras, o Gaguinho, Vereador em Santana do Araguaia.

            Os Vereadores de Bannach também estiveram porque, como Redenção é uma cidade polo, os Vereadores de Bannach, de Santana, de Santa Maria das Barreiras, todos foram acompanhar a reunião do Instituto Teotônio Vilela. Lá de Bannach, tivemos o Vereador José Elias, Vereador Edmar Santos, Joel Nonato e o Stanley Bahiano. Um abraço a todos vocês.

            À noite, fomos à abertura da 17ª Expo Carajás, uma feira agropecuária das mais importantes, eu diria, do Pará e do Brasil.

            Finalmente, no domingo, em retorno para Belém, fomos a Bom Jesus do Tocantins fazer, ao final da manhã, o nosso encontro no clube naquela cidade. Estava sempre na caravana o Ex-Governador Simão Jatene, o Senador Flexa Ribeiro, o Deputado Pioneiro, a Deputada Tetê, a Luciene, Ex-Prefeita de Bom Jesus do Tocantins, o Vereador Luizão, Presidente da Câmara, o Vereador Carlinhos, o Vereador Miguelão, o Cristiano, Presidente do PSDB de Bom Jesus, e o Ex-Deputado Estadual José Carlos Antunes. Conosco também a Cristina, nossa Presidente do PSDB de Rondon, o Vereador Edvan da Van, de Rondon, o Vereador Edson, de Bom Jesus, o Presidente do PV de Rondon, Ronan, e o Ex-Vereador Nelson.

            Lá em Bom Jesus, recebemos uma denúncia de quatro pessoas que estavam no encontro - a Neide, a Edna, a Néia e o Raimundinho - que vieram nos dizer, Senador Roberto, que o Prefeito lá de Bom Jesus, do PT - ele é médico -, contratou um falso médico para atender lá em bom Jesus. E a população expulsou o falso médico, depois de seis meses de ele ter clinicado e feito cirurgias, como se médico fosse. A população está indignada com o Prefeito. E lá ele utiliza os recursos da população para pagar funcionários da Prefeitura para irem filmar o nosso encontro. Estava lá o funcionário. Ele declarou que era funcionário da Prefeitura, e estava sendo pago com o dinheiro do povo para filmar aquilo que não precisava. Se quisesse, teria pedido licença: pode filmar? Porque os encontros são abertos, qualquer pessoa pode participar.

            E por último, encerrando a nossa caminhada, chegamos a Abel Figueiredo, no domingo, às 16 horas - domingo, quando as pessoas querem estar juntas com seus familiares, no seu lazer. Estivemos também na Câmara de Vereadores, totalmente lotada. Estava acontecendo nesse horário a final do campeonato paraense, entre o Paysandu e o Águia. O Águia é um time daquela região, lá do sul do Pará. Estavam disputando.

            Então, quero parabenizar o Paysandu, que se sagrou bicampeão.

            E quero parabenizar o Águia, porque, time do interior, mostrou valor, fibra, para chegar até a final do campeonato e é vice-campeão do Estado do Pará. É a primeira vez em que um time do interior chega a ser vice-campeão do Pará. Então, um abraço a todos os amigos que levaram o Águia até essa posição.

            Quero mandar um abraço às pessoas que estiveram conosco em Abel Figueiredo: o ex-Prefeito Dativo; o ex-Prefeito Silva Neto; a ex-Prefeita de Bom Jesus, Luciene; o ex-Vice-Prefeito de Abel, Adilson; o ex-Deputado Antunes; a Cristina, Presidente do PSDB de Rondon; o Carlinhos, Presidente da Câmara de Abel; o Vereador Evandro; o Vereador Nailson; o Vereador Preto; o Vereador Luizão; o Jurandir, Presidente do PSDB de São Domingos do Araguaia; o Vereador Edvan da Van, de Rondon; o Ivan, suplente de Vereador, Presidente do PV de Rondon; o Professor Ednaldo, Presidente do PV de Abel.

            Finalmente, Presidente Roberto Cavalcanti: dez municípios! Dez municípios! Devemos ter rodado, seguramente, mais 1,5 mil quilômetros. Mas não cansamos. Não cansamos, porque temos a certeza absoluta de que, nessa caminhada cívica, indo a todos os municípios... Já fomos a quase 80 municípios. E, até 30 de junho, vamos chegar aos 100. Não iremos aos 143, porque não dará tempo. Mas iremos aos 143 durante a campanha política, depois das convenções, a partir de 5 de julho. Mas teremos as informações daqueles municípios aos quais não formos, que também estarão contemplados no programa de governo que será assumido durante a campanha eleitoral.

            Senador Mão Santa, mando um abraço aqui de um companheiro seu, um companheiro seu lá de... Ele disse: “Mande um abraço para o Senador Mão Santa!” Já lhe digo aqui...

            O SR. PRESIDENTE (Roberto Cavalcanti. Bloco/PRB - PB) - Senador Flexa. Senador Flexa, realmente...

            O SR. FLEXA RIBEIRO (PSDB - PA) - Então, terminando, só quero dizer que vamos continuar, todos os finais de semana. E, em todas as terças-feiras, estarei aqui, para relatar, enviar um abraço a todos os nossos amigos que nos acompanham, porque o povo do Pará, por inteiro, está conosco, para tirar o Pará do vermelho.

            Muito obrigado.


Modelo1 5/17/244:05



Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/06/2010 - Página 27024