Discurso durante a 113ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com a educação no Estado do Piauí e comentários sobre as matérias intituladas "Piauí tem pior índice do ensino médio, diz MEC" e "Piauí tem a pior avaliação no ensino médio do país", publicadas nos jornais Diário e O Dia, respectivamente. (como Líder)

Autor
Mão Santa (PSC - Partido Social Cristão/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • Preocupação com a educação no Estado do Piauí e comentários sobre as matérias intituladas "Piauí tem pior índice do ensino médio, diz MEC" e "Piauí tem a pior avaliação no ensino médio do país", publicadas nos jornais Diário e O Dia, respectivamente. (como Líder)
Aparteantes
Garibaldi Alves Filho, Heráclito Fortes, Inácio Arruda, Rosalba Ciarlini.
Publicação
Publicação no DSF de 07/07/2010 - Página 34207
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, DIVERSIDADE, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O DIA, DIVULGAÇÃO, DADOS, ESTUDO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), INDICE, AVALIAÇÃO, ENSINO MEDIO, ESTADO DO PIAUI (PI), INFERIORIDADE, COMPARAÇÃO, ESTADOS, REPUDIO, ORADOR, BAIXA, QUALIDADE, ENSINO DE SEGUNDO GRAU, RESPONSABILIDADE, ANTERIORIDADE, GESTÃO, GOVERNADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).
  • LEITURA, ARTIGO DE IMPRENSA, AUTORIA, JORNALISTA, ESTADO DO PIAUI (PI), CRITICA, PROPAGANDA, GOVERNO ESTADUAL, INVESTIMENTO, MELHORIA, EDUCAÇÃO, CONTRADIÇÃO, SITUAÇÃO, PRECARIEDADE, ENSINO MEDIO.

           O SR. MÃO SANTA (PSC - PI. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Senador Romeu Tuma que preside esta sessão, parlamentares presentes, brasileiras e brasileiros, aqui no plenário do Senado e os que nos acompanham pelo sistema de comunicação do Senado, Senadora Marisa Serrano, atentai bem! Vou fazer o primeiro pedido ao José Serra, nosso próximo Presidente. Olha, Senadora Marisa, V. Exª daria uma boa Ministra da Educação.

           O Piauí... Eu adverti, eu disse: só se vota no PT uma vez. João Durval, seu filho fez um grande bem: não deixou entregarem a prefeitura de Salvador, a nossa querida capital. Olha, a desgraça é muita; não é brincadeira, não. Graças ao bom Deus, Senador Arthur Virgílio, o homem lá do PT saiu e entrou outro. Mas, olha aqui, eu sempre dizia - e o Senador Mário Couto já jogou a toalha - que o governo do PT, no Piauí, era pior do que no Pará que ele falava. Não podia ser pior!

           Mas, está aqui. Diário do Piauí: Piauí tem o pior índice do Ensino Médio do MEC. Olha aqui a vergonha. Eu não lhe dizia, Luiz Inácio, que o seu menino mentia, era traquino? O Luiz Inácio disse: Mão Santa, ajude o meu menino. Mas o menino era traquino, o que ele deixou lá. Ô menino traquino, mentiroso!

           Olha aí, olha, Arthur Virgílio, olha a educação do Piauí, eu não dizia, o Mário Couto jogou a toalha, já foi embora, porque viu que o do Piauí é pior mesmo, e ganhamos a medalha de ouro do pior governador da história do Piauí.

           O Piauí tem o pior índice de ensino médio. Atentai bem! Eu disse que o PT montou um esquema, ô João Durval, um tripé: mentira, muita mentira; corrupção, muita corrupção; e incompetência, ô Arthur Virgílio, muita incompetência, está ouvindo? Este é o Diário do Piauí.

           Atentai bem para outro jornal do Piauí, é o jornal mais antigo lá, O Dia, na primeira página: “Piauí tem a pior avaliação no Ensino Médio do País, revela estudo do MEC”. Eu sempre dizia isso. Aí estão as nossas crianças. Quando eu era criança, Bilac, o poeta, dizia: “Criança, não verá nenhum País como este”. Hoje, o poeta teria que dizer: “Nunca se viu tanta mentira, tanta corrupção e tanta incompetência”. Este seria o verso de Bilac diante desse tripé.

           Está aí o Piauí, governado pelo PT.

           O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma. PTB - SP) - Senador, desculpe interrompê-lo, mas quero registrar que os alunos do 4ª ano da Escola de Administração Fazendária, de São Sebastião, aqui em Brasília, estão ouvindo V. Exª falar sobre a deficiência do ensino. Provavelmente será útil a eles. Desculpe-me interrompê-lo.

           O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Pois é... E nós queremos aplaudir essas crianças e essas professoras.

           Minhas crianças, ali está Rui Barbosa. Há 184 anos passam por aqui Senadores, e ele está ali. E o Rui Barbosa foi governo e oposição. Ele, quando governo, ajudou a fazer a Primeira República: o governo do povo, pelo povo e para o povo. Foi ele quem fez a lei para libertar os escravos. E foi uma mulher que a assinou, no lugar do Luiz Inácio, a nossa Princesa Isabel. Ele foi Ministro da Fazenda; depois, quando só havia militares no Governo, ele disse: “Estou fora!”, largou o governo. Aí lhe ofereceram, de novo, o cofre: o Ministério da Fazenda. E ele disse: “Não troco a trouxa de minhas convicções por um Ministério”. E foi para a oposição. Na oposição, prestou os mais relevantes serviços ao País - e está aí o baiano João Durval -, contribuindo para o aperfeiçoamento democrático e para a honestidade deste País. E, aqui, nós estamos na mesma oposição; esta oposição que tem sido útil a este Governo. Se não fôssemos nós, aqui estaria igual a Cuba, sairia o terceiro mandato. Perguntem ao Fidel Castro quem quer três quantos mais quer. Ele passou cinquenta anos no poder e ainda o transferiu ao irmão. Fomos nós que garantimos aqui, como Senadores, os pais da Pátria, a continuidade da democracia criada no mundo pelo povo nas ruas, gritando: liberdade, igualdade e fraternidade.

           E a democracia tem que ter duas coisas: divisão de poder, três poderes, um olhando para o outro, um freando o outro, equipotentes. O poder que faz as obras, o Executivo, que tem o dinheiro, os bancos oficiais são fortes; o poder da Justiça é forte, porque prende, caça, ameaça, não sei o quê; e nós, que somos fortes, porque nós, mais do que os dois outros, temos e devemos ter a sabedoria. Nós somos os pais da Pátria. E assim é a história.

           Que Deus permita... É nosso papel, está aí o Líder do Renascimento que disse: “Mau discípulo é o que não suplanta o mestre”. Nós temos o dever e a obrigação de suplantar Rui Barbosa.

           Está aí o João Durval, um baiano, com estilo de vida diferente, ações de vida diferentes, mas em nenhum instante é inferior a Rui Barbosa. Foi executivo na sua cidade natal, foi executivo na Bahia e está hoje, aqui, representando essa grandeza. Quer dizer, isso é o Senado. Estou comparando o baiano de hoje com o baiano de ontem, que admiramos.

           Mas está aqui, ô Arthur Virgílio. Vou abrir aqui o jornal O Dia. Esse jornalista, Arimatéia Azevedo, jornalista veterano, já foi Secretário de Comunicação, lutador, desses jornalistas heroicos, como houve outros no mundo da democracia, como tivemos aqui no Brasil. Olhem o que diz o Arimatéia Azevedo, jornalista de fibra, de luta, de muitos combates.

           Ele diz aqui:

Exemplo. Que vergonha, o Piauí apresenta o pior índice de aproveitamento no ensino médio. Os piauienses foram os únicos a atingir resultados negativos com relação às metas estipuladas.

E onde está a polícia, que não prende esses maus gestores que passaram o tempo todo fazendo propaganda enganosa?

           Paim, o tanto que V. Exª tem de dignidade e de grandeza tem de aloprado o PT do Piauí. Está aqui. Eu dizia, eu advertia que era só ele sair do Governo e deixar de pagar os jornais. E está aqui um bravo, um histórico, tradicional jornalista, Arimatéia Azevedo, achando que ele já devia estar era preso! Isso é a maior barbaridade que tem nesta democracia! É o pobre Arruda! Eu conheço o Arruda, nós conhecemos o Arruda.

           Ô Arruda, o seu primo daqui, seu parente, e esse menino traquino do Piauí, está aqui... Foi só sair... Não, você, eu sei, com todo o respeito, mas olhe aqui, olhe os jornais já dizendo o pior, e olhe a inteligência do Arimatéia: “E onde está a polícia, que não prende esses maus gestores que passaram o tempo todo fazendo propaganda enganosa?”. Está ouvindo?

           Mas agora eu vou para outro jornalista, sobre o mesmo tema do ensino médio, Zózimo Tavares.

           Olhe, a mentira tem perna curta. Eu votei em 94, eu entreguei a Companhia Energética porque eu via, Senadora Marisa, que só tinha aloprado! Tinha mesada, e sucatearam. Está aqui um artigo de Arimatéia Azevedo, que eu não vou ler, porque eu estou só na infraestrutura, falando da Cepisa. Eu entreguei uma companhia porque eu estava rodeado de aloprados, larápios por todos os lados. Tinha que sucatear, e ele denuncia.

           Atentai bem para o que diz Zózimo Tavares.

           Eu vou pedir ao Serra para V. Exª ser Ministra da Educação, porque nós temos que avançar no Piauí.

           Foi uma desgraceira, pior do que um terremoto. Ô Arruda, terremoto é ligeirinho, é dez segundos, dez, oito, doze. Olhe, sete anos e meio de Governo do Piauí é desgraceira muita, é muita confusão. Então, olhe aqui: “MEC reprova ensino médio do Piauí” - Zózimo Tavares, da Academia de Letras, professor de comunicação, autor de vários livros, Secretário de Comunicação. O que dizem Zózimo Tavares e Arimatéia, os dois mais laureados jornalistas do Piauí e, com certeza, do Brasil:

           “MEC reprova ensino médio do Piauí”.

           Marisa! Marisa, preste atenção, para quando V. Exª for Ministra da Educação não deixar que isso aconteça.

Nos últimos anos, o Governo do Piauí se ocupou em fazer propaganda massiva garganteando que o Estado avançou no ciclo do ensino médio. De acordo com a propaganda, avançou e avançou muito. [De acordo com a propaganda.] Na semana passada mesmo, o ex-secretário de Educação, Deputado Federal Antônio José Medeiros, aparecia num comercial do PT reforçando a propaganda oficial.

Ontem, viu-se, porém, que tudo não passava de falácia, de propaganda enganosa. O castelo de engodo caiu. E não foi a oposição que desmascarou o Governo do Piauí. Foi o Ministério da Educação, ao divulgar os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O estudo aponta que o Piauí apresentou um crescimento negativo com relação às metas estipuladas para 2009. Assim, a pior nota estadual é a do Piauí.

           Acir Gurgacz, é a nota 3. Isso é falta de vergonha! O filhote, o fedelho, o menino que ele botou lá. Ô menino traquino, malandro! Olha aí, nota 3. Passou sete anos e meio dizendo... Olha aqui, nota 3 é pau mesmo, nota 3 é pau. É de 0 a 10. A meta não foi atingida.

A meta do Governo federal para o país, no ensino médio, em 2021, é chegar a 5,2. A nota de países desenvolvidos é 6. [O Piauí está na metade, 3. Pegou pau mesmo, pau, pau. No Paraná, foi 4,2, e vai atingir 5 com a sua meta.]

O Ideb leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil.

O estudo divulgado ontem pelo MEC mostra que, nos anos iniciais do ensino fundamental, todos os Estados superaram as metas do Governo.

           Atentai bem! Marisa, olhe a sua responsabilidade, porque a senhora será a próxima Ministra da Educação. Já estou reivindicando. Não é para mim não; é para a Nação. É mulher. Nós queremos é a mulher no Ministério da Educação. Não é a mulher na Presidência. Na Presidência, queremos o José Serra mesmo, mas com o compromisso de ele valorizar e prestigiar a mulher, começando logo com a indicação de V. Exª, e aqui vai o pedido do Piauí para tirar o Piauí do último lugar. Aí é de lascar, Marisa! Já estou pedindo ao José Serra que V. Exª seja a Ministra, mas vou ficar atrás da senhora aqui, para a gente sair desse 3, para chegarmos pelo menos a 5,1 e sermos aprovados.

           Atentai bem, Tuma!

O ensino fundamental é de responsabilidade dos Municípios. Significa dizer que os Prefeitos, em sua maioria, estão fazendo o dever de casa no quesito educação.

           Aí é que é! Os prefeitinhos estão cumprindo o dever deles, Marisa. E aí o Governador do Piauí está aqui, desmascarado.

A preocupação maior se dá em relação ao ensino médio, de responsabilidade dos Estados. O MEC apontou este ciclo educacional com o pior desempenho do País, sendo que o destaque ficou para o Piauí, com o mais baixo índice de aproveitamento entre todos os Estados.

           E aí, João Durval, eu vinha dizendo: seu filho, Senhor do Bonfim o ajudou, não deixou o PT tomar conta do Governo de Salvador. E aí está.

           Então, eu quero dizer que o que li aqui foi um trabalho feito pelos melhores jornalistas do Piauí e talvez do Brasil: Zózimo Tavares e o Arimatéia Azevedo.

           Quer um aparte ainda, Arruda? Você é o Arruda do bem, do Ceará, da esperança, da vitória. A comparação foi com o Arruda daqui, não tem nada a ver com V. Exª. V. Exª é o melhor nome do PCdoB.

           O Sr. Inácio Arruda (Bloco/PCdoB - CE) - Eu quero agradecer a oportunidade, mas destacar que a pesquisa feita pelo MEC, Senador Mão Santa, registrou o avanço da educação no Brasil, mesmo que, em determinadas regiões ou Estados, a meta tenha ficado aquém da de outros Estados. É importante que se diga que as metas nacionais foram cumpridas. Aproveito a oportunidade para destacar que a melhor escola pública do Nordeste situa-se no Município de Sobral, no Estado do Ceará.

           O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Sobral sempre teve boas escolas, desde Dom José.

           O Sr. Inácio Arruda (Bloco/PCdoB - CE) - Desde Dom José Tupinambá da Frota, e vem, de lá para cá, até hoje...

           O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Eles até dizem que Sobral fala inglês. Estados Unidos do Sobral.

           O Sr. Inácio Arruda (Bloco/PCdoB - CE) - E fala! Não é brincadeira não, fala mesmo. Então, lá em Sobral, nós temos a melhor escola pública do País. E o destaque é que esta foi uma questão fundamental da gestão municipal, quando era Prefeito o atual Governador do Estado, Cid Gomes.

           E, na gestão do Cid, esteve ali, frente à Secretaria de Educação, um conjunto de pessoas que hoje está na Secretaria de Educação do Estado. A Secretária de Educação do Estado foi Secretária em Sobral, Izolda Cela, e o Maurício, que é o secretário-executivo da Izolda, também esteve na Secretaria de Educação de Sobral. Maurício, que inclusive é funcionário do Congresso Nacional - é funcionário da Câmara dos Deputados -, é um excelente quadro na área de Pedagogia, de Educação, no Estado do Ceará, e está cumprindo um papel destacadíssimo. O resultado é que mantivemos Sobral como a melhor gestão na área de Educação e formação no Nordeste, e o Ceará também elevou-se. Quero aproveitar esta oportunidade, que V. Exª permite, para mandar nossos aplausos, nosso voto de louvor. E tenho certeza de que ela recebe esse nosso voto de louvor, do Congresso Nacional, do Senado da República, com o sentido de quem precisa se empenhar ainda mais, porque ficamos bem situados, mas ainda estamos muito aquém da necessidade. De fato, o Brasil, na sua média geral, ainda está longe de oferecer uma educação de grande qualidade para o conjunto da população, especialmente para as pessoas mais pobres. Isso é tão verdade que os filhos da classe média não querem estudar em escola pública. Os nossos filhos, os dos funcionários do Senado, os da maioria dos Senadores não vão à escola pública exatamente porque sabem que ela ainda está aquém da necessidade do nosso País. Acho que o esforço nosso, do conjunto dos Senadores e dos secretários, é no sentido de garantir que, quem sabe, num horizonte próximo, possamos colocar os filhos de todos, efetivamente, na escola pública, porque ela será a de maior qualidade, seja ela lá no interior do Estado do Ceará, seja na capital, seja no Piauí, no interior do Piauí ou no Estado de São Paulo, onde está a melhor escola pública brasileira. Assisti, com muita atenção, à explicação da diretora de uma escola lá numa cidadezinha do interior de São Paulo, dizendo que ela não abria mão de ser conservadora, no sentido de ainda manter, na sua escolhinha, o ditado e a leitura diária. Quer dizer, esses foram um dos princípios básicos que transformaram aquela escola pública, do interior de São Paulo, na melhor do Brasil. Quero dizer a V. Exª que lá em Sobral também se faz ditado e também se lê todo o dia para se ter a melhor escola pública do Nordeste brasileiro.

           O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Mas V. Exª não nasceu em Sobral, não, nasceu?

           O Sr. Inácio Arruda (Bloco/PCdoB - CE) - Nasci em Fortaleza, embora em Sobral tenha um grande núcleo da família...

           O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - É porque Sobral tem - quero dar testemunho como médico - uma das melhores santas casas do Brasil, que é a Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

           O Sr. Inácio Arruda (Bloco/PCdoB - CE) - É verdade! E por muito tempo foi dirigida pelo Padre José Linhares, que elevou a Santa Casa.

           O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Que é Deputado.

           Hoje tem até um núcleo de uma Faculdade de Medicina.

           O Sr. Inácio Arruda (Bloco/PCdoB - CE) - E um curso de medicina de altíssima qualidade, que está situado, exatamente, na cidade de Sobral.

           O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Graças à Santa Casa.

           O Sr. Inácio Arruda (Bloco/PCdoB - CE) - Percebo um avanço na qualidade do ensino, embora ainda haja esses bolsões de dificuldades, que V. Exª levanta, com um sentido, porque sei e tenho certeza de que o sentido de V. Exª é este: fazer com que a gente alcance um índice bom.

           O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - E, no seu Ceará, dou testemunho: fui interno num colégio marista, cearense, e, coisa de jovem, quis sair, bancar o machinho, fiquei internado e tentei me matricular no Liceu. Não tinha vaga.

           O Sr. Inácio Arruda (Bloco/PCdoB - CE) - É que no Liceu tinha um exame para entrar.

           O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Sim, não tinha vaga. Eu tive que continuar interno.

           O Sr. Inácio Arruda (Bloco/PCdoB - CE) - Tinha um vestibular para entrar no Liceu.

           O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Eu queria chegar do internato e pronto: não vou mais, já estou matriculado. Mas fui para lá ...

           O Sr. Inácio Arruda (Bloco/PCdoB - CE) - Que era uma grande escola também, uma escola marista.

           O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - O Liceu era lotado. Eu não consegui, tal a procura e a crença do cearense...

           O Sr. Inácio Arruda (Bloco/PCdoB - CE) - E os melhores professores davam aula exatamente no Liceu. Mas o Colégio Cearense era um dos melhores também do Nordeste brasileiro, a grande escola dos maristas, ali, na Avenida Duque de Caxias, que formou um grande número de cearenses, juntamente com o Liceu do Ceará.

           O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Senador Heráclito, meus cumprimentos.

           Arruda, mais uma vez, aprendi muito, eu que vivo no Ceará também, minha segunda terra.

           Senador do Piauí, o maior Líder municipalista, Heráclito Fortes, V. Exª tem um aparte.

           O Sr. Heráclito Fortes (DEM - PI) - Senador Mão Santa, agradeço a V. Exª a oportunidade de aparteá-lo, e este aparte vem exatamente após um aparte insuspeito do Senador Inácio Arruda, que mostra que, realmente, tivemos crescimento na educação na maioria dos Estados brasileiros. E o Piauí é uma exceção, mas uma exceção ao contrário, um absurdo! Veja bem, se você pegar a campanha publicitária promovida pelo Governo do Estado do Piauí, ele coloca exatamente a educação como um grande avanço, quando, na realidade, a Secretaria de Educação do Estado foi usada durante oito anos como cabide político. É sabido, Senador Inácio Arruda, que, há quatro anos, treinaram lá um grupo, aqueles treinamentos de professores, professores leigos para a zona rural. E uma senhora foi abordada, na campanha de 2006, pelo Ministro da Educação, que perguntou a ela se ela estava fazendo o cursinho. Ela disse: “Não, mas estou fazendo tudo como mandaram”. E aí ele perguntou: “Mas o que é que a senhora está fazendo?” “Eu, todo dia, pego o picolé do candidato [que era o ex-secretário, que depois retornou], boto na porta de casa e recolho às seis horas da tarde.” Picolé é aquela propaganda eleitoral, compridinha, que você põe para divulgar o seu candidato. Essa história é conhecida. E aí vem o contraste: Teresina cresceu, Teresina foi apontada como a melhor cidade do Nordeste; Teresina é a quarta colocada em todo o Brasil, em termos de capitais, perdendo para Curitiba, Palmas e Belo Horizonte. E aí, Senador Mão Santa, temos lá, em Teresina, 302 escolas funcionando, 95 mil alunos e mais de 3 mil professores. Vê-se, com isso aí, um contraste, é a questão de administrar, é a competência administrativa. Agora, concordo com V. Exª. O que está havendo e o que houve no Estado do Piauí, essa regressão na educação, nos últimos anos, é caso de polícia, porque passou-se alardeando melhoria, passou-se alardeando avanços e, na realidade, quem quebra máscara, quem rasga o véu é o próprio Governo, através desse levantamento feito pelo Ministério da Educação. Está aqui. A verdade finalmente aparece diante de tantas mentiras que estamos vendo ao longo do tempo. Se se fizer algo parecido no setor de saúde, vamos ver também o Piauí regredindo nesses últimos quatro anos. Aliás, se formos examinar, nunca na história do Piauí tivemos tantos secretários, tantos diretores de empresas de economia mista, candidatos a cargos eletivos como este ano, e o resultado é este aqui. Muito obrigado.

           O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Agradeço o Heráclito Fortes, que simboliza uma liderança extraordinária e que também foi um prefeito extraordinário de Teresina.

           Heráclito, depois da tempestade vem a bonança. Hoje, o nosso candidato a governador, que é o prefeito de Teresina, iniciou sua caminhada. Não estávamos lá porque tínhamos nossas obrigações como Senador da República, mas o meu Partido, o PSC, e o seu, o DEM, foram representados pela minha esposa, Adalgisa, e foi um êxito total.

           Depois do desespero vem a esperança, e está chegando o novo governo do nosso candidato, ex-Prefeito de Teresina, Sílvio Mendes.

           Rosalba Ciarlini, encantadora líder, médica...

           A Srª Rosalba Ciarlini (DEM - RN) - Senador Mão Santa...

           O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Outro dia, disseram que foi uma cidade do Ceará e entrei no debate, que libertou Redenção. Aí eu digo: “Rosalba me disse que foi Mossoró”.

           A Srª Rosalba Ciarlini (DEM - RN) - Mossoró cinco anos antes da Lei Áurea, 30 de setembro.

           O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Pois eu defendi essa tese: “Não, a Rosalba disse”.

           A Srª Rosalba Ciarlini (DEM - RN) - Mas Redenção também fez o movimento no mesmo período.

           O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Arruda, qual é a do Ceará? Olha, eles querem ganhar!

           A Srª Rosalba Ciarlini (DEM - RN) - Houve esse movimento no mesmo período, só que nos antecipamos em alguns dias. Foi uma questão pequena, mas aconteceu. Mas deixe-me colocar, Mão Santa. Se falar em redenção e liberdade, não existe maior redenção para um povo e liberdade do que a educação. Como o Brasil, os nossos Estados podem dar um grito de liberdade se a gente não tiver uma educação de qualidade? O senhor está indignado porque o seu Piauí está, na avaliação,...

           O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Tirou 3. No último lugar. Nota 3, eu ouvi dizer.

           A Srª Rosalba Ciarlini (DEM - RN) - ... em último lugar. Pois você foi o lanterninha, mas o meu Estado foi semi-lanterninha, vice-lanterninha. É um absurdo! Um Estado que foi governado, por oito anos, pelo PSB, partido da base do Governo e amigo do Governo, por uma professora, auxiliada por um Vice-Governador que foi, por oito vezes, Deputado, seis vezes Federal e duas Estadual. Então, minha gente, isso é um absurdo! Onde ainda conseguimos uma melhora - e, aqui, quero parabenizar cidades como Jardim do Seridó, Ipueira, Equador, São José do Seridó, cidades como Mossoró, que teve nove escolas entre as melhores avaliadas, como Parnamirim - foi no ensino fundamental, nas séries iniciais, em que há o esforço da própria Prefeitura, da administração municipal. No ensino médio, que é de responsabilidade direta do Governo Estadual, foi uma verdadeira...

           O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Qual foi a nota? A do Piauí foi 3.

           A Srª Rosalba Ciarlini (DEM - RN) - Foi 3,1. Três vírgula um!

           O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - É.

           A Srª Rosalba Ciarlini (DEM - RN) - Olhe, para V. Exª ter uma ideia, Senador Mão Santa, escolas estaduais estão fechando - fechando! - por falta de alunos. A evasão é imensa. Reduziu em 20% o número de alunos nas escolas do segundo grau. Há escola que ainda não teve uma aula de Matemática ou de Física, por falta de professor. Os alunos que encontro nas ruas, nas reuniões, estão indignados, revoltados, porque sabem da importância do segundo grau. Eles gostariam de ter uma educação inclusiva, um segundo grau em que eles tivessem uma preparação integral, com capacitação, sem falta de professores, com um curso, realmente, que fizesse com que eles pudessem enfrentar os desafios do futuro e ser grandes homens e grandes mulheres, contribuindo para o Brasil. Mas, dessa forma, o que vai ser dessa juventude? Eles não querem ficar reféns de uma bolsa-família, não. Eles querem ter a oportunidade de se emancipar, e quem emancipa, quem liberta é a educação. Mas, no nosso Estado, é isso que está acontecendo, infelizmente. Os professores estão desmotivados, os professores estão desesperançados. Eles gostariam de ter condições, gostariam de sentir que a educação, realmente, é prioridade, mas estamos vendo que não é. Para o Governo do Estado não foi e não é. Assistimos a esse resultado, que se vem repetindo. Não é de agora que o Rio Grande do Norte é lanterninha, não. No ano passado, também foi a mesma situação. Agora, continua. Não houve nenhum esforço, nenhuma melhora. Vamos comparar com dados bem de trás, mas temos de considerar que, se houve melhora, ela aconteceu no ensino fundamental, nas séries iniciais, pelo esforço que as prefeituras vêm fazendo, não no ensino médio. Está aqui o resultado. É uma tristeza, eu fico indignada. Sei que a sua indignação é semelhante a nossa, porque o nosso Rio Grande do Norte precisa acontecer, e só acontece com a prioridade, com a valorização da educação.

           O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Agradeço, Rosalba Ciarlini, entendendo que V. Exª foi muito feliz, como o Heráclito, falando em prefeito, que se limitou a Teresina. Mas os articulistas que li aqui...

           A Srª Rosalba Ciarlini (DEM - RN) - Eu queria, só para complementar, dizer...

           O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Os articulistas que li, aqui, o Zózimo e o Arimatéia, realçaram o papel do ensino fundamental, que é do prefeito, e que nós vimos. Mas a desgraceira é tão grande que eu e o Heráclito lembramos que Alberto Silva, na primeira vez em que foi Governador, na revolução, mostrou um educador, o professor Wall Ferraz, que foi um Secretário de Educação tão brilhante, que ajudou o Heráclito a ser Prefeito de Teresina, me ajudou a ser Governador e construiu o PSDB da capital, está ouvindo Arthur Virgílio? Um Secretário de Educação extraordinário.

           Agora, estamos desesperados com esses índices.

           Com a palavra o Garibaldi Alves, do Rio Grande do Norte.

           A Srª Rosalba Ciarlini (DEM - RN) - Um minutinho aqui, Senador, com a permissão do Senador Garibaldi, só para concluir. Senador Inácio Arruda, o seu Ceará está de parabéns. Sobral também. O nosso aluno da 8ª série, no Rio Grande do Norte, está no mesmo nível do aluno da 4ª série de Sobral. Isso é um absurdo! É lamentável! Mas quero parabenizá-lo e se tem coisa de que tenho inveja é quando vejo, realmente, a educação crescendo.

           Mas o que ainda me dá um pouquinho de conforto é ver que o esforço que fiz como Prefeita no ensino fundamental surtiu efeito, pois, entre as melhores escolas avaliadas, temos nove.

           O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Agradeço a participação a V. Exª, que representa, com muita grandeza, sua terra, porque foi três vezes extraordinária Prefeita de Mossoró. Garibaldi Alves também foi extraordinário Prefeito da Capital e extraordinário Governador do Estado do Rio Grande do Norte.

           O Sr. Garibaldi Alves Filho (PMDB - RN) - Obrigado, Senador Mão Santa. Estou preocupado, porque o Brasil já perdeu a Copa, e V. Exª e a Senadora Rosalba só falam em lanterninha: é lanterninha para lá, lanterninha para cá. Na verdade, reconheço o problema, sou sensível ao problema do ensino médio. Acho que ainda não se encontrou uma solução curricular, uma solução adequada para o problema do ensino médio. Faça-se justiça com relação à outra vertente, que é o ensino profissionalizante, mas, com relação ao ensino médio propriamente dito, o Rio Grande do Norte, lamentavelmente, está numa situação das mais deploráveis. Precisamos reagir. Enquanto há tempo, precisamos consertar isso, mas o que mais lamento é que estejamos juntos, em companhia do Piauí. Pode ser que a solução, agora, seja encontrada, já que o Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) disse que vai mudar tudo. Quem sabe, na educação, também poderemos mudar tudo para melhor! Agradeço a V. Exª.

           O SR. MÃO SANTA (PSC - PI) - Agradeço-lhe a participação, Garibaldi Alves.

           A maior estupidez é perdermos a esperança. O Apóstolo Paulo disse que isso é até um pecado. Fica a esperança que está no Piauí. Com a esperança, há uma certeza: vivemos na esperança de alternância do poder. Vamos trocar esse poder do Brasil e do Piauí, que se baseou no tripé da mentira, da corrupção e da incompetência. Hoje, iniciamos a marcha, no Brasil e no Piauí, pela alternância do poder. Isso é o que aperfeiçoa a democracia.

           No Brasil, o Presidente do PSDB, José Serra, é nosso candidato, e, no Piauí, há o ex-Prefeito de Teresina - hoje, as pesquisas apontam que ele dará em todos os outros candidatos. Então, é essa a esperança que se transforma em certeza de melhores dias para o Piauí e para o Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/07/2010 - Página 34207