Discurso durante a 109ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Agenda cumprida por S.Exa. em Rondônia nas últimas semanas, com destaques para a realização da convenção estadual do PDT, com definição dos candidatos que deverão ser apoiados nas eleições deste ano, e para a visita do Ministro Paulo Sérgio, dos Transportes, que recebeu diversas reivindicações de Prefeitos, Lideranças e Vereadores.

Autor
Acir Gurgacz (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RO)
Nome completo: Acir Marcos Gurgacz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. DESENVOLVIMENTO REGIONAL. POLITICA PARTIDARIA. ELEIÇÕES.:
  • Agenda cumprida por S.Exa. em Rondônia nas últimas semanas, com destaques para a realização da convenção estadual do PDT, com definição dos candidatos que deverão ser apoiados nas eleições deste ano, e para a visita do Ministro Paulo Sérgio, dos Transportes, que recebeu diversas reivindicações de Prefeitos, Lideranças e Vereadores.
Aparteantes
Paulo Duque.
Publicação
Publicação no DSF de 01/07/2010 - Página 32111
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. DESENVOLVIMENTO REGIONAL. POLITICA PARTIDARIA. ELEIÇÕES.
Indexação
  • REGISTRO, VISITA, DIVERSIDADE, MUNICIPIOS, ESTADO DE RONDONIA (RO), AGRADECIMENTO, ACOMPANHAMENTO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), OBRAS, RODOVIA, RECEBIMENTO, REIVINDICAÇÃO, ASFALTAMENTO, VIA TERRESTRE, INFORMAÇÃO, GESTÃO, ORADOR, CENTRAIS ELETRICAS DE RONDONIA S/A (CERON), BUSCA, SOLUÇÃO, SUPERIORIDADE, TARIFAS, ENERGIA ELETRICA.
  • ELOGIO, GOVERNO FEDERAL, INVESTIMENTO PUBLICO, ESTADO DE RONDONIA (RO), ESPECIFICAÇÃO, PROGRAMA, EMPREGO, JUVENTUDE, CONSTRUÇÃO, PONTE, FERROVIA, RECONSTRUÇÃO, RODOVIA.
  • REGISTRO, CONVENÇÃO ESTADUAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT), COMENTARIO, APOIO, CANDIDATO, GOVERNADOR, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), EXPECTATIVA, ORADOR, EXTINÇÃO, CORRUPÇÃO, PROCESSO, ELEIÇÕES, COMEMORAÇÃO, VIGENCIA, LEGISLAÇÃO, INELEGIBILIDADE, REU.

            O SR. ACIR GURGACZ (PDT - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito bem. Boa tarde, Sr. Presidente, boa tarde, Srªs e Srs. Senadores e nossos amigos que nos acompanham pela TV Senado.

            Quero registrar aqui as visitas que fizemos no Estado de Rondônia nas últimas semanas. Uma delas, em Vale do Paraíso, onde fomos recebidos pelo Prefeito Charles, Vereador Binha, Presidente da Câmara, demais autoridades, Vereador Marcos Rogério, que nos acompanhava, Airton Gurgacz, nosso candidato a vice-governador de Rondônia, que também nos acompanhou. E lá eu encontrei um amigo chamado Gideão. E o Gideão, colega antigo, me fez uma reclamação que entendo muito pertinente, que é o grande problema da energia elétrica no Estado de Rondônia: o preço que a Ceron cobra pela energia elétrica não somente das residências, mas também das indústrias, do comércio.

            Quero dizer ao seu Gideão que nós já entramos em contato com a Ceron e estamos aguardando o levantamento para nos aprofundar nessa questão, a fim de podermos dar uma satisfação com mais profundidade e certeza. E não somente dar uma satisfação, mas também pedir que a Ceron tenha um planejamento, um projeto de redução do custo da energia elétrica em Rondônia, não só na área urbana, mas também na área rural e, principalmente, na área industrial, que é onde se gera emprego, desenvolvimento. É o que nós pedimos à Ceron.

            Quero, então, mandar um abraço ao seu Gideão e dizer que nós estamos atentos ao seu pedido e vamos continuar trabalhando nesse sentido.

            Quero, aqui, Sr. Presidente, cumprimentar o nosso Ministro dos Transportes, Sr. Paulo Sérgio, que esteve conosco na última semana, em Rondônia, pela primeira vez, em Ji-Paraná, na última quinta-feira, para vistoriar as obras da ponte da BR-364 sobre o rio Machado.

            Estivemos lá, juntamente com o Senador Raupp, a Deputada Marinha, o Prefeito Bianco, o nosso colega Oliveira, do DNIT; o Dr. Miguel de Souza, que não só fez as inspeções da ponte da BR-364 dentro da cidade de Ji-Paraná, mas também voltou a conversar e reafirmou o compromisso já feito pelo então ex-Ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, de continuar a duplicação da BR-364, no Município de Ji-Paraná, fazendo as marginais e duplicando a própria BR-364, que é de uma importância muito grande para todos nós rondonenses, todos nós ji-paranaenses, e para todos aqueles que passam pela nossa cidade, pelo nosso Estado de Rondônia.

            Quero aqui colocar a importância da visita do Ministro, principalmente na BR-429; estivemos em Costa Marques, com a Prefeita Jaqueline, com o ex-Prefeito Hélio, o ex-Prefeito Dinho, em uma grande recepção, e o Ministro deu uma ordem de serviço para a construção da BR-429 sentido Costa Marques-Presidente Médici, dando início do serviço até São Domingos.

            Passamos também em Seringueiras junto com o Prefeito Celso, passamos em São Francisco, com o Prefeito Jairo, estivemos também em São Miguel, passamos por Alvorada do Oeste, com o Prefeito Laerte. Aliás o Prefeito Laerte nos acompanhou em toda a extensão da viagem, e o Ministro fez questão de fazer essa viagem pela estrada, deixando um pouquinho o avião de lado; teve tempo de percorrer esse trecho pela BR com uma comitiva muito grande de lideranças, Prefeitos, Vereadores, Deputados.

            De forma que venho aqui hoje agradecer não só ao Ministro Paulo mas também ao nosso Presidente Lula pelo empenho, pelo investimento, pelo trabalho que o Governo Federal tem feito no Estado de Rondônia com obras estruturantes do Estado, com as usinas de madeira, com a reconstrução da BR-364, o asfaltamento da BR-429, a construção da ponte que liga Porto Velho à BR-319 sobre o Rio Madeira; a construção da ponte do Rio Mamoré, ligando Guajará-Mirim a Guayará-Mirim. Enfim, são muitas obras importantes para o nosso Estado de Rondônia, levando o projeto da ferrovia até Vilhena. Estamos pedindo, inclusive, que o Ministério dos Transportes comece o projeto de Porto Velho para Vilhena para que não tenhamos que esperar vir de Ilhéus para Porto Velho, porque, até chegar, vai demorar muito tempo. Solicitamos que comece essa obra também em Porto Velho, assim como fez agora com a 429, dando início lá de Costa Marques para o centro da BR, para que se construa também a ferrovia de Porto Velho para Vilhena, que venha a encontrar com Lucas do Rio Verde, que venha a chegar até Ilhéus. São obras importantíssimas.

            Quero colocar aqui também a importância do Pró-Jovem, que teve início na cidade de Guajará-Mirim no último sábado, dia 26. Fica aqui o nosso cumprimento ao Ministro Lupi pelo programa e pelo empenho na execução desse grande programa no Estado de Rondônia, começando por Guajará-Mirim, com a extensão também em Ji-Paraná, em Ouro Preto do Oeste, em Ariquemes, em Cacoal, em Vilhena, em Presidente Médici, por extensão de Ji-Paraná. De modo que ficam aqui os nossos agradecimentos ao Ministro Lupi, que tem feito um trabalho muito importante à frente do Ministério do Trabalho, um Ministro do PDT, com todo o apoio do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem realmente se preocupado com os nossos trabalhadores brasileiros.

            Quero colocar também a importância, nesse domingo, da Convenção do PDT realizada em Porto Velho, Senador Jefferson Praia, que preside esta sessão. Nós tivemos a Convenção do PDT em Porto Velho, na qual se decidiu que o PDT vai caminhar junto com o PMDB em Rondônia, que já tem agora como candidato ao Governo do Estado de Rondônia o Dr. Confúcio Moura. Ex-Prefeito de Ariquemes por dois mandatos, Deputado federal por Rondônia por três mandatos, com uma experiência muito grande na política, tem conhecimento grande do Estado de Rondônia, e tem como vice Airton Gurgacz, do PDT que, já há 33 anos em Rondônia, nunca militou na política, é um empresário que resolveu se dedicar à vida pública dando a sua parcela de contribuição para o crescimento, para o desenvolvimento do Estado.

            Foi uma convenção muito bonita a do PDT, junto com o PMDB. Decidimos escolher os candidatos a Deputados estaduais, Deputados federais, os nossos candidatos ao Senado - pela chapa, o nosso colega Senador Valdir Raupp, e a nossa colega Fátima Cleide, do PT, na candidatura ao Senado da República. Foi uma festa bastante importante.

            Estamos aguardando que os demais partidos venham a apoiar essa candidatura importante, um projeto para o Estado de Rondônia. Fizemos várias reuniões, inclusive uma reunião importante na Associação Comercial de Ji-Paraná, quando tomamos essa decisão em conjunto com a sociedade. Não foi uma decisão isolada fazermos um acordo, uma composição com o PMDB. Foi uma decisão conjunta com o Prefeito Municipal José de Abreu Bianco, de Ji-Paraná, com as lideranças do nosso Município, as lideranças do PDT do Estado todo, e resolvemos fazer uma composição em prol de um projeto, em prol de um planejamento para o desenvolvimento do Estado de Rondônia.

            Entendo, Senador Jefferson, que é o caminho: a união da classe política fortalece o Estado e quem ganha é a população. Foi nesse sentido que fizemos essa união, lá em Rondônia, do PDT com o PMDB. Esperamos estar no caminho certo. Não tenho dúvida de que estamos fazendo aquilo que entendemos que é correto para o nosso Estado, não apenas para o nosso partido. Mas estamos fazendo aquilo que entendemos que é bom para Rondônia, é bom para os rondonienses. Iniciamos essa campanha nova, essa campanha de um novo jeito de trabalhar, aproveitando este novo momento, o momento da ficha limpa, momento em que se fazem eleições sem compra de votos, sem abuso do poder econômico. Essa é a grande expectativa.

            Realmente, a esperança do povo brasileiro, Senador Paulo Duque, é de que haja eleições sem compra de votos, sem abuso do poder econômico. Talvez no Rio de Janeiro isso já seja uma prática já há muito tempo: fazer eleições sem compra de voto, sem abuso de poder econômico. Mas, em alguns cantões, em alguns rincões do País, ainda havia essa prática de compra de votos, que nós combatemos com muita força, com muita veemência. Que não haja mais esse tipo de prática na política brasileira.

            Pois não, Paulo Duque! É um prazer.

            O Sr. Paulo Duque (PMDB - RJ) - Eu gostaria de dizer a V. Exª, que aborda um assunto de tal magnitude, do ficha limpa e essas coisas todas que todos nós almejamos, que eu estou estudando - estudando -, a possibilidade de apresentar no Senado, não vai vigorar já, mas apresentar para ser debatido e discutido o projeto do eleitor ficha limpa. Porque, da mesma forma que tem o candidato ficha limpa... Quem é que decide? É o eleitor, que também tem que ter ficha limpa. Como é que o eleitor que chega e que tem uma porção de processos criminais, que anda solto, dando golpe, chega no dia e pode votar? Não pode! Ele tem que ter ficha limpa também. Eu sei que é um processo delicado, polêmico, complicado, mas que o eleitor também tem que ter ficha limpa, Senador Mão Santa, eu acho que tem. Na minha opinião, tem! É um assunto muito delicado, muito polêmico, mas cuja oportunidade de apresentar eu estou estudando. Já que V. Exª falou no assunto, eu me propus, então, a dar este aparte. Muito obrigado a V. Exª!

            O SR. ACIR GURGACZ (PDT - RO) - Eu que agradeço, Senador Paulo Duque, o seu aparte. Realmente é um assunto bastante delicado.

            Falamos muito e ouvimos muito que o grande problema do País é a corrupção. E a corrupção começa, Senador Jefferson, exatamente nas eleições, em que há compra de votos, há abuso do poder econômico. As contas não são bem esclarecidas sobre quanto se gasta nas campanhas, de onde vem essa verba toda que se gasta nas eleições. Então é o momento de todos nos unirmos, não somente a classe política, mas toda a população, todas as Lideranças, com relação a essa questão da ficha limpa. Não apenas a ficha limpa, mas as contas limpas.

            Eu ouvi outro dia aqui o Senador Cristovam Buarque colocando a importância das contas limpas, conta limpa com relação às eleições. Da onde é que vem o dinheiro que se gasta nas eleições? Quanto exatamente se gasta em cada eleição, cada candidato, seja ele Deputado Estadual, Federal, Senador, Governador ou até mesmo Presidente da República? Que seja colocado às claras para que todo cidadão brasileiro possa disputar a eleição de igual para igual. Essa realmente é a grande expectativa de todo o povo brasileiro. Talvez mais importante do que a Ficha Limpa seja a Conta Limpa, de onde vem o dinheiro que se gasta nessas campanhas todas.

            Fica aqui a nossa colocação, agradecendo, mais uma vez, Senador Jefferson, Srs. Senadores, a visita do Ministro Paulo Sérgio, dos Transportes, ao Estado de Rondônia, na BR-429, junto com os Prefeitos, junto com as Lideranças, junto com os Vereadores, recebendo as reivindicações com relação ao asfaltamento dentro das cidades. Foi muito importante essa visita. Quero cumprimentar e agradecer a simpatia com que o Ministro recebeu as reivindicações dos Prefeitos e das Lideranças de Rondônia.

            Muito obrigado, Sr. Ministro. Espero tê-lo de volta ao nosso Estado de Rondônia, fazendo a inauguração da BR-429, inaugurando a ponte em Ji-Paraná, a duplicação, dando início à reconstrução da BR-364, que está sendo tão aguardada pelo povo de Rondônia.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

            


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/07/2010 - Página 32111