Pronunciamento de Lúcia Vânia em 08/06/2010
Discurso durante a 93ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Homenagem de pesar pelo falecimento do artista plástico Antonio Poteiro.
- Autor
- Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
- Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem de pesar pelo falecimento do artista plástico Antonio Poteiro.
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/06/2010 - Página 27024
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, PINTOR, ESCULTOR, ESTADO DE GOIAS (GO), ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, CULTURA, BRASIL.
A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, eu gostaria de informar a esta Casa o falecimento, na madrugada de hoje, do escultor, pintor e ceramista Antônio Poteiro.
Goiás perde a figura física de Poteiro, mas a sua arte certamente continuará a influenciar as novas gerações de artistas goianos.
Pela sua história de vida, Poteiro foi influenciado por várias figuras das artes goianas. Nas décadas de 60 e 70, ele começou a fazer máscaras e bonecos incentivado pelo professor Antonio de Melo. Foi orientado a assinar seus trabalhos pela conceituada folclorista Regina Lacerda, que o batizou com o apelido de Antônio Poteiro. Já em 1972, foi incentivado a pintar por um dos mais renomados pintores goianos, que é Siron Franco.
Português de nascimento e goiano por adoção, ele estava com 84 anos de idade e, segundo a família, estava internado há uma semana na UTI do Hospital e Maternidade Jardim América, com infecção generalizada.
O corpo do artista foi sepultado hoje, às 19 horas, no jazigo da família, no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia.
Quero aqui, Sr. Presidente, lamentar profundamente a morte de Antônio Poteiro, artista conhecido no Brasil inteiro, orgulho de todos os goianos. Ele deixa para a nossa história uma passagem de produção maravilhosa, que encantou o Brasil e o mundo.
Portanto, deixo aqui os meus votos de pesar a toda a família de Antônio Poteiro, que muito fez para divulgar o nome de Goiás no Brasil e no mundo.
Muito obrigada, Sr. Presidente.