Discurso durante a 93ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Prevê um processo de recuperação do desenvolvimento do Rio Grande do Norte, a partir das providências anunciadas pelo governo federal.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Prevê um processo de recuperação do desenvolvimento do Rio Grande do Norte, a partir das providências anunciadas pelo governo federal.
Publicação
Publicação no DSF de 09/06/2010 - Página 26988
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • ANUNCIO, VISITA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), INAUGURAÇÃO, UNIDADE, ATENDIMENTO, PIONEIRO, REGIÃO NORDESTE.
  • SAUDAÇÃO, ANUNCIO, ASSINATURA, AUTORIZAÇÃO, ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO (ZPE), MUNICIPIO, MACAIBA (RN), AÇU (RN), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), CONSTRUÇÃO, AEROPORTO INTERNACIONAL, PROXIMIDADE, CAPITAL DE ESTADO, PREVISÃO, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

            O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva visitará o meu Estado a partir de hoje à noite. E, amanhã, vai cumprir uma programação que eu considero das mais significativas para a economia do Estado e também para a vida social.

            Na verdade, às 10 horas, haverá inauguração de uma unidade de pronto atendimento, que é uma unidade pioneira, uma vez que poucas foram as unidades já inauguradas no País e, no Nordeste, apenas essa.

            Por outro lado, numa solenidade no Centro de Convenções do Estado, o Presidente vai assinar a autorização de duas ZPEs, sendo uma para o Município de Macaíba, na área metropolitana de Natal, e a outra no Município de Assú, também numa região próspera do Estado, a chamada região do Vale do Açu.

            Vai também Sua Excelência assinar autorização para que o aeroporto de São Gonçalo, que é um aeroporto estratégico para o desenvolvimento do Estado, uma vez que Natal - São Gonçalo, onde está sediado o aeroporto - é o ponto mais próximo do Brasil com a Europa, com a África, com os Estados Unidos, seja um verdadeiro gateway, distribuindo cargas por todo o Brasil, recebendo e redistribuindo essas cargas.

            Por isso mesmo, Sr. Presidente, não poderíamos deixar de assinalar que essa visita vai proporcionar a nosso Estado sobretudo a possibilidade de enveredarmos por um caminho novo, em razão do nosso desenvolvimento, uma vez que tivemos, antes disso, várias perdas e temos de recuperá-las.

            Havia a perda até então do nosso porto, que continua apresentando, de certa maneira, problemas pelo seu baixo calado. Tivemos também a perda da Transnordestina. O Rio Grande do Norte foi praticamente excluído do traçado da Transnordestina.

            Portanto, só agora estamos nesse processo de recuperação, como já disse, dessas perdas. Espero que tenhamos seu desfecho claro amanhã com a assinatura desses atos por parte do Presidente da República.

            Agradeço a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/06/2010 - Página 26988