Discurso durante a 88ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal

Homenagem à mergulhadora catarinense Karol Meyer pela conquista do recorde mundial de mergulho de profundidade em dupla, com o mergulhador belga Patrick Musimu.

Autor
Flávio Arns (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à mergulhadora catarinense Karol Meyer pela conquista do recorde mundial de mergulho de profundidade em dupla, com o mergulhador belga Patrick Musimu.
Publicação
Publicação no DSF de 02/06/2010 - Página 25424
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, MERGULHADOR, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), VITORIA, CAMPEONATO MUNDIAL.

            O SR. FLÁVIO ARNS (PSDB - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, na semana passada, apresentei um requerimento de voto de aplauso, e como não tive ocasião de ler o requerimento, já entregue à Mesa, gostaria de lê-lo no dia de hoje, quando, então, eu requeri que o Senado Federal emitisse voto de aplauso à mergulhadora brasileira Karol Meyer, por conquista realizada no dia 26 de maio, quarta-feira, do recorde mundial de mergulho competitivo de profundidade, em apneia, na modalidade No Limits Tandem, em parceria com o mergulhador belga Patrick Musimu. Na prova, que é um exercício extremo de técnica, disciplina desportiva, condicionamento físico e psicológico, os atletas efetuaram o mergulho apenas com o ar dos pulmões, calculando com precisão a profundidade máxima a ser atingida, de forma a retornarem em segurança à superfície.

            O feito realizado nas águas de Bonaire, nas Antilhas Holandesas, onde a dupla chegou a 121 metros, rompendo a barreira dos 120 metros de profundidade, até então o recorde mundial. No dia anterior, na modalidade No Limits, a brasileira já havia atingido a marca de 111 metros, novo recorde sul-americano individual da categoria.

            Karol Meyer faz parte de uma restrita lista de mergulhadores, na história da modalidade, que já atingiram as grandes profundidades. Entre os recordes brasileiros, sul-americanos e mundiais de apneia, em 2009, a mergulhadora tornou-se o ser humano com maior tempo de apneia no mundo, com 18 minutos e 32 segundos sem respirar, o que faz dela uma justa merecedora da presente homenagem prestada pelo Senado Federal. Esse é o requerimento.

            Só quero dizer que Karol Meyer é de Santa Catarina. Sua família mora em Joinville. Atualmente reside em Florianópolis e é casada com o curitibano Gilberto Gabardo. Os dois moram em Florianópolis. Queremos dar esse voto de aplauso pelo novo recorde mundial de 121 metros de profundidade, só com o ar dos pulmões, em dupla. Individualmente, ela atingiu 111 metros, que é o recorde sul-americano individual da categoria.

            Portanto, parabéns a Santa Catarina, à Karol Meyer, ao seu marido, Gilberto Gabardo, ao Paraná. Particularmente, é um recorde do Brasil.

            Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/06/2010 - Página 25424