Discurso durante a 97ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro do início da Copa do Mundo de Futebol, nessa sexta-feira, na África do Sul.

Autor
Leomar Quintanilha (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/TO)
Nome completo: Leomar de Melo Quintanilha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESPORTE.:
  • Registro do início da Copa do Mundo de Futebol, nessa sexta-feira, na África do Sul.
Publicação
Publicação no DSF de 12/06/2010 - Página 28893
Assunto
Outros > ESPORTE.
Indexação
  • REGISTRO, INICIO, CAMPEONATO MUNDIAL, FUTEBOL, REALIZAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, AFRICA DO SUL, IMPORTANCIA, ESPORTE, PROMOÇÃO, UNIÃO, DIVERSIDADE, POVO, COMENTARIO, PRESTIGIO, BRASIL, COMPETIÇÃO ESPORTIVA.
  • RELEVANCIA, OPORTUNIDADE, BRASIL, SEDE, PROXIMIDADE, CAMPEONATO MUNDIAL, FUTEBOL, MELHORIA, INFRAESTRUTURA, RODOVIA, MODERNIZAÇÃO, AEROPORTO, CONTRIBUIÇÃO, EXPANSÃO, TURISMO, CRESCIMENTO, ECONOMIA NACIONAL, CRIAÇÃO, EMPREGO, IMPORTANCIA, INVESTIMENTO, SETOR PUBLICO, EFETIVAÇÃO, OBRAS.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PMDB - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é apenas para fazer um registro que eu reputo da maior importância. Hoje tem início o mais importante, o mais bonito espetáculo esportivo do mundo.

            As festividades para a abertura oficial da Copa do Mundo de Futebol realizadas ontem mostraram uma beleza rara do povo sul-africano, com aquele interesse e com aquele entusiasmo de receber as 31 delegações dos diversos países que participarão da Copa do Mundo, depois que superaram a fase preliminar.

            E hoje, V. Exª, ao iniciar o seu pronunciamento, se perguntou o que estaria eu fazendo nesta tribuna no horário em que começa o primeiro jogo da Copa do Mundo. Exatamente onde a África do Sul...

            O SR. PRESIDENTE (Pedro Simon. PMDB - RS) - Só para lhe dizer, está 1 X 0 para a África do Sul.

            O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PMDB - TO) - Está 1 X 0 para a África do Sul. Estou torcendo para a África do Sul. Acho que é justo esse resultado. Tomara que ela conclua o jogo assim, se não ampliá-lo, porque vai dar mais interesse à disputa. (Pausa.) Já empatou? 1 X 1 ?

            O SR. PRESIDENTE (Pedro Simon. PMDB - RS) - Uma notícia ruim: está 1 X 1.

            O SR. LEOMAR QUINTANILHA (PMDB - TO) - Mas ainda está bom, a África do Sul não está perdendo. Acho que vale o esforço dos sul-africanos, que estão tendo uma oportunidade ímpar de abrigar esse importante e extraordinário evento, evento que promove o congraçamento entre os povos.

            A importância do esporte na ligação entre as pessoas de línguas diversas, de costumes diversos, é algo que nos chama a atenção. Já pudemos assistir, em outras oportunidades, a países que estavam conflagrados em conflitos belicosos, harmonizando-se, harmonizando as suas populações nos jogos da Copa do Mundo.

            Até bem pouco tempo, a Fifa, que é a organização mundial do futebol, abrigava em suas fileiras um número maior de nações filiadas à Organização das Nações Unidas, tal a importância do esporte, tal a importância desse evento, que é a Copa do Mundo.

            É um evento sério, um evento difícil, um evento que ocorre a cada quatro anos nas diversas praças dos países que integram a Fifa. Vejam que o Brasil, nos últimos 15 anos, vem liderando o ranking mundial por sua performance, pelo seu desempenho, pela grande quantidade de conquistas desse certame e de outros certames regionais. O Brasil vem sendo o primeiro do ranking; perdeu um ano só para a França, quando a França ganhou o campeonato mundial, mas o Brasil é um manancial inesgotável de craques.

            Hoje, por exemplo, estaremos enfrentando outros países que têm, em seus quadros, jogadores brasileiros. Hoje o mercado de trabalho para o futebol brasileiro abriu-se no mundo inteiro. Não só para os jogadores, os talentosos jogadores brasileiros, mas para outros profissionais, técnicos sobretudo, que têm conseguido um espaço no mercado mundial graças a essa condição especialíssima que o Brasil tem de desenvolver essa atividade com muita propriedade, com muita qualidade.

            Vejam que o Brasil, apesar de ser o líder do ranking mundial no futebol, só depois de 64 anos, consegue, novamente, sediar um evento dessa natureza. A primeira Copa que o Brasil sediou foi em 1950. E agora, em 2014, 64 anos depois, teremos a oportunidade de sediar novamente um evento dessa magnitude, um evento dessa importância.

            E, mesmo hoje, quando os olhos do mundo estão voltados para a África do Sul - aqui no Brasil, toda a população que tem o futebol correndo nas suas veias, onde nós temos aqui 195 milhões de técnicos, onde cada um de nós se acha no direito de julgar e avaliar a escolha que o Dunga fez, a escolha que o Dunga deixou de fazer, os craques que o Dunga deixou de convocar -, nós estamos acompanhando o movimento inicial da Copa do Mundo na África do Sul, mas sem perder de vista, sem deixar de pensar no 2014 tão próximo, que é quando nós estaremos sediando esse extraordinário evento.

            Sem sombra de dúvida, este evento vai trazer ao Brasil não só a satisfação pessoal daqueles que gostam de futebol, daqueles apaixonados por essa modalidade esportiva, mas vai mobilizar a sociedade brasileira, vai mobilizar a economia brasileira, vai estimular o turismo brasileiro. Nós precisamos nos preparar para aproveitar o mote da Copa do Mundo, exatamente para dar uma expansão maior a essa atividade econômica tão importante. Hoje, o mundo inteiro de olho voltado para a expansão do turismo, e o Brasil, com um potencial extraordinário, ainda tem um aproveitamento muito limitado, no enorme potencial que tem, da atividade turística, uma atividade econômica que não polui, que se utiliza principalmente dos substratos sociais na sua consolidação e que pode efetivamente contribuir para o fortalecimento da nossa economia, com geração de muita renda e, seguramente, com a oportunização de ganho e trabalho para muitas pessoas.

            Sei que está a requerer investimentos públicos e privados, mas, sobretudo, investimentos públicos em obras de infraestrutura, na modernização dos nossos aeroportos, na ampliação das nossas pistas, hoje muito congestionadas, principalmente as pistas das mais importantes cidades brasileiras, inclusive as do Distrito Federal. As pistas estão congestionadas, requerendo investimentos expressivos.

            Isso é importante para o Brasil. A possibilidade da realização da Copa do Mundo em 2014 é o momento mais adequado e apropriado para promover a realização desses investimentos na modernização dos nossos aeroportos, na ampliação das nossas pistas, na modernização dos nossos portos, na modernização das nossas estações rodoviárias, na melhoria das nossas estradas; enfim, investimentos em infraestrutura que podem colocar o Brasil, efetivamente, em condição de destaque na atividade turística, que vem se somar às diversas atividades econômicas que estão projetando o Brasil e que nos dão a satisfação de ver que o ritmo do crescimento econômico deste País cresce.

            Senador Pedro Simon, quando a gente deseja que o nosso País cresça economicamente é porque imaginamos que a população possa crescer junto com o País e usufruir dos benefícios que o desenvolvimento venha a trazer ao País.

            É por isso que precisamos... Vejo que, na discussão da distribuição dos recursos do pré-sal, foram elencadas algumas das prioridades, e, entre elas, eu gostaria de mencionar a questão da educação, que é algo permanente, que é algo necessário, que é algo prioritário que nós precisamos efetivamente dar à Nação brasileira como forte alavanca do seu processo de crescimento social e econômico.

            Eu creio que este evento que começa hoje, a Copa do Mundo na África do Sul, serve de estímulo e de processo de aceleração das ações que nós deveremos realizar aqui no Brasil para que, em 2014, estejamos em total condição de receber esse evento e, aproveitando o seu mote, promover uma reestruturação nas nossas atividades econômicas para que o Brasil possa crescer harmonicamente, permitindo que sua população cresça com ele.

            Era o registro que gostaria de fazer esta manhã, agradecendo a deferência de V.Exª.


Modelo1 4/29/245:08



Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/06/2010 - Página 28893