Discurso durante a 105ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Repúdio a crimes de pedofilia nos estados do Espírito Santo e do Piauí. Anúncio de campanha da Rádio A Cor da Vida.

Autor
Magno Malta (PR - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EXPLORAÇÃO SEXUAL. CALAMIDADE PUBLICA.:
  • Repúdio a crimes de pedofilia nos estados do Espírito Santo e do Piauí. Anúncio de campanha da Rádio A Cor da Vida.
Publicação
Publicação no DSF de 24/06/2010 - Página 31183
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EXPLORAÇÃO SEXUAL. CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, CONDUTA, CONGRESSISTA, ELOGIO, MÃO SANTA, SENADOR, APOIO, IMPLANTAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EXPLORAÇÃO SEXUAL, MENOR, COMENTARIO, ELEIÇÕES.
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DO ESPIRITO SANTO, PRISÃO, MEDICO, ACUSAÇÃO, ABUSO, MENOR, MUNICIPIO, SERRA (ES), ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), COBRANÇA, URGENCIA, PROVIDENCIA, CONSELHO REGIONAL, MEDICINA, IMPORTANCIA, REPUDIO, CRIME, MANIFESTAÇÃO, SOLIDARIEDADE, FAMILIA, VITIMA.
  • COBRANÇA, PROVIDENCIA, TRIBUNAL DE JUSTIÇA, CRIME, ABUSO, MENOR, PORTADOR, CANCER, RESPONSAVEL, PREFEITO, MUNICIPIO, SEBASTIÃO ROCHA, ESTADO DO PIAUI (PI).
  • ANUNCIO, CAMPANHA, RADIO, MOBILIZAÇÃO, DOAÇÃO, VESTUARIO, POPULAÇÃO, VITIMA, INUNDAÇÃO, ESTADO DE ALAGOAS (AL), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE).

            O SR. MAGNO MALTA (Bloco/PR - ES. Sem revisão do orador.) - Se ele pediu pela ordem, Paulo Paim é autoridade e antiguidade é posto. E o Paim, aliás - esqueci-me de falar aqui - esteve no projeto Vem Viver, lá em Cachoeira, na minha instituição, conviveu com os meninos, lá onde eu e D. Kátia temos nossa vida, nossa alma, há trinta anos, com nossos filhos, que Deus nos tem dado, são muitos, de 70, de 50, de 35, de 18 e 20 anos.

            E o Senador Paulo Paim, ia lhe chamar de pastor, Paim, não ia lhe ofender, não, não é? Até porque tem pastor na família, não é? E aliás, pastor é aquele que pastoreia, não é? E o serviço que você faz na defesa dos aposentados do Brasil, você é o instrumento de Deus, você é o arauto, nós acompanhamos a sua batuta no interesse daqueles que deram o melhor dos seus dias, como o Senador Mão Santa tem feito, e quando chega na terceira idade, o melhor dos seus dias, a maioria absoluta não tem dinheiro nem para pagar a farmácia. E V. Exª tem sido a voz, tem sido o instrumento, tem gritado em favor dos menos favorecidos, dos aposentados, V. Exª é a voz dos discriminados. Direitos humanos é a sua alma, é a sua vida, é o seu sentimento, é a sua briga. E eu agradeço a Deus por V. Exª ter ido lá e ter convivido aqueles dias conosco.

            Senador Mão Santa, V. Exª que é um parteiro. E muita gente pergunta: por que Mão Santa? Até porque o nosso querido Luís Fabiano fez o gol, Maradona falou que foi a mão de Deus, Luís Fabiano falou que foi a mão santa. Você viu? Eu até imaginei que ia ter discurso depois que você falou aquilo. Falei: o Senador Mão Santa amanhã pega. Mas a mão santa é que faz o bem. Eu escuto falar da história de V. Exª no Piauí também, do bem que V. Exª, como médico, médico misericordioso, médico humanitário que V. Exª sempre foi, embora gaste tanto tempo com as pessoas simples, V. Exª é um homem também dado à leitura, um intelectual misericordioso, V. Exª é.

            Mas eu convivi com V. Exª em um momento difícil, que exigia muito mais que misericórdia, porque exigia muita coragem. Eram os dias da CPI do Narcotráfico, na história do Correia Lima, que tinha uma indústria de vender nota fiscal. Os prefeitos eram obrigados a se comprometer com ele com medo de morrer. Ele pegava mendigo na rua, fazia plano, fazia seguro de vida, botava o mendigo para assinar, ele doando 80% para a mulher dele, outros 70% para as filhas, e depois o mendigo aparecia morto. Uma desgraça! E, V. Exª como Governador, ele só podia ser preso se V. Exª determinasse, como coronel. E V. Exª determinou.

            A vida, dizia Zambiasi, sobre o gesto... A minha mãe era analfabeta profissional. Mas a minha mãe, dona Dadá, dizia que a vida não é o que você fala. A vida é o gesto. E o seu gesto corajoso, naqueles dias, impressionou-me.

            Depois, Deus me dá a oportunidade e o privilégio de conviver com V. Exª aqui, nesta Casa, essa alma boa, determinada. Em todos os momentos em que eu tive necessidade, V. Exª esteve do lado. E, nos momentos em que eu quis, de fato, há dois anos, buscar implantar a CPI da Pedofilia, com a descrença de quase todo mundo, até por falta de conhecimento, porque, há dois anos, o Brasil não tinha conhecimento do tamanho da barbaridade desse crime, V. Exª foi um dos primeiros apoiadores. V. Exª me abriu horizontes no Nordeste, indicando delegados, Ministério Público, pessoas que militavam essa causa com dificuldade. E nós corremos atrás.

            Por isso, Senador Mão Santa, ao ver as pesquisas no seu Município, e ver V. Exª tão bem colocado, e ver os Partidos aqui de Oposição, que apoiam o Serra... Eu sou Dilma, assim como o Paim é. Nós somos da Base do Presidente Lula e queremos ganhar a eleição. Mas quando vejo o DEM e o PSDB insistindo com o nome de V. Exª, essa voz popular, a cara do Nordeste, o Brasil... São Paulo tem mais nordestino do que paulista! Realmente, o Serra faria um grande negócio! Ele não vai ouvir a mim, claro, com todo respeito que tenho por ele. Mas penso que V. Exª, que tem uma eleição segura para Senador no seu Estado, realmente precisa ouvir Deus. V. Exª agora está no Partido de Deus, no PSC, mas V. Exª precisa ouvir Deus, precisa ouvir a sua Adalgisinha, seus filhos, seus correligionários. Mas penso que o Serra faria um grande negócio, convocando V. Exª para ser o seu Vice. Tenho certeza que onde ele chegasse... Normalmente, onde um candidato a Presidente chega ele está cercado de seguranças, assessores e imprensa. Mas ele se acercaria do povo com V. Exª. Onde chegasse o povo iria, por causa da popularidade que V. Exª alcançou a partir desta tribuna, falando de coisas simples, na sua simplicidade, com a linguagem simples que Deus lhe deu, sem querer ser aquilo que V. Exª não é. A pior coisa para um homem é tentar ser aquilo que ele não é.

            Foi a sua simplicidade, a sua maneira de se identificar com o povo que fizeram Mão Santa ser conhecido. Na minha cidade, no interior da Bahia - eu nasci em Macarani e fui criado em Itapetinga. V. Exª tem um fã clube lá, V. Exª tem um fã clube das pessoas que gostam e admiram V. Exª.

            Eu que também viajo este País inteiro e que tenho convivido com pessoas do País inteiro, pessoas que abraçaram a causa de combate a abuso sexual no Brasil, com a CPI da Pedofilia, as pessoas me abordam no hotel, no aeroporto em todo lugar, e, de tudo que perguntam, sempre perguntam por V. Exª.

            Por isso eu reverencio V. Exª como lutador da causa dos aposentados também, como me referi ao Senador Paulo Paim, pois V. Exª entrou na trincheira com o Senador Paim aqui, nesta Casa, ao longo desses anos, para lutar a luta dos aposentados. Por isso, V. Exª tem o meu respeito, sempre, Senador Mão Santa, porque tem coragem de falar o que pensa, tem sentimento, fala com o sentimento, fala com o coração, tem respeito por seus companheiros; elogiosamente trata todos eles, exaltando a virtude de todos eles. Um indivíduo, um homem precisa ser grande para se comportar como V. Exª se comporta com relação às outras pessoas.

            Eu peço a V. Exª e ao Senador Jefferson para me dar um minuto para fazer um registro.

            Anteontem, foi preso em Cachoeiro de Itapemirim, a cidade que me deu oportunidade na vida pública, a terra da minha querida esposa, onde a conheci; foi lá que fui Vereador pela primeira vez...

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Eu quero saber notícias de um amigo meu, médico cirurgião, Franklin Novaes.

            O SR. MAGNO MALTA (Bloco/PR - ES) - Está lá. É seu admirador.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Pois dê um abraço nele. Nós fizemos residência médica juntos; e Léo Gomide, lá do Rio Grande do Sul, nos anos sessenta e setenta.

            O SR. MAGNO MALTA (Bloco/PR - ES) - Sempre que estou com ele, que o encontro, ele pergunta por V. Exª.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Franklin Novaes, da terra de Roberto Carlos.

            O SR. MAGNO MALTA (Bloco/PR - ES) - Terra de Roberto Carlos, Cachoeiro de Itapemirim, e de Rubem Braga.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PSC - PI) - Pois é. E aquela música Um Milhão de Amigos tem muito a ver com a minha cara, no Piauí.

            O SR. MAGNO MALTA (Bloco/PR - ES) - (Risos.) Eu, Senador Mão Santa, com muita tristeza, recebi a notícia publicada pela Folha do Espírito Santo, do jornalista Jackson Rangel, que é meu amigo pessoal. Em seguida, a mídia do Estado... Hoje, a minha esposa me liga, porque às 19 horas estava passando na televisão, um médico, chamado João Hermínio Altoé Vargas.

            A família Altoé é respeitada, uma família de bem que deve estar sofrendo - até aqueles que não são mais próximos, mas que têm o mesmo sobrenome - com esse advento desse médico de 48 anos de idade. Já está na Casa de Custódia do Estado, preso, acusado de ter abusado de um adolescente. Ele é um homeopata e chegou por volta das 14 horas ao Presídio Novo Horizonte, no Município de Serra.

            Eu faço contato com o Delegado Marcelo Nolasco, essa grande figura, esse grande delegado, Delegado da Infância, que tem feito um trabalho maravilhoso no meu Estado. E estou solicitando à Drª Catarina Cecin Gazelli e à Drª Karla Sandoval, promotoras e procuradoras do meu Estado, que estão cedidas à CPI da Pedofilia aqui, para que possam ouvir esse cidadão, até porque eu soube que já outras mães apareceram. Isso é verdade, o pedófilo quando é preso, e não existe pedófilo de uma criança, ele é pego, ele é revelado. E que outras mães já apareceram, denunciando abuso dele com as suas crianças. É o fim do mundo!

            Então, nessa história não tem bom, não tem médico, não tem rico, não tem pobre, não tem político, não tem doutor. Pedófilo é tudo igual: compulsivos, desgraçados. Eles estão assistindo tudo. Estão vendo o que está acontecendo com o Brasil: uma sociedade que acordou.

            Aí, Senador Paulo Paim, eu quero parabenizar a Rede Globo. A novela da Globo, que tem como ator principal, Marcello Anthony - eu tive a informação, fui checar, fiquei muito feliz - começa a abordar o tema pedofilia de uma maneira clara. Veja como esse tema pautou o País, veja como pautou a sociedade como um todo, porque ninguém quer conviver com essa desgraça. Ninguém quer conviver com esse tipo de criminoso. E ninguém quer ver criança abusada, chorando neste País.

            Por isso, eu registro esse fato com muita tristeza. A família comunicou o fato ao Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo, cujo Corregedor é o Dr. Carlos José. Dr. Carlos José, estou chamando a sua atenção para que providências sejam tomadas urgentemente em reposta à sociedade, porque não dá para passar a mão na cabeça de um pedófilo, na cabeça de alguém que abuse de crianças. E, conhecendo o Dr. Carlos José como eu conheço e o Presidente do CRM também, sei que providências serão tomadas rapidamente com relação a isso. Que respostas sejam dadas a sociedade.

            Revelo aqui a minha inconformidade à família. Eu não vou falar o nome do menor, mas V. R. são as iniciais. O pai, Sebastião Carlos, e a mãe, Cristina. Quero me solidarizar com eles, como me solidarizo com tantas famílias sofridas e chorosas com filhos abusados. Quero me solidarizar com essa família sofrida. Mas saiba que a sociedade está do lado de vocês - é a minha palavra -, que nós estamos do lado de vocês, nós estamos do lado de vocês. Sei que a polícia prendeu, fez um bom trabalho. Será um bom inquérito. Não tenho dúvida da denúncia do Ministério Público e conclamo a Justiça do meu Estado a sentenciar rapidamente para que seja tirado de circulação quem, do alto da sua tara, dos seus interesses libidinosos, abusa do emocional, do moral de uma criança.

            Agora imagine a mãe lá fora esperando para pagar a consulta. Quando a mãe entra, está o médico levantando a calça, fechando a braguilha, abusando da sua criança. Isso é o fim do mundo! São histórias que se repetem.

            Aliás, eu quero chamar a atenção também e conclamar o Poder Judiciário do seu Estado do Piauí, o Tribunal de Justiça para um fato, porque o Prefeito de Sebastião Rocha - li numa revista uma lista segundo a qual é um dos homens mais ricos do Piauí e o Município deste tamanhozinho - que abusou de uma criança de oito anos de idade, com câncer na medula, fazendo quimioterapia, a filha do Presidente da Câmara de Corrente, o Gutão.

            O Ministério Público já denunciou. Já têm outros casos dele. Então, quero pedir ao desembargador - sei que são homens de bem - que, por favor, responda à sociedade. O Ministério Público denunciou. Que responda, que sentencie, porque, se o poder de ser Prefeito, o poder de ser do partido que está no poder, se isso acobertar alguém... Ora, eu não acredito! Acredito que os homens de bem do tribunal, principalmente o desembargador que está com esse processo, certamente vão responder à sociedade do Piauí. Eu conclamo aqui, eu faço esse pedido.

            Encerro o meu discurso, falando do Piauí e pedindo a Deus que continue movimentando as pessoas do Brasil com relação a Pernambuco e a Alagoas. Agradeço por homens e mulheres, inclusive do meu Estado, que estão se movimentando para ajudar os nossos irmãos que vivem uma grande calamidade.

            Amanhã, Senador Mão Santa, na Rádio A Cor da Vida, inicio um grande movimento, porque o grande pedido é roupa. Alimento e água estão chegando, mas eles precisam de roupa, de roupa, de roupa... Vamos fazer um grande movimento para que as pessoas levem à Rádio A Cor da Vida roupa, roupa de criança e de adulto, cobertor, para que possamos enviá-los aos nossos irmãos de Alagoas e de Pernambuco, que vivem o tsunami que se abateu sobre esse povo do Nordeste, neste momento em que todos nós, do País inteiro, precisamos e devemos ser solidários.

            Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/06/2010 - Página 31183