Discurso durante a Reunião do Senado Federal, no Senado Federal

Solidariedade às vítimas das inundações em Pernambuco e Alagoas e considerações sobre a necessidade da continuidade do atendimento àquelas populações nos próximos meses. Comemoração pela sanção presidencial da Lei Kaytto.

Autor
Magno Malta (PR - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA. SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Solidariedade às vítimas das inundações em Pernambuco e Alagoas e considerações sobre a necessidade da continuidade do atendimento àquelas populações nos próximos meses. Comemoração pela sanção presidencial da Lei Kaytto.
Publicação
Publicação no DSF de 23/06/2010 - Página 30733
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA. SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, VITIMA, INUNDAÇÃO, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), ESTADO DE ALAGOAS (AL), REGISTRO, OCORRENCIA, DOAÇÃO, ALIMENTOS, AGUA, VESTUARIO, NECESSIDADE, CONTINUAÇÃO, APOIO, LONGO PRAZO, PREVENÇÃO, ABANDONO, POPULAÇÃO, REGIÃO, CALAMIDADE PUBLICA.
  • CUMPRIMENTO, VEREADOR, PRODUTOR, MUNICIPIO, AGUA DOCE DO NORTE (ES), ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), CONTRIBUIÇÃO, CRIAÇÃO, EMPREGO.
  • COMEMORAÇÃO, SANÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, LEGISLAÇÃO, OBRIGATORIEDADE, UTILIZAÇÃO, APARELHO ELETRONICO, LOCALIZAÇÃO, PRESO, PROGRESSO, REGIME ABERTO, DENOMINAÇÃO, HOMENAGEM, MENOR, VITIMA, EXPLORAÇÃO SEXUAL, HOMICIDIO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT).

            O SR. MAGNO MALTA (Bloco/PR - ES. Sem revisão do orador.) - Senador Jayme Campos, gostaria de me alegrar com V. Exª. Não traz a vida ao Kaytto. Quando o menino Kaytto foi morto, eu e V. Exª estivemos juntos no meu gabinete, com o Deputado Federal - e falha-me na memória o seu nome - tão lutador desta causa. O pai do menino Kaytto e a sociedade organizada de Mato Grosso estavam sentidos com dor pela maneira truculenta, bárbara que esta criança tinha sido abusada sexualmente e morta pelo algoz, que estava preso por abuso de criança, mandado para rua na progressão do regime, abusou de outra criança de nove anos e matou o menino Kaytto. Mas agora o Presidente Lula sanciona, Senador Arthur Virgílio, a lei da pulseira eletrônica, ou seja, o rastreamento eletrônico virou lei. Essa lei não traz a vida do menino, mas leva o nome dele. Virou símbolo a figura dessa criança, a Lei Kaytto, que é a lei do rastreamento.

            Todo preso em progressão de regime, seja abusador de criança, esses desgraçados, ou não, todos que vão receber indulto de Natal serão rastreados.

            Saiba o Brasil que colocar o nome dessa criança é um símbolo, uma homenagem à luta da sociedade como um todo.

            Homenageio V. Exª na tribuna, V. Exª que aqui veio lamentar e chorar o sofrimento dessa criança neste plenário e comigo no meu gabinete.

            E o esforço feito, Senador Arthur Virgílio, por V. Exª, que é Líder do PSDB, para que nós aprovássemos aqui o rastreamento, na relatoria do Senador Demóstenes, e o Presidente Lula sancionou. O Brasil agora tem o rastreamento eletrônico para a progressão de regime.

            Essa Lei Kaytto, de que me orgulho muito por ter sido o autor, não traz a vida a essa criança, mas a memória dele será lembrada por todos nós. Cada desgraçado desse que, por conta de progressão de regime - eles deveriam apodrecer na cadeia -, for à rua, certamente estará sendo vigiado por um satélite.

            Homenageio V. Exª, Senador Jayme Campos, por ter sido parte significativa da aprovação dessa lei, hoje sancionada pelo Presidente e lei no Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/06/2010 - Página 30733