Discurso durante a 100ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo ex-governador do Amapá Waldez Góes, destacando o apoio que S.Exa. emprestou à Zona de Livre Comércio e à Zona de Processamento de Exportação.

Autor
José Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: José Sarney
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES. ESTADO DO AMAPA (AP), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo ex-governador do Amapá Waldez Góes, destacando o apoio que S.Exa. emprestou à Zona de Livre Comércio e à Zona de Processamento de Exportação.
Publicação
Publicação no DSF de 17/06/2010 - Página 29479
Assunto
Outros > ELEIÇÕES. ESTADO DO AMAPA (AP), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • ANUNCIO, CANDIDATURA, SENADO, EX GOVERNADOR, ESTADO DO AMAPA (AP), ELOGIO, ATUAÇÃO, GOVERNO ESTADUAL, CONDUTA, CONCILIAÇÃO, INTERESSE, EFEITO, RECEBIMENTO, APOIO, DIVERSIDADE, POLITICO, IMPORTANCIA, CONTRIBUIÇÃO, CRIAÇÃO, ZONA DE LIVRE COMERCIO, ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO (ZPE), CONSTRUÇÃO, RODOVIA, EXPANSÃO, LINHA DE TRANSMISSÃO, AUMENTO, EMPREGO, SOLICITAÇÃO, ANEXAÇÃO, DOCUMENTAÇÃO.

                          SENADO FEDERAL SF -

            SECRETARIA-GERAL DA MESA

            SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


      O SR. JOSÉ SARNEY (PMDB - AP. Pela ordem. Com revisão do orador.) - Apenas uma comunicação. Eu queria, um pouco fora de época, dizer que deixou o Governo do Amapá o Dr. Waldez Góes, para ser candidato a Senador da República.

            Por dever de lealdade e, ao mesmo tempo, um testemunho de verdade, quero dizer que ele realizou uma obra política reconhecida por todos amapaenses e por toda a classe política do Amapá. Ele promoveu a paz entre todos aqueles que transformavam a luta política no nosso Estado numa guerra. Ele, com seu temperamento, com seu espírito público, foi capaz de estabelecer uma união de forças políticas de tal modo que a Bancada Federal, seus Deputados, quase unanimemente, e também os Senadores, apoiavam todas as iniciativas tomadas pelo Governo e, de comum acordo, aprovaram os planos que possibilitaram o Governo do Amapá realizar grandes obras.

            Essas obras realizadas pelo Governador Waldez Góes estão relacionadas aqui em um relatório que peço que V. Exª mande publicar como adendo das palavras que estou aqui proferindo, justamente louvando a sua ação de homem público, a correção com que ele se houve à frente do Governo do Estado e o grande avanço econômico que o Amapá alcançou nos anos do seu governo.

            São essas as palavras que eu queria proferir por um dever de justiça. Acho que estou, neste ponto, expressando o que pensa toda a Bancada e o testemunho de todo o povo amapaense.

            As suas realizações estão colocadas aqui neste relatório. Eu quero ressaltar, dentre elas, o apoio que ele deu à Zona de Livre Comércio, à Zona de Processamento de Exportação, às estradas que foram abertas, às linhas de transmissão que foram também construídas no interior do Estado todo, ao aumento do emprego, ao mesmo tempo em que foi uma administração de paz para o Estado.

            O Amapá teve quase oito anos de paz durante o tempo do Governador Waldez. É esse o tempo de convivência. Eu acho que a política deve ser feita dentro sempre de um espaço comum, em que os homens públicos possam estar unidos em favor do bem-estar da população. E foi isso o que aconteceu sob o comando do Governador Waldez Góes à frente do Executivo estadual.

            Portanto, eu pediria a V. Exª que fizesse o registro dessas palavras e mandasse colocar, conjuntamente com elas, o relatório que estou apresentando.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR JOSÉ SARNEY EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do inciso I, §2º, art. 210, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Relatório sobre as obras do Governo do Amapá.”


Modelo1 4/16/2410:15



Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/06/2010 - Página 29479