Discurso durante a 103ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comemoração dos 15 anos da Redevida de Televisão.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos 15 anos da Redevida de Televisão.
Publicação
Publicação no DSF de 22/06/2010 - Página 29976
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, AUTORIDADE, SENADOR, AUTORIDADE RELIGIOSA, PRESENÇA, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, IGREJA CATOLICA, ELOGIO, UTILIDADE PUBLICA, PROGRAMAÇÃO, DIVERSIDADE, CONTEUDO, CONTRIBUIÇÃO, CONSOLIDAÇÃO, DEMOCRACIA, PROPAGAÇÃO, VALOR, CRISTÃO, ETICA, MORAL, VALORIZAÇÃO, FAMILIA, FORMAÇÃO, CULTURA, EDUCAÇÃO, POPULAÇÃO.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, ESFORÇO, JORNALISTA, RESPONSAVEL, FUNDAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, IGREJA CATOLICA, COMENTARIO, DADOS, ABRANGENCIA, TERRITORIO NACIONAL, AMPLIAÇÃO, INICIATIVA, PARCERIA, ESPECIFICAÇÃO, PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA (PUC), ESTADO DO PARANA (PR), PARTICIPAÇÃO, PRODUÇÃO, PROGRAMA.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


            O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Prezado Presidente Mão Santa, sempre com suas palavras generosas, aplacando a nossa alma e a nossa consciência, muito obrigado; Senador Arthur Virgílio, que foi inspirado a sugerir esta sessão; Presidente da RedeVida de Televisão, Sr. João Monteiro de Barros Filho; Presidente da Diretoria Executiva do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã, Sr. Marcelo Aparecido Coutinho da Silva; Arcebispo do Rio de Janeiro, Excelentíssimo e Reverendíssimo D. Orani João Tempesta; Secretário Geral; demais convidados presentes; Srs. Senadores e Srªs Senadoras, creio que os Colegas que me antecederam já fizeram um relatório competente sobre a trajetória, sobre o itinerário da RedeVida de Televisão, que completa 15 anos de existência, um marco que merece ser celebrado à luz desse esforço permanente da emissora em desenvolver uma programação voltada à família, fomentando o debate aberto de questões cruciais e de interesse da coletividade.

            É a emissora da inteligência, dos valores essenciais da vida humana: ética, moral, religião. É preciso destacar esses 15 anos de contribuição à formação cultural, religiosa, educacional do povo brasileiro. O responsável pela sua montagem, Sr. João Monteiro de Barros Filho, jornalista, natural de Barretos, interior de São Paulo, montou a maior rede católica de televisão do mundo, num ato de fé, que muitos classificam como um verdadeiro milagre, o que justifica o mote “A TV que acredita em milagre”.

            Merece registro o esforço realizado para expandir sua área de cobertura e a intensificação do número de parcerias firmadas com grupos de TV a cabo no interior do Brasil.

            Os números falam por si. Captada por 15 milhões de antenas parabólicas em todo o Brasil, ela alcança os lares de 63 milhões de telespectadores. Sua cobertura em todo o território nacional e países vizinhos em canal aberto chega a todas as 27 capitais de Estados da Federação e nas 443 principais cidades brasileiras, num raio de cobertura em 1.500 Municípios, consolidando potencial de mais de 110 milhões de telespectadores. Esses dados devem ser complementados pelas TVs por assinatura: NET, 2,45 milhões de assinantes; SKY, 1,6 milhões de assinantes, entre outras, sem falar em inúmeras outras operadoras.

            As parcerias formadas pela RedeVida de Televisão foram decisivas para ampliar o seu projeto de expansão nacional. No Paraná, por exemplo, meu Estado, a PUC Curitiba aderiu à emissora católica nacional, assumindo a produção de programas culturais e artísticos, com entrevistas de excelente nível jornalístico e concertos clássicos.

            A sociedade brasileira vem sendo solapada por uma sucessão de escândalos que configura verdadeira tragédia ética. O papel exercido pela RedeVida de Televisão, cultivando a valorização da família e de valores cristãos, é inegavelmente um relevante serviço de utilidade pública, contribuindo por intermédio de um conteúdo plural para a consolidação da nossa democracia.

            Por essa razão, Sr. Presidente, queremos louvar a iniciativa do Senador Arthur Virgílio, que se lembrou da conveniência e da oportunidade desta sessão para destacarmos a importância da RedeVida para o nosso País e todos os brasileiros. Nossas mais sinceras homenagens.

            Muito obrigado. (Palmas.)


Modelo1 5/3/245:59



Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/06/2010 - Página 29976