Discurso durante a 126ª Sessão Especial, no Senado Federal

Homenagem à Igreja Memorial Batista pelo transcurso do seu Jubileu de Ouro.

Autor
Adelmir Santana (DEM - Democratas/DF)
Nome completo: Adelmir Santana
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à Igreja Memorial Batista pelo transcurso do seu Jubileu de Ouro.
Publicação
Publicação no DSF de 13/07/2010 - Página 35441
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, CINQUENTENARIO, FUNDAÇÃO, IGREJA EVANGELICA, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), REGISTRO, HISTORIA, INSTITUIÇÃO RELIGIOSA, SIMULTANEIDADE, TRANSFERENCIA, NOVA CAPITAL, ELOGIO, TRABALHO, NATUREZA SOCIAL, ASSISTENCIA SOCIAL, SAUDE, EDUCAÇÃO.
  • LEITURA, TRECHO, MENSAGEM (MSG), AUTORIA, PASTOR, PRESIDENTE, IGREJA EVANGELICA, DISTRITO FEDERAL (DF), IMPORTANCIA, INSTITUIÇÃO RELIGIOSA.

            O SR. ADELMIR SANTANA (DEM - DF. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr Presidente, autor desta homenagem, Srªs e Srs. Parlamentares, membros da Mesa, fui convidado, na última semana, a falar a todos vocês durante esta merecida homenagem à Igreja Memorial Batista de Brasília, pelos seus cinquenta anos de atividades na capital da República.

            Sei que passaram por aqui lideranças partidárias e homens que tiveram a oportunidade de assistir de perto ao trabalho desempenhado pelo missionário James Everett Musgrave Jr. e por Waldemar Magalhães, que sonharam em implantar o Evangelho aqui, quando a capital do país ainda era um sonho de Juscelino Kubistcheck. A história desta Igreja se confunde com a própria história de Brasília, a história dos cinquenta anos que também em 2010 comemoramos.

            Ainda na Cidade Livre - que era o acampamento das obras da nova Capital -, num barraco, com uma Escola Bíblica, a Igreja Memorial Batista de Brasília começava seus trabalhos. Atualmente, a Igreja integra o rol das Igrejas da Convenção Batista do Distrito Federal e da Convenção Batista Brasileira. Seu templo, inaugurado no dia 15 de dezembro de 1962, pode ser considerado um dos monumentos de Brasília. Um templo que começou com 200 membros e hoje já possui mais de 2000.

            Cinquenta anos depois, seu atual presidente, Pastor Josué Mello Salgado, conseguiu definir bem, em seu texto sobre o jubileu de ouro da igreja que encontramos em seu site na Internet, o que difere esta de outras congregações. Transcrevo: ``Está claro que quem edifica a Igreja é o próprio Deus, mas Ele se vale de instrumentos humanos. O futuro da Memorial e a Memorial do futuro são edificados pelo próprio Deus, com o uso do corpo inteiro bem ajustado e com a justa operação de cada parte, de cada membro individualmente, através de uma liderança separada por Ele, Seu profeta, anjo da igreja, ou melhor, seu sub-pastor´´.

            Isso é o que tem acontecido na Memorial Batista de Brasília, que tem forte atuação evangelizadora segundo os evangelhos e a verdadeira mensagem do Cristo, Filho de Deus.

            Seus membros e pastores tem lutado pela propagação do Evangelho, pelo bem-estar de todos, pela Igreja como um todo, mas também pela população. Um bom exemplo é a forte participação na formação dos pastores evangélicos para a região pela Faculdade Teológica Batista de Brasília, de onde seu atual pastor foi reitor.

            Essa, que foi uma das primeiras igrejas a se estabelecer na capital da República, também tem forte atuação no trabalho social em diversas áreas, como beneficência social, assistência social, ação social, saúde etc. Sua missão de ser uma igreja relevante e íntegra, acolhedora e propiciadora da descoberta, da capacitação e do exercício dos ministérios de cada pessoa, em pequenos grupos ou na grande congregação, tem sido cumprida com maestria.

            A Memorial Batista também tem um intenso trabalho educacional, tendo o Colégio Batista de Brasília com Educação Infantil, Fundamental e Médio.

            Falo aqui como um político oriundo do sistema empresarial, o Sistema S - Sesc, Senac, Sebrae - do qual sou presidente licenciado e exatamente por isso entendo o quanto a educação, em seu sentido mais amplo, dinâmico e cultural, é fundamental para a reinvenção, para a revolução do Brasil. Essa é uma das missões do Sistema S, com seus cursos, escolas e faculdades, mas que pode ser percebido também no trabalho da Memorial Batista.

            Nas minhas andanças pelo Distrito Federal, tenho conhecido os mais diversos credos, crenças e demonstrações de fé. E tenho dito, sempre, que reconheço o trabalho de pastores e evangelizadores pelas almas de seus fiéis porque acredito que o político tem um trabalho semelhante. A política é a alma de um país e nós, como os pastores, até em uma definição vetero-testamentária, temos a tarefa de lutar pela alma de nosso país. Essa tarefa é facilitada por igrejas como a Memorial Batista e por isso fiz questão de me manifestar aqui hoje.

            Eu me associo, portanto, a esta sessão de homenagem por acreditar, como vocês, que o trabalho da Igreja Memorial Batista de Brasília que completa seu jubileu de ouro está apenas começando. Parabéns!!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/07/2010 - Página 35441