Discurso durante a 93ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do artista plástico Antonio Poteiro.

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do artista plástico Antonio Poteiro.
Publicação
Publicação no DSF de 09/06/2010 - Página 27024
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, PINTOR, ESCULTOR, ESTADO DE GOIAS (GO), ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO, CULTURA, BRASIL.

            A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, eu gostaria de informar a esta Casa o falecimento, na madrugada de hoje, do escultor, pintor e ceramista Antônio Poteiro.

            Goiás perde a figura física de Poteiro, mas a sua arte certamente continuará a influenciar as novas gerações de artistas goianos.

            Pela sua história de vida, Poteiro foi influenciado por várias figuras das artes goianas. Nas décadas de 60 e 70, ele começou a fazer máscaras e bonecos incentivado pelo professor Antonio de Melo. Foi orientado a assinar seus trabalhos pela conceituada folclorista Regina Lacerda, que o batizou com o apelido de Antônio Poteiro. Já em 1972, foi incentivado a pintar por um dos mais renomados pintores goianos, que é Siron Franco.

            Português de nascimento e goiano por adoção, ele estava com 84 anos de idade e, segundo a família, estava internado há uma semana na UTI do Hospital e Maternidade Jardim América, com infecção generalizada.

            O corpo do artista foi sepultado hoje, às 19 horas, no jazigo da família, no Cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia.

            Quero aqui, Sr. Presidente, lamentar profundamente a morte de Antônio Poteiro, artista conhecido no Brasil inteiro, orgulho de todos os goianos. Ele deixa para a nossa história uma passagem de produção maravilhosa, que encantou o Brasil e o mundo.

            Portanto, deixo aqui os meus votos de pesar a toda a família de Antônio Poteiro, que muito fez para divulgar o nome de Goiás no Brasil e no mundo.

            Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/06/2010 - Página 27024