Pronunciamento de Mão Santa em 14/06/2010
Fala da Presidência durante a 98ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Registrando o falecimento da Sra. Maria do Amparo Medeiros Parente, servidora aposentada do Senado Federal.
- Autor
- Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
- Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Registrando o falecimento da Sra. Maria do Amparo Medeiros Parente, servidora aposentada do Senado Federal.
- Publicação
- Publicação no DSF de 15/06/2010 - Página 28938
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, SERVIDOR, APOSENTADO, SENADO, MÃE, CHEFE DE GABINETE, JOÃO DURVAL, SENADOR, ELOGIO, VIDA PUBLICA, CONJUGE, EX-DEPUTADO, ESTADO DO PIAUI (PI).
O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Faleceu no último domingo (13), a piauiense Maria do Amparo Medeiros Parente, natural de União, funcionária aposentada do Senado, que durante anos foi chefe do Cerimonial da Presidência da Casa. Ela era mãe do chefe do gabinete do Senador João Durval (PDT - BA), Marcos Santos Parente Filho.
Maria do Amparo Medeiros era esposa do então Deputado Federal e candidato a Senador pelo Piauí, Marcos Santos Parente, e deixa, além de Marcos Santos Parente Filho, Mônica, Eduardo, Odilon e Marcos Antônio Parente.
Ela tinha 81 anos e foi chefe do Cerimonial na época em que passaram pela Presidência nomes como Petrônio Portella, Luiz Viana, Mauro Benevides, Jarbas Passarinho, Humberto Lucena e Moacir Dalla.
Seu marido, membro da UDN, foi eleito Deputado Federal em 1954, e, no ano de 1958, foi escolhido candidato a Senador, mas a campanha foi encerrada de modo trágico em razão de um acidente automobilístico ocorrido à altura do povoado Morrinhos, em 4 de setembro de 1958, fato lúgubre conhecido como a Tragédia da Cruz do Cassaco.
Também faleceu nesse acidente o candidato a governador Demerval Lobão Veras, em cuja homenagem o referido candidato foi elevado à categoria de cidade com o nome de Demerval Lobão.
Após a tragédia foram escolhidos como substitutos Chagas Rodrigues, que foi Senador e Vice-presidente desta Casa, como candidato a governador, e Joaquim Parente, não por acaso irmão de Marcos, como postulante ao Senado, ambos eleitos. Em sua memória foi criado, em 1962, o Município de Marcos Parente, no Piauí.
O sepultamento do corpo de Maria do Amparo Medeiros Parente aconteceu nesta segunda-feira, 14 de junho, logo após missa de corpo presente, no Cemitério Campo da Esperança.
Então, o pesar que sofre o Piauí e o Senado da República por sua antiga funcionária que prestou relevantes serviços à Casa.
Pela ordem, o Senador Valdir Raupp, do PMDB.