Fala da Presidência durante a 103ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comemoração dos 15 anos da Redevida de Televisão.

Autor
Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM. TELECOMUNICAÇÃO.:
  • Comemoração dos 15 anos da Redevida de Televisão.
Publicação
Publicação no DSF de 22/06/2010 - Página 29967
Assunto
Outros > HOMENAGEM. TELECOMUNICAÇÃO.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, AUTORIDADE, PRESENÇA, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, IGREJA CATOLICA, ELOGIO, PROGRAMAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO, PROMOÇÃO, ETICA, MORAL, DIGNIDADE, JUSTIÇA SOCIAL, CIDADANIA, ASSISTENCIA RELIGIOSA, DEFESA, DIREITOS HUMANOS, VALORIZAÇÃO, VIDA HUMANA.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Brasília, Capital da República do Brasil, 14 horas e 12 minutos, estamos no plenário do Senado Federal.

            Represento a Mesa Diretora deste Senado, presidida pelo Senador José Sarney.

            Vivemos a 4ª Sessão Legislativa Ordinária da 53ª Legislatura (21 de junho de 2010, segunda-feira. Esta é a 103ª Sessão não Deliberativa do Senado da República do Brasil.

            Todas as deliberações legislativas estão sobrestadas.

            Comemoração no período do Expediente.

            Nesta fase inicial desta sessão, vamos comemorar os quinze anos da REDEVIDA de televisão.

            Há quórum regimental. Declaramos aberta a sessão.

            Sob a proteção de Deus, iniciamos nossos trabalhos.

            Ao lado, a nossa Secretária-Geral, Drª Cláudia Lyra.

            Então, convidamos para compor a Mesa desta sessão, em homenagem aos 15 anos da REDEVIDA de televisão, o Presidente da REDEVIDA de televisão, Sr. João Monteiro Barros Filho (Palmas.); o Presidente da Diretoria Executiva do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã - Inbrac, Sr. Marcelo Aparecido Coutinho da Silva (Palmas.); o Sr. Arcebispo do Rio de Janeiro, Revmº Sr. D. Orani João Tempesta (Palmas.).

            Esta homenagem foi requerida pelo Exmº Sr. Senador Arthur Virgílio, que, segundo informações, está se dirigindo para cá.

            Quer dizer, o tempo dos oradores do Período do Expediente da presente sessão será destinado a comemorar os quinze anos da REDEVIDA de televisão, de acordo com o Requerimento nº 4.414, de 2010, do Senador Arthur Virgílio e outros Senadores.

            Convido todos para, de pé, cantarmos o Hino Nacional Brasileiro.

(Execução do Hino Nacional.)

(Palmas.)

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Convidamos o autor e signatário do requerimento que transforma esta parte do Expediente em homenagem aos 15 anos da REDEVIDA de Televisão, Senador Arthur Virgílio.

            Senador Arthur Virgílio, V. Exª representa com grandeza toda a democracia do Brasil. Eu não conheci pessoalmente o seu pai, mas o conheci depois, lendo o livro e o CD - agora deve ser feito em DVD - sobre os melhores discursos desta Casa. Emocionado, li Arthur Virgílio, o pai, combatendo o período de ditadura.

            V. Exª é convidado a esta homenagem. E V. Exª deve prestar muitas e muitas homenagens, porque o Deus que representamos aqui - e eu sou do Partido Social Cristão... Eu não conheci o seu pai, mas acompanhei o sepultamento da senhora sua mãe. A mensagem que eu aprendi no livro de Deus é que aquelas pessoas que Deus ama, aqueles de quem ele gosta, a essas pessoas bem-aventuradas Ele dá uma longa vida e, durante toda essa vida, elas são respeitadas e amadas. A mãe de V. Exª foi uma dessas bem-aventuradas.

            Srªs Senadoras, Srs. Senadores, brasileiras e brasileiros aqui presentes e os que nos assistem através do fabuloso sistema de comunicação do Senado, agora, incorporado à REDEVIDA, que também nos leva ao aconchego das famílias queridas de todo o Brasil.

            Na época da comunicação global em que vivemos, os quinze anos da REDEVIDA de Televisão representa um marco importante nos meios de comunicação do Brasil: temos uma emissora de televisão genuinamente católica, segundo os princípios do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

            A dignidade da pessoa humana se amplia quando contamos com meios de comunicação social que colocam como valores fundamentais a verdade - não era sem razão que o Cristo dizia “de verdade em verdade, vos digo” - a solidariedade e a busca do bem comum e outros padrões éticos elevados.

            Antes do surgimento da REDEVIDA de Televisão, o Brasil vivia uma situação paradoxal: país com maior número de católicos em todo o mundo não dispunha de uma rede de televisão que tivesse um firme compromisso com o Evangelho desde uma programação de televisão que contribuísse para o crescimento, fortalecimento dos padrões éticos, morais e religiosos do povo brasileiro. Ao contrário, grande parte da programação oferecida por emissoras de televisão brasileiras em nada contribuía para a educação, para a dignidade da pessoa humana, nem para a elevação dos padrões éticos e morais do povo brasileiro.

            Muitas vezes ficamos e muitas vezes - bote muitas vezes nisso - chocados com uma programação de televisão que privilegia a violência, a pornografia, a criminalidade, contribuindo para deseducar a infância e a juventude e preparar a banalização do crime e de condutas moralmente condenáveis.

            Eu sou encantado com a minha cidade de Parnaíba. Surgiu a primeira rádio lá e os meus antecedentes colocaram o nome de Rádio Educadora da Parnaíba. Esta é a função.

            Os interesses gananciosos de lucro por vezes exploram o que de mais indigno poderia existir no ser humano, contribuindo para desencaminhar a juventude, afrontar a dignidade da pessoa humana, desvirtuar a formação moral das crianças, desrespeitando frontalmente a Constituição e a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

            Sem objetivos éticos, os meios de comunicação social podem se destinar apenas a interesses políticos, ideológicos e econômicos mesquinhos e egoístas.

            A REDEVIDA de Televisão é muito mais do que um canal de televisão dedicado aos que professam a fé católica. Ela cumpre uma missão que ultrapassa o universo dos que professam a fé católica, contribuindo para a melhoria dos padrões éticos e de qualidade dos programas de televisão nas áreas da política, da educação, da religião, das artes, dos esportes, do turismo, da ciência, do divertimento e da informação em geral.

            A REDEVIDA de Televisão oferece a todas as pessoas de boa vontade a possibilidade de uma programação educativa, sadia, voltada para a construção de um mundo melhor, mais fraterno, com mais cidadania e mais dignidade.

            Eu faria minhas palavras a de D. Joaquim Rufino, um santo bispo que está lá na minha cidade abençoada, a qual tem dois bispos, um que se aposentou e ficou e o outro que chegou. Ele sempre dizia e eu aprendi: “Uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna”.

            A REDEVIDA de Televisão tem a coragem de lutar contra o materialismo, o hedonismo, o consumismo e todas as formas de negação da dignidade humana, sem descurar dos direitos humanos, de fazer uma opção preferencial pelos pobres e pelo respeito incondicional por toda vida humana, desde a concepção até a morte natural.

            A REDEVIDA de Televisão busca a realização mais perfeita do Reino de Deus neste mundo, consciente de que o Cristo não abandonará a barca de Pedro, mesmo enfrentando todas as dificuldades e vicissitudes decorrentes da condição de povo santo e pecador.

            Srªs e Srs. Senadores, Jesus Cristo é, sem dúvida, o maior de todos os comunicadores de todos os tempos. A mensagem do Evangelho, que ele inicia no pequeno vilarejo da Galiléia, com um pequeno número de discípulos e sem os recursos da tecnologia de comunicação hoje existentes, permanece até os dias de hoje e continuará até o fim dos tempos.

            O trabalho realizado pela REDEVIDA de Televisão é a própria mensagem transformadora de Jesus Cristo, levada a todo o Brasil, cumprindo o mandamento evangélico: “Ide por todo mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura”.

            Agradecemos a Deus pela existência da REDEVIDA de Televisão, que representa uma benção divina, para que todas as pessoas para que todas as pessoas de boa vontade possam contar com uma emissora de televisão comprometida com a verdade do Evangelho, com a verdade de Jesus Cristo, com os direitos humanos e a dignidade da pessoa humana. Entendo que o valor da comunicação está na busca da verdade. Isto está escrito quando Ele nos ensinou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.

            Convido para usar da palavra o extraordinário Senador da República do Brasil Arthur Virgílio. Esta foi mais uma inspiração sua, divina, para engrandecer a democracia deste País. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/06/2010 - Página 29967