Pronunciamento de Mão Santa em 01/07/2010
Discurso durante a 110ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registra a presença de Jonas Silva, candidato a deputado estadual no Piauí, no plenário do Senado. Comentários acerca da expansão do Partido Social Cristão no Piauí.
- Autor
- Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
- Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SENADO.
POLITICA PARTIDARIA.
:
- Registra a presença de Jonas Silva, candidato a deputado estadual no Piauí, no plenário do Senado. Comentários acerca da expansão do Partido Social Cristão no Piauí.
- Publicação
- Publicação no DSF de 02/07/2010 - Página 32316
- Assunto
- Outros > SENADO. POLITICA PARTIDARIA.
- Indexação
-
- REGISTRO, PRESENÇA, CANDIDATO, DEPUTADO ESTADUAL, ESTADO DO PIAUI (PI), PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIAL CRISTÃO (PSC), PLENARIO, SENADO.
- COMENTARIO, GESTÃO, ORADOR, PRESIDENCIA, DIRETORIO ESTADUAL, PARTIDO SOCIAL CRISTÃO (PSC), EMPENHO, EXPANSÃO, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, MUNICIPIOS, ESTADO DO PIAUI (PI), REGISTRO, CANDIDATURA, REELEIÇÃO, SENADO, IGUALDADE, DISPUTA, HERACLITO FORTES, SENADOR, APOIO, EX PREFEITO, CAPITAL DE ESTADO, CANDIDATO, GOVERNADOR.
O SR. MÃO SANTA (PSC - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - É muita honra ver aqui na nossa tribuna de honra esse religioso, cristão, evangélico, o irmão Jonas Silva. Ele é um líder político, no Piauí, de perspectiva invejável, candidato a Deputado Estadual. Antes de mim, ele, com um grupo heróico, fora presidente do Partido Social Cristão, no Piauí, Drª Maria da Graça, o irmão José Roberto. Eu digo uma fase heróica, porque mantinha o Partido Social Cristão, que tinha uma meia centena no diretório. Aí eu passei a presidi-lo, hoje ele está espalhado no Piauí em 200 cidades. O Piauí tem 225 cidades.
Acir Gurgacz, V. Exª está olhando para o homem que mais criou cidades neste Brasil. Deus me permitiu criar 78 novas cidades no Piauí, povoados transformados em cidades. Quando V. Exª for Governador, não se esqueça deste conselho. Olha, numa cidade, há muito para se ver além de avenidas para andarmos de carro, de Honda, de moto; praça para namorar; mercado para comercializar; escola para educar; hospital para promover saúde; cadeia para botar ordem. “O essencial é invisível aos olhos. Só se vê bem com o coração.” Antoine de Saint-Exupéry. Então, é possível transformar aqueles homens do campo, esquecidos, estigmatizados, sofridos, abandonados, em líderes, Vereadores, Vice-Prefeitos e Prefeitos. Isso foi uma transformação no Piauí. Aqueles povoados distantes, longínquos, não tinham nem luz elétrica, mas os Prefeitos de lá são exitosos, como é o caso de Campo Maior, a cidade heróica que fez a Batalha do Jenipapo, em que piauienses e cearenses morreram para expulsar os portugueses e garantir a unidade.
João Felix era Prefeito do povoado de Jatobá. Eu me lembro de quando eu o criei. Igrejinha... E ele transformou. Hoje é Prefeito de Campo Maior, a cidade-mãe. Janaína Marques, mulher extraordinária, era Prefeita de uma cidade que eu criei, Joca Marques, pequenininha, ribeirinha. E tal a sua competência, hoje é Prefeita da cidade-mãe, Luzilândia, e uma das maiores líderes deste País. Ela dava até para concorrer aí com a Dilma. Seriam duas mulheres aí na luta.
Então, essa é a transformação. Nós queremos dizer que vamos levar o Partido Social Cristão a todo o Piauí. Hoje há 200. Faltam algumas cidades. São dessas que Deus me permitiu criar. Não é que eu seja dono - de maneira nenhuma. Lá, há um Prefeito e os Líderes. Mas encontrarei apoio para formar diretórios do Partido Social Cristão.
Então, no Piauí, somos um grandioso Partido. E estamos apoiando o ex-Prefeito da Capital, Sílvio Mendes, um extraordinário Prefeito que está disparado nas pesquisas em primeiro lugar. Seu Vice é um advogado e empresário brilhante, que representa a Cidade de Picos, a mais pujante, a São Paulo do Piauí.
Eu e Heráclito estamos disputando a reeleição para, com grandeza, representarmos a grandeza, a bravura e as esperanças do povo do Piauí.
Muito obrigado.