Discurso durante a 93ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do jovem advogado Pedro Yamagushi Ferreira, filho do Deputado Paulo Teixeira do Partido dos Trabalhadores de São Paulo.

Autor
Aloizio Mercadante (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Aloizio Mercadante Oliva
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do jovem advogado Pedro Yamagushi Ferreira, filho do Deputado Paulo Teixeira do Partido dos Trabalhadores de São Paulo.
Publicação
Publicação no DSF de 09/06/2010 - Página 26687
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, CERIMONIA RELIGIOSA, CAPITAL DE ESTADO, HOMENAGEM POSTUMA, ADVOGADO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ELOGIO, VIDA PUBLICA, ATUAÇÃO, DIOCESE, MUNICIPIO, SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), DEFENSOR, DETENTO, LUTA, SOLIDARIEDADE, JUSTIÇA SOCIAL.

            O SR. ALOIZIO MERCADANTE (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, pela ordem. De forma muito breve, se o Senador Mozarildo permitir, também gostaria de registrar os meus sentimentos de pêsames.

            Ontem, participei da Missa de 7º Dia na Catedral da Sé e tive o mesmo sentimento de 1973, quando estivemos lá com Dom Paulo Evaristo Arns participando de uma cerimônia em homenagem a Alexandre Vanucci Leme, que tinha sido assassinado pela ditadura militar.

            Ontem, estávamos fazendo a homenagem de despedida de um jovem de 27 anos, filho do Deputado Paulo Teixeira, do Partido dos Trabalhadores de São Paulo, e de sua esposa, Alice. Um jovem que, formado em Direito, dedicou a sua vida à Pastoral Carcerária, trabalhando com aqueles que estão presos, em conflito com a lei, cumprindo pena, mas, muitas vezes, sem o direito básico de defesa jurídica porque a Defensoria ainda não estava plenamente constituída. Depois dessa experiência na Pastoral Carcerária, esse jovem foi para São Gabriel da Cachoeira, um município que só tinha quatro advogados.

            Ele era o advogado da diocese, um missionário trabalhando pelos povos indígenas. É o Município que tem a maior participação de população indígena em todo o território brasileiro, cerca de 45 mil pessoas. Trabalhava pelos despossuídos, pelos sem direitos. Defendia essas causas por um compromisso de fé, por uma visão de mundo generosa, solidária.

            Portanto, ontem, a Catedral da Sé estava lotada de gente, todos com o mesmo sentimento de dor e de perda. Ao mesmo tempo, com um sentimento de admiração de que uma vida tão breve seja tão exuberante, tão dedicada, tão solidária e tão generosa para com o povo brasileiro.

            Por isso, quero aqui render minhas homenagens ao Pedro, tão jovem que já se foi, mas que deixou seu exemplo. Especialmente, quero dar um abraço solidário aos meus amigos Paulo Teixeira e Alice. Que tenham um imenso orgulho de ter criado, educado e permitido que um jovem tão talentoso, tão comprometido com os ideais mais profundos de justiça social, tenha dedicado a sua vida à causa que dedicou.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/06/2010 - Página 26687